Passear com gato não é uma cena comum de se ver nas ruas, mas é uma prática que pode trazer vários benefícios para o bem-estar dos bichanos. Essa não é uma atividade recomendada para qualquer bichano. Devido ao apego à rotina e pela natureza sensível da espécie, alguns gatos podem não curtir usar uma coleira e ter seus movimentos limitados pelo humano, especialmente se não forem acostumados a passear desde filhotes. Além disso, o ambiente estranho e a exposição a diferentes estímulos aos quais ele não está acostumado podem gerar muito estresse no animal.
Mas, por outro lado, existem alguns gatos que tendem a se adaptar e gostar dos passeios ao ar livre, especialmente aqueles que possuem uma personalidade aventureira e exploradora. Conheça a seguir 5 raças que gostam de passear!
1) O gato Bengal apresenta comportamentos semelhantes aos de um cão

O Bengal é uma das raças de gato que se destacam por alguns comportamentos considerados incomuns para os felinos. Além de sua marcante semelhança com as onças, devido às manchas na pelagem, o Bengal também é conhecido por apresentar um certo “comportamento canino”. Eles seguem o dono pela casa, brincam com bolinha para gato, adoram água e passeios usando coleira. Como são considerados mega inteligentes, eles aprendem com facilidade comandos e truques, o que pode ter contribuído para torná-los mais propensos a apreciar os passeios ao ar livre.
2) Maine Coon é um gato aventureiro e audacioso

Conhecido por ser um gato gigante, o Maine Coon não dispensa uma boa aventura. Eles tem uma personalidade felina livre, audaciosa e corajosa, o que pode explicar o gosto pelos passeios. Além disso, o Maine Coon é considerado um gato inteligente, com habilidades cognitivas e grande capacidade de adaptação. Por isso, eles não são muito resistentes às mudanças de rotina e podem se adaptar facilmente aos passeios ao ar livre.
3) Norueguês da Floresta se adapta com facilidade aos passeios

Assim como o Maine Coon, o Noruguês da Florestaa tem excelente capacidade de adaptação a qualquer ambiente. Essa característica faz parte da origem selvagem dos ancestrais do Norueguês, que adoravam explorar o ambiente. Considerado um gato caçador, esses felinos possuem um perfil atlético e amam se exercitar, o que explica o fato de adorarem um passeio ao lado do tutor. Eles também possuem facilidade para aprender truques, por isso não há nenhum mistério em adestrar gato dessa raça para se acostumar com os passeios.
4 ) O Savannah é um gato exótico que ama passear ao ar livre

O gato Savannah não é exótico apenas pela sua aparência, mas também por seus costumes. Embora seja um animal com traços selvagens, o que torna complicado generalizar a personalidade felina do Savannah, um traço forte é o espírito aventureiro. Cheios de energia, eles precisam ser estimulados a fazer exercícios e a usar seus instintos selvagens de exploração. Os passeios usando coleira para gatos são um excelente momento para que eles explorem seus instintos naturais e gastem energia.
5) Abissínio é um gato cheio de energia que pode aproveitar muito os passeios

Considerada uma raça exótica, o Abissínio tem uma energia insaciável. Super brincalhões, extrovertidos e energéticos, o gato Abissínio precisa realizar atividades no dia a dia para ficarem mais relaxados. Dóceis e carismáticos, eles adoram passeios ao ar livre e não dispensam uma boa brincadeira para gatos. Além disso, o Abissínio está entre as raças de gato mais inteligentes do mundo, o que significa que eles conseguem aprender rapidamente e se adaptar aos passeios ao lado do tutor.
Confira algumas dicas de como passear com gato
Passear com gato é uma atividade cheia de benefícios para os bichanos: estimula os instintos selvagens, evita a obesidade felina, deixa os gatos mais relaxados e ainda permite a socialização com outros animais. Confira as dicas que o Patas da Casa trouxe para proporcionar um passeio seguro e saudável ao lado do seu amigo de quatro patas:
- Escolha um lugar tranquilo, com pouco movimento e barulho
- Use uma coleira para gatos com identificação para maior segurança
- Treine em casa antes de levar o bichano para as ruas
- Aumente o tempo de passeio gradualmente
- A mochila para passear com gatos é uma boa opção para o felino conhecer a rua antes da introdução da coleira