O medo é uma emoção natural presente nos cães e pode surgir por diferentes motivos, como sons altos, situações específicas (como tempestades) ou até mesmo objetos inusitados. A questão é que existem algumas raças de cachorro que são naturalmente mais medrosas do que outras. Qualquer coisinha já vira um motivo para deixar o cachorro com medo e tremer de nervoso. Será que o seu cachorro está na lista? Veja abaixo quais são as 10 raças de cães mais medrosas!
1) Dálmata

Os Dálmatas são conhecidos por serem muito alegres, companheiros e extrovertidos. Mas o que poucas pessoas sabem é que esses cães também podem ser incrivelmente medrosos! Embora seja um cão tranquilo, o Dálmata pode se sentir acuado ao interagir com grupos grandes de desconhecidos e pode demonstrar desconforto na presença de crianças. Por esse motivo, fazer a socialização da raça é fundamental para que ela aprenda a conviver com outras pessoas.
2) Chihuahua

Você pode se surpreender o Chihuahua nessa lista, mas acredite: ele é medroso! Apesar de ser um dos cachorros pequenos mais corajosos ao enfrentar cachorros muito maiores que ele, o Chihuahua demonstra medo em outras situações. A raça costuma ter medo de altura, de barulhos altos e até mesmo de levar bronca. O cachorro pode, inclusive, ser bastante reativa quando está com medo — e por isso ela também tem a fama de “bravo”.
3) Galgo Inglês

Embora o Galgo Inglês seja conhecido por sua velocidade, ele é naturalmente mais tímido e reservado, o que pode torná-lo mais propenso a ter medo de situações novas ou desconhecida. Como o cão foi criado principalmente para ser velocista e caçador de lebres, eles nunca foram muito acostumados com o ambiente doméstico. Por isso, o Greyhound se sente mais à vontade perto de outros cachorros, e podem ser muito medrosos se não forem socializados corretamente.
4) SharPei

O SharPei foi criado para ser um cão de guarda, o que torna surpreendente vê-lo entre as raças mais medrosas. O que acontece é que a raça, ao mesmo tempo em que foi treinada para ser cão de guarda, também é extremamente desconfiada com estranhos. Essa desconfiança em excesso não é provocada por raiva, e sim por medo.
5) Corgi

O Corgi é um cachorro de pastoreio e guarda extremamente inteligente. Esse cãozinho é animado, aprende com facilidade e tem várias características que qualquer pessoa busca em um parceiro de quatro patas. Porém, ao mesmo tempo, o tutor deve ter em mente que a raça Corgi também é bastante medrosa. Ela não tem medo de pessoas, mas é um cachorro que tem medo de fogos, trovão e barulhos muito altos no geral.
6) Pastor-de-shetland

Com um temperamento mais tímido, o Pastor-de-shetland é uma raça que não é muito fã de se relacionar com estranhos. Na verdade, em muitos momentos esse cãozinho pode até se sentir um pouco desconfortável perto de quem não é da família — e é por isso que saber como socializar cachorros da raça é um processo tão importante. Com esse cuidado, o Pastor-de-shetland pode aprender a crescer de forma saudável e se relacionando bem com outras pessoas.
7) Labrador

O cachorro Labrador é uma das raças mais populares e aclamadas em todo o mundo. Esses cães esbanjam simpatia, são super amigáveis e ainda por cima são donos de uma inteligência fora do comum. Mas você sabia que o Labrador também é um cãozinho que pode ser super medroso? Ele não é desconfiado com estranhos, mas alguns cães da raça podem ter medo de barulhos altos ou de altura, por exemplo.
8) Whippet

Os cachorros da raça Whippet também costumam ter mais medo do que a maioria dos cãezinhos. Eles não tem tanto medo de desconhecidos e nem de altura, mas têm uma enorme sensibilidade auditiva e por isso têm medo de alguns barulhos muito altos. Para quem não sabe, alguns barulhos que cachorros não gostam normalmente são buzinas, eletrodomésticos, gritos, fogos de artifício e trovões. No caso do Whippet, além de não gostar dos ruídos, ele pode ficar com medo.
9) Schnauzer

O cachorro Schnauzer — especialmente o Schnauzer miniatura — tem uma personalidade forte, mas esconde alguns medos. Esses cães são bem parecidos com o Chihuahua: têm coragem de sobra em certos momentos, mas tem um medo muito particular que os assombra, que é o medo de altura. O cachorro Schnauzer também não gosta muito de ruídos barulhentos e tende a ser bem desconfiado com estranhos.
10) Collie

O Collie, que não deve ser confundido com o Border Collie, também está entre as raças mais medrosas. Essa raça é conhecida por interpretar um dos personagens caninos mais famosos da ficção, a Lassie. Mas apesar do espírito aventureiro, o cachorro Collie tem muitos medos. Ele é um cachorro que detesta barulhos altos, como fogos e trovões, e que também não é muito fã de grandes alturas.