Gato

Fezes de gato: você sabe o que cada cor significa? Veja o infográfico!

Publicado - 31 Maio 2023 - 19h03

Atualizado - 11 Abril 2024 - 14h35

O cocô de gato pode dizer muito mais do que a gente imagina sobre a saúde dos felinos. Fezes saudáveis normalmente têm uma coloração marrom e são firmes, mas fezes de gato preta, verde, amarela ou com sangue já são motivo de alerta. Além da cor, outro aspecto que deve ser avaliado é a consistência: o gato com cocô mole é sinal de diarreia, um sintoma que pode indicar diferentes doenças.

Para não haver mais dúvidas, o infográfico abaixo te mostra tudo que você precisa saber para identificar todos os tipos de cocô de gato.

Bloco informativo mostrando as diferentes colorações de cocô de gato e o que elas significam
As fezes de gato podem revelar muito sobre a saúde geral do animal

A cor de cocô de gato e os diferentes significados

Idealmente, o cocô de gato deve ser marrom, uniforme e sem a presença de qualquer muco ou revestimento. A tonalidade pode variar de um marrom mais claro até um marrom mais escuro, dependendo da dieta do animal. No entanto, às vezes o tutor pode se deparar com outras colorações, como fezes mole e amarela. O que poder? Gato está com algum problema? Veja o que significa cada cor de cocô:

Imagem Quiz:Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Teste seus conhecimentos sobre a saúde de gato!

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Você tem pets?

Fezes pretas - é provável que o gatinho esteja com algum tipo de hemorragia interna que precisa de atenção.

Fezes verdes - pode indicar problemas digestivos, algum problema específico na vesícula biliar ou até mesmo que você tem um gato comendo grama com frequência.

Fezes laranjas - esse tipo de cocô de gato indica que algo não vai bem com o intestino do animal, podendo ser provocado por alguma infecção.

Fezes azuis - apesar de raro, esse é um cocô de gato super perigoso! Ele revela que o pet sofreu uma intoxicação, podendo ter ingerido algum veneno de rato, como o chumbinho.

Fezes brancas - a coloração normalmente é um indício de que a dieta do gato está muito concentrada em cálcio.

Fezes com pontos brancos - é um tipo de cocô que costuma apontar um gato com vermes e os pontinhos brancos são justamente as verminoses sendo expelidas.

Fezes amarelas - além de indicar que a digestão do animal está acelerada, o gato com fezes mole amarelada também pode ser sinal de problemas no fígado ou pâncreas.

Fezes com muco transparente - a presença de um muco sem cor pode significar uma infecção (como a colite em gatos) ou presença de parasitas. 

Fezes com muco vermelho - o gato fazendo fezes mole com sangue pode ser sinal de uma lesão no ânus, como também indicar inflamações ou tumores.

Gato com fezes moles? Saiba como é a consistência do cocô ideal

Não é normal ver um gato com fezes mole. Isso, na verdade, é um sinal de diarreia em gatos que indica que tem algo de errado com a saúde do seu pet. O cocô de gato precisa ser firme e ter uma forma sólida, mas sem ser muito duro, para ser considerado saudável. Do contrário, é uma situação que precisa de atenção. O cocô muito duro geralmente indica um quadro de constipação e desidratação felina, enquanto o cocô muito mole - quase líquido - pode ser causado pelas seguintes doenças:

O que fazer ao ver um cocô de gato fora do normal?

O gato com fezes mole ou de outra cor precisa ser levado para uma consulta com um veterinário de confiança. O profissional vai avaliar o caso do seu amigo e, a partir do diagnóstico, indicar o melhor tratamento para recuperar o gatinho. Por mais que a automedicação muitas vezes tenha a intenção de ajudar o pet, pode acabar piorando a situação do animal. Por isso, não tome nenhuma atitude por conta própria e sempre busque as orientações de um veterinário para não cometer nenhum equívoco na hora de tratar seu bichano.

Redação: Juliana Melo

Comportamento

Adaptação de gatos: 7 passos para fazer uma introdução estruturada e respeitosa entre os bichanos

A decisão de adotar mais um gato vem acompanhada de um grande desafio: saber como fazer a adaptação de gatos do jeito certo. A maior...

Cachorro

Preparando seu pet para o verão! Esses são os conselhos de um veterinário para cuidar de cães e gatos no calor

Com a chegada do verão e das temperaturas lá em cima, é natural se deparar com o gato e o cachorro com calor em casa. Gatos e cachor...

Adote um animal

100 nomes para gatos inspirados em desenhos do Cartoon Network

Escolher nomes para gatos que sejam criativos, divertidos e especiais não é uma tarefa tão simples quanto parece. É bem mais difícil...

Gato

As 7 raças de gato mais espertas e que podem ser adestradas

Todas as raças de gato apresentam um traço de personalidade que se destaca, mas existem algumas que, além de serem extremamente fofa...

Cachorro

Morre Ragnar, o Pitbull "tiktoker" que usava mochila de tubarão para passear: "Você fez história!"

O cachorro Ragnar, um Pitbull famoso nas redes sociais, faleceu na última quarta-feira, dia 27 de novembro, de um mau súbito. A notí...

Cachorro

6 segredos dos adestradores para lidar com um cachorro bravo

Ter um cachorro bravo em casa não é nada legal. É claro que, para quem procura um típico cão de guarda, a bravura do pet pode ser vi...

Comportamento

Adaptação de gatos: 7 passos para fazer uma introdução estruturada e respeitosa entre os bichanos

A decisão de adotar mais um gato vem acompanhada de um grande desafio: saber como fazer a adaptação de gatos do jeito certo. A maior...

Cachorro

Cachorros perdidos podem encontrar o caminho de volta para casa? A Ciência acredita que sim: "bússola interna"

Infelizmente, é muito mais comum do que imaginamos encontrar cachorros perdidos pelas ruas. Quando isso acontece, é inevitável que o...

Ver todas