O cachorro lambendo o tutor é um comportamento super comum da espécie e pode representar uma série de emoções que talvez você nem imagine. Apesar de parecer um gesto simples, as lambidas na vida de um cão carregam significados profundos que podem mudar de acordo com a área lambida pelo animal.
O cachorro lambendo a mão do tutor, por exemplo, tem um significado diferente do cão lambendo o rosto ou a perna do dono. Por isso, entender o que está por trás desse comportamento canino é muito importante e pode mudar a maneira como você enxerga o seu cachorro. Venha entender o motivo pelos quais os cães lambem a mão do dono!
O cachorro lambendo a mão do dono indica submissão
Se você já teve a experiência de conviver com cães, já deve ter reparado que o cachorro lambendo o dono é um hábito muito comum da espécie. Mas você já se perguntou o que se passa na cabeça do cachorro quando ele te dá lambeijos nas mãos? A grande maioria dos tutores acredita que essa atitude é uma forma do cão demonstrar carinho, mas essa não é a única explicação. Surpreendentemente, dependendo da região lambida, o significado por trás da lambida muda.
A explicação por trás do porque o cachorro lambe a mão do dono é antiga e remete aos ancestrais selvagens dos cães. Antes da domesticação, quando viviam em uma matilha de cães, os cães usavam lambidas como uma forma de comunicação social para demonstrar respeito e submissão aos membros dominantes do grupo.
Hoje, esse comportamento canino continua presente, mas de forma adaptada. Com a domesticação e a convivência com os humanos, os cães passaram a enxergar os tutores como figuras de liderança, como se eles fossem os ‘líderes’ do grupo. Ou seja, a explicação do porque cachorro lambe o dono tem relação com a própria hierarquia canina. É como se eles reconhecessem o tutor como alguém importante no ciclo social deles.
Outros motivos que explicam o cachorro lambendo a mão do dono
Embora o hábito do cachorro lambendo a mão do tutor tenha a ver com a submissão e respeito do animal em relação ao tutor, essa não é a única explicação para esse comportamento canino. Existem outros motivos que explicam porque o cachorro lambe o dono. Confira quais são eles:
- Afeto: o cachorro lambendo a mão do dono pode estar querendo demonstrar carinho e afeto. Essa é uma maneira deles reforçarem o vínculo com o tutor e expressarem o quanto eles são especiais na vida dele.
- Exploração: cães são animais curiosos e usam as lambidas para explorar o mundo. Se ele sentir que o tutor está com um cheirinho diferente do normal, eles podem lambê-lo para entender melhor por onde ele esteve e com quem.
- Sabor: o cachorro lambendo o dono também pode acontecer porque eles simplesmente gostam do sabor da pele do tutor.
- Pedir atenção: o cachorro lambendo o dono também é uma forma dele pedir por atenção.
- Ansiedade: às vezes o cachorro lambe o dono quando está lidando com a ansiedade canina.
O cachorro lambendo o dono libera o hormônio do amor
Agora que você já entendeu porque o cachorro lambe o dono, é hora de compreender como esse hábito ajuda a fortalecer os laços dos peludos com os humanos. A resposta a essa pergunta é mais simples do que parece! Quando o cão lambe as mãos do tutor, ele libera um hormônio que é fundamental para promover um vínculo de confiança e amor com o dono: a ocitocina.
Também conhecido como “hormônio do amor”, a ocitocina é um dos principais responsáveis pela forte ligação entre o cachorro e tutor. Ela tem um papel fundamental no fortalecimento desses laços, pois ao ser liberada, a ocitocina cria uma sensação de conexão profunda entre os dois. É por isso que os tutores ficam tão relaxados quando sentem o cachorro lambendo ele, sejam as mãos ou qualquer outra parte do corpo.