O cocô de gato pode dizer muito mais do que a gente imagina sobre a saúde dos felinos. Fezes saudáveis normalmente têm uma coloração marrom e são firmes, mas fezes de gato preta, verde, amarela ou com sangue já são motivo de alerta. Além da cor, outro aspecto que deve ser avaliado é a consistência: o gato com cocô mole é sinal de diarreia, um sintoma que pode indicar diferentes doenças.
Para não haver mais dúvidas, o infográfico abaixo te mostra tudo que você precisa saber para identificar todos os tipos de cocô de gato.
A cor de cocô de gato e os diferentes significados
Idealmente, o cocô de gato deve ser marrom, uniforme e sem a presença de qualquer muco ou revestimento. A tonalidade pode variar de um marrom mais claro até um marrom mais escuro, dependendo da dieta do animal. No entanto, às vezes o tutor pode se deparar com outras colorações, como fezes mole e amarela. O que poder? Gato está com algum problema? Veja o que significa cada cor de cocô:
Fezes pretas - é provável que o gatinho esteja com algum tipo de hemorragia interna que precisa de atenção.
Fezes verdes - pode indicar problemas digestivos, algum problema específico na vesícula biliar ou até mesmo que você tem um gato comendo grama com frequência.
Fezes laranjas - esse tipo de cocô de gato indica que algo não vai bem com o intestino do animal, podendo ser provocado por alguma infecção.
Fezes azuis - apesar de raro, esse é um cocô de gato super perigoso! Ele revela que o pet sofreu uma intoxicação, podendo ter ingerido algum veneno de rato, como o chumbinho.
Fezes brancas - a coloração normalmente é um indício de que a dieta do gato está muito concentrada em cálcio.
Fezes com pontos brancos - é um tipo de cocô que costuma apontar um gato com vermes e os pontinhos brancos são justamente as verminoses sendo expelidas.
Fezes amarelas - além de indicar que a digestão do animal está acelerada, o gato com fezes mole amarelada também pode ser sinal de problemas no fígado ou pâncreas.
Fezes com muco transparente - a presença de um muco sem cor pode significar uma infecção (como a colite em gatos) ou presença de parasitas.
Fezes com muco vermelho - o gato fazendo fezes mole com sangue pode ser sinal de uma lesão no ânus, como também indicar inflamações ou tumores.
Gato com fezes moles? Saiba como é a consistência do cocô ideal
Não é normal ver um gato com fezes mole. Isso, na verdade, é um sinal de diarreia em gatos que indica que tem algo de errado com a saúde do seu pet. O cocô de gato precisa ser firme e ter uma forma sólida, mas sem ser muito duro, para ser considerado saudável. Do contrário, é uma situação que precisa de atenção. O cocô muito duro geralmente indica um quadro de constipação e desidratação felina, enquanto o cocô muito mole - quase líquido - pode ser causado pelas seguintes doenças:
- FIV e FeLV;
- Panleucopenia felina;
- Doença inflamatória intestinal;
- Intolerância alimentar;
- Infestação de vermes e parasitas;
- Estresse.
O que fazer ao ver um cocô de gato fora do normal?
O gato com fezes mole ou de outra cor precisa ser levado para uma consulta com um veterinário de confiança. O profissional vai avaliar o caso do seu amigo e, a partir do diagnóstico, indicar o melhor tratamento para recuperar o gatinho. Por mais que a automedicação muitas vezes tenha a intenção de ajudar o pet, pode acabar piorando a situação do animal. Por isso, não tome nenhuma atitude por conta própria e sempre busque as orientações de um veterinário para não cometer nenhum equívoco na hora de tratar seu bichano.
Redação: Juliana Melo