Adotar gato novo é uma caixinha de surpresas e a experiência pode ser parecida ou completamente diferente do felino que você já tem. O recém-chegado precisa de muito tempo e espaço para evitar qualquer estresse, enquanto o bichano residente não pode ter sua rotina abalada. Embora pareça complicado, a chegada de um pet novo pode ser bem simples quando o tutor entende o processo e tem muita paciência. O passo a passo a seguir detalha cada etapa da adaptação de gatos.
1) Prepare a casa para o gato novo
O primeiro passo de como adaptar gatos em novo ambiente, é deixar tudo preparado. Separe um cômodo só para ele, preferencialmente um espaço onde o outro gato não costuma ir. Comedouros e bebedouros, caixa de areia, caminha, ração e até brinquedos devem ser novos e em hipótese alguma as coisas do gato residente devem ser divididas com o novo felino - o ideal é que cada gato sempre tenha seus próprios objetos.
Coloque tudo nesse ambiente, lembrando que a comida jamais deve estar próxima da caixa de areia. O gato que já está na casa pode andar pelo cômodo reservado, mas evite que ele interaja com os brinquedos e demais objetos. Em seguida, tire-o dali e tranque a porta.
2) Adaptação de gatos em casas novas deve ser calma
Uma dica de como adaptar gatos é garantir que a chegada do novo felino seja silenciosa e não levante suspeitas. O bichano residente não pode desconfiar da presença de um novo pet. Então, assim que chegar, deixe-o imediatamente no espaço reservado: eles não podem se ver.
Agora, como fazer um gato se adaptar a um novo lar pede um cuidado especial. Entenda que tudo é novo para ele e cada um reage de uma forma diferente. Eles podem se acostumar rapidamente, como podem se esconder por horas. Portanto, faça o possível para ele se sentir confortável. Respeite o espaço dele e deixe ele conhecer o lugar antes de interagir. Enquanto isso, o gato residente deve viver normalmente.
3) Como acostumar um gato novo aos seus cuidados
Agora, é aprender como fazer o gato se acostumar com novo dono. Para ele gostar de você, deixe que ele tome a partida. Jamais force nada com o gato, ele ainda não te conhece e pode se estressar ou até mesmo ser agressivo.
Para ganhar sua atenção, use brinquedos ou petiscos. O carinho deve ser quando ele permitir e sua voz deve ser mansa até ele se habituar. A socialização entre vocês deve ser pacífica, pois dessa forma, o bichano te associa a alguém bom e que ele pode confiar.
4) Como acostumar dois gatos: deixe que eles se cheirem
Há muitas dúvidas sobre como acostumar um gato com outro, mas isso não tem mistério. Entenda que o primeiro contato entre ambos deve ser através do cheiro e isso já começa com a chegada do novo felino. Eles têm um olfato aguçado e até sabem que tem um semelhante ali. Mas isso não quer dizer que já devem interagir.
Esse é o passo mais tranquilo e você só precisa colocar objetos um do outro em cada ambiente e, após alguns dias, trocá-los de ambiente por algum tempo (sem que eles se vejam). Faça isso com o gato novo dentro da caixinha de transporte e o residente no colo.
5) Como introduzir um novo gato: permitindo o contato visual
Como adaptar dois gatos na hora do contato visual parece assustador, só faça quando sentir segurança e não se assuste com as reações. Aqui tudo é possível e para evitar confrontos, mantenha uma distância entre ambos. Eles podem se arrepiar, rosnar, miar ou se esconder. Então fique alerta e converse com eles durante o processo - para mostrar que está tudo bem. O contato visual deve ser gradual, variando de acordo com a resposta de cada gato.
6) Supervisione os primeiros contatos físicos dos gatos
Não existe regra para quando e como introduzir um novo gato ao felino residente no mesmo ambiente. Quando o comportamento se torna saudável ao contato visual e a curiosidade ganha vez, já é possível colocá-los no mesmo lugar. A melhor maneira de começar esse contato é brincando com eles. Use um brinquedo para cada e esteja entre ambos para mediar a aproximação.
O segredo é criar uma interação prazerosa, para que criem uma boa imagem um do outro. Se preferir, pode usar petiscos. Mas tenha noção de que tudo deve ser supervisionado nos primeiros dias.
7) Adaptação de gatos requer paciência
Não adianta saber como acostumar um gato novo se você não tem calma para colocar tudo em prática. Felino é naturalmente territorialista: o gato que já mora em casa não quer perder seu lugar e o bichano novo quer tudo para ele. O gato residente não quer mudar sua rotina e o novato não conhece a dinâmica da casa. Ou seja, ambos precisam de espaço para conviver em harmonia.
Portanto, é imprescindível conhecer o temperamento deles para controlar cada passo até que eles estejam em sinergia. Isso quer dizer que eles podem se acomodar, não que podem ser melhores amigos (por mais que você queira). Então, respeite o tempo de cada um. O mesmo vale na hora deacostumar um gato com a chegada de um filhote de cachorro.
Redação: Erika Martins
Edição: Mariana Fernandes