Gato

É normal o dente de gato cair na velhice? Veterinária odontologista responde

Publicado - 04 Setembro 2024 - 17h46

Atualizado - 04 Setembro 2024 - 17h48

Foto da Mariana Lage Marques - Médica Veterinária Odontologia

Mariana Lage Marques / Médica Veterinária Odontologia

CRMV CRMV: 15.719 SP

Formada em Medicina Veterinária pela UNIP em 2002 e pós-graduada em Cirurgia pela FMVZ-USP. Especializada em Odontologia Veterinária pela FMVZ-USP. Sócia Proprietária da Pet Place (Centro Veterinário)

Foto da Juliana Melo - Repórter

Juliana Melo / Repórter

Jornalista formada pela Facha (Faculdades Integradas Hélio Alonso). Sempre amei o universo pet e meu sonho sempre foi ter um cachorro ou gato, mas essa ainda é uma realidade um pouco distante pra mim. Me sinto um pouco Felícia perto dos bichinhos, e acho fantástico poder entender um pouco melhor o comportamento deles e ajudar tantos tutores por aí!

A oportunidade de entrar na equipe do Patas da Casa foi incrível, porque apesar de não ter um pet, sempre tive muita vontade de conhecer e compreender melhor esse universo. Hoje me sinto praticamente uma ‘expert’ em comportamento de cães e gatos e uma das maiores incentivadoras da adoção animal.

• Filme com animal preferido: “Sempre ao Seu Lado”
• Uma raça de cachorro: Dachshund
• Uma raça de gato: Maine Coon
• A curiosidade favorita sobre cachorros: A maneira como um cão se comporta depende principalmente da criação que ele recebe
• A curiosidade favorita sobre gatos: Os gatos enxergam os humanos como seus semelhantes (basicamente como se fôssemos gatos gigantes)
• Sobre o que mais gosta de escrever no universo pet: Comportamento animal
• Um aprendizado: Adotar um cachorro ou gato é uma das decisões mais bonitas que alguém pode tomar, mas que precisa ser feita com muita responsabilidade
• Nome de pet favorito: Bilbo

O gato idoso passa por algumas mudanças significativas, tanto no comportamento quanto na parte física. Os sentidos — como audição, olfato e paladar — se tornam menos aguçados, e os pelos ficam com uma cor mais esbranquiçada. Mas você já parou para se perguntar se o dente de gato pode cair na velhice?

Para responder essa pergunta, nós entrevistamos a médica veterinária Mariana Lage Marques, que é especialista no assunto. Descubra abaixo o que ela nos contou e saiba quais devem ser os principais cuidados com o dente de gato!

É normal o dente de gato cair na velhice?

Alguns tutores até pensam que o dente de gato cai na terceira idade como se fosse parte de um processo ‘natural’ da vida, mas não é bem assim. O único momento em que isso acontece de forma espontânea é quando o gato troca de dente, geralmente entre três e sete meses de idade.

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Conforme Mariana alerta, não é normal o dente de gato cair. “Em geral as quedas acontecem por conta da doença periodontal, que acomete mais de 85% dos animais, principalmente acima dos dois anos de idade, ou por causa de uma outra doença,  que é a lesão de reabsorção. Trata-se de uma doença onde a raiz do dente ou parte do dente vai sendo reabsorvido e essa coroa do dente cai”, explica.

Existe ração para gatos idosos que têm problemas dentários?

A ração de gato costuma ser categorizada de acordo com a faixa etária dos pets. Ou seja, existe uma ração específica para filhotes, outra para adultos e outra para idosos. No entanto, conforme a médica veterinária destaca, não existe necessariamente uma ração para gatos idosos com problemas dentários.

Isso significa que não há uma ração que atenda especificamente a essa condição de saúde, principalmente se o dente de gato cai. Mas se a ideia é oferecer um alimento mais ‘molinho’, o sachê para gatos pode ser um grande aliado e que ainda estimula a hidratação felina, afastando doenças renais.

É o que aconselha a médica veterinária: “Em geral, a ausência dentária não faz com que o animal selecione o tipo de dieta. É muito importante que a gente ofereça alimento seco e alimento umedecido para estimular a ingestão hídrica, e o veterinário deve ser consultado para saber qual a dieta mais adequada para o animal.”

tutor escovando dente de gato
Escovar dente de gato pode diminuir as chances de perda dentária na velhice

Check-ups anuais são essenciais para evitar que o dente de gato caia

Depois que os gatos trocam de dente e ganham a dentição permanente, é fundamental ter muito cuidado com a saúde bucal do seu amigo de quatro patas. Afinal, você não quer que os dentinhos dele caiam do nada, né?

Além de escovar dente de gato com uma certa frequência durante a semana, um hábito que não deve ser deixado de lado, segundo a dra. Mariana, é o check-up anual com um médico veterinário especializado em odontologia. “Com a consulta anual a gente previne os problemas dentários, tanto a lesão de reabsorção quanto a doença periodontal. Esse é o mais recomendado”, orienta.

Dicas para escovar dente de gato e manter a saúde bucal do seu pet em dia

Não importa se você tem um gato idoso, filhote ou adulto: você deve saber escovar os dentes dele. Mas como fazer isso do jeito certo? Além de usar associações positivas, como petiscos e elogios, seguir algumas dicas pode ajudar nesse processo.

“O ideal é que a gente faça a remoção da placa bacteriana utilizando, inicialmente, uma massagem com a gaze. Depois, mais pra frente, a gente faz a substituição dessa gaze por uma escova de dente para gatos de cerda macia (pode ser uma escova pediátrica) para que a gente consiga fazer essa higienização”, sugere a especialista.

O mais importante é acostumar o gato filhote desde cedo com esse processo para que ele não sofra com a perda dentária quando envelhecer. Tenha muita paciência, persistência e não deixe de conversar com um médico veterinário de confiança para tirar possíveis dúvidas. 

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cuidados

Gato idoso: 8 sinais de que o pet está entrando na terceira idade, além de dicas dos melhores cuidados

Você já se perguntou com quantos anos o gato fica idoso? A partir dos 7 anos, o animal se torna maduro e começa a apresentar os prim...

Cuidados

Quanto tempo vive um gato? Veterinária explica como a alimentação pode aumentar a expectativa de vida do seu pet!

Você sabia que a alimentação pode ter uma influência enorme em quanto tempo vive um gato? É por meio da ração e de tudo que o animal...

Cachorro

Diarreia e vômitos descontrolados: qual a doença mais grave que pode atingir o sistema gastrointestinal dos cães?

Diarreia intensa, vômitos constantes, perda de apetite e fraqueza extrema. Esses sintomas são comuns em problemas digestivos em cach...

Cuidados

O truque definitivo para se livrar completamente dos insetos que seu gato pode caçar dentro de casa

Quem tem um gato em casa sabe que caçar insetos e outros pequenos animais é algo comum na vida de um felino. O instinto de caçador é...

Cachorro

10 raças de cachorro para quem trabalha fora: eles vão sofrer menos quando o tutor precisar sair de casa

Algumas raças de cachorro são mais independentes do que outras por natureza. Enquanto alguns cães podem sofrer com a ausência dos tu...

Cachorro

As 7 fases de aprendizado de um cachorro filhote e como você deve se preparar para cada uma delas

O cachorro filhote passa por diferentes etapas de desenvolvimento no primeiro ano de vida. Muitas dessas etapas, inclusive, estão li...

Cachorro

"Ainda Estou Aqui": conheça os cachorrinhos que fazem o Pimpão, mascote do filme brasileiro candidato ao Oscar

Logo na cena de abertura do filme “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, os telespectadores são transportados para uma tarde ...

Ver todas