É comum querer dividir as delícias da vida com nossos amigos de quatro patas — e isso inclui comidas gostosas. Por isso, quem é amante de doces, pode ficar se perguntando: será que gato pode comer chocolate? Mas é importante ter um cuidado. Antes de fazer qualquer adaptação na dieta do seu pet é fundamental saber quais são os alimentos liberados e proibidos para animais de estimação.
A maneira como o organismo felino funciona é bem diferente da nossa, então nem tudo que nós podemos comer faz bem para esses animais. Se você deseja saber se gato pode comer chocolate ou não, veja um guia abaixo revisado por veterinários para entender tudo sobre o assunto!
Afinal, gato pode comer chocolate?
Não, não pode dar chocolate para gato! Esse, inclusive, é um dos alimentos mais perigosos para os felinos por causa de uma substância chamada teobromina, que é extremamente tóxica para cães e gatos. A teobromina não é metabolizada pelo corpo desses animais, o que leva ao acúmulo do componente no organismo e, consequentemente, deixa o cachorro e gato intoxicados.
Chocolate para gatos: sintomas de intoxicação para ficar atento
O chocolate faz mal para gato e pode causar um quadro grave de intoxicação. Portanto, se você suspeita que seu gato comeu chocolate acidentalmente, é bom ficar atento a sinais como:
- Vômito e diarreia;
- Agitação e hiperatividade;
- Aumento da frequência cardíaca;
- Tremores musculares;
- Convulsões;
- Coma em casos graves.
Vale destacar que a gravidade dos sintomas depende da quantidade e do tipo de chocolate consumido. O chocolate amargo é o mais perigoso, pois possui maior concentração de cacau e, consequentemente, de teobromina e cafeína.

O que fazer se o gato comer chocolate sem querer?
Algumas pessoas pensam que gato pode comer chocolate e acabam oferecendo esse tipo de alimento para o pet sem saber das consequências disso. Também pode haver casos em que o gatinho se aproveita da distração do tutor para abocanhar um pedaço de chocolate que foi deixado em cima da mesa, por exemplo. Em situações assim, é fundamental saber como agir.
Caso o seu gato tenha ingerido chocolate, a primeira coisa a ser feita é identificar a quantidade e o tipo de chocolate que ele comeu. Em seguida, deve-se entrar em contato com um médico veterinário de confiança urgentemente. Nesse meio tempo, observe os sintomas e corra para receber atendimento!
É importante não tentar induzir o vômito em gatos sem orientação profissional, ou isso pode piorar a situação. Também não é recomendado dar água oxigenada, leite nem qualquer outra substância para o animal.
O que pode ser feito em situações emergenciais é administrar um pouco de carvão ativado para gatos. Ele é um pózinho facilmente encontrado em pet shops que deve ser diluído em água filtrada e, em seguida, pode ser oferecido para o animal, impedindo que a intoxicação se agrave enquanto o animal não é atendido.
Sem chocolate para gato: aposte em alternativas seguras
Se a ideia é tentar agradar os bichanos com um petisco especial, evite oferecer chocolate para gatos. Em vez disso, você pode optar por alternativas mais seguras e próprias para os bichanos, como petiscos e sachês formulados especialmente para esses animais.
Além disso, opções naturais — como frutas, legumes e verduras — também podem ser incluídos na dieta do pet, mas antes é importante consultar um veterinário e se certificar de que os alimentos realmente são liberados para gatos. Algumas frutas, como a uva e o abacate, são bastante prejudiciais para animais, e por isso não são indicados.