Embora sejam mais exigentes para comer do que os cães, alguns gatos podem ser bem comilões e fazerem de tudo para ganhar um pouco de comida dos humanos. Uma gata tricolor chamada Neve, por exemplo, fez o grande sacrifício de socializar com as visitas (se você convive com gatos, sabe que eles não curtem muito a presença de estranhos em casa) para abocanhar um pedacinho de churrasco. Tudo isso com uma cara de "pobre coitada" que amoleceria até o coração mais gelado.
Gata aprende truque infalível para conseguir comida
Recentemente, vários vídeos de cachorro da raça 'tadinho' estão sendo compartilhados nas redes sociais pelos tutores. O meme ganhou o coração dos internautas, mas sabia que também existe gato desta "raça"? A gata Neve é desse exemplar e é expert em fazer aquela clássica carinha de sofrência para conseguir o que quer.
A gata tricolor tem 2 anos de idade e já entendeu que precisa usar algumas artimanhas para ter o que deseja. Em um vídeo compartilhado na internet, a tutora de Neve mostra a gata deixando de lado seu instinto felino para socializar com as visitas. Tudo isso para ganhar um pedacinho de carne.
Para quem não conhece os gatos, esses animais são reservados e na maioria das vezes não curtem muito as interações com pessoas estranhas. Por isso é normal o gato se esconder toda vez que chega alguém diferente em casa.
Tudo que a gata queria era um pedacinho de churrasco
Diferente dos cachorros, que são animais bem mais expressivos, a linguagem dos gatos é um pouco mais sutil e enigmática. Por essa razão, não é tão comum ver gatinhos com expressões fortes e marcadas quanto os cães. Mas a Neve não é uma dessas gatinhas. No vídeo publicado pela tutora em seu perfil do Instagram, é possível perceber que ela sabe muito bem fazer a cara de um gato triste para conseguir o que quer. É como se ela estivesse fazendo drama, dizendo que não tem nada pra comer em casa e implorando por um pedaço de comida com o olhar tristonho.
A atitude da gata parece que deu certo, pois muitos internautas comentaram que dariam um pedaço de carne sem pestanejar. Isso só demonstra que Neve faz parte da raça de gato ‘tadinho da Silva’, caracterizada por expressões tristes para conseguirem o que desejam. Confira o vídeo:
Pode dar carne para gato?
A proteína na alimentação dos gatos é o nutriente mais importante para a produção de energia, assim como a formação dos músculos, do DNA e dos anticorpos. É por essa razão que os gatos são classificados como carnívoros obrigatórios. Ou seja, os gatos podem sim comer carne, mas é preciso alguns cuidados para que esse alimento seja oferecido de maneira segura para o felino.
A dúvida mais comum entre os tutores é se pode dar carne crua para gatos. Não é que não possa, mas oferecer a carne sem cozimento é um risco, pois o alimento cru pode conter bactérias, vermes e parasitas que são prejudiciais à saúde do animal. Por isso, o mais recomendado é que a carne, seja ela bovina, de frango ou peixe, seja oferecida cozida ou grelhada para o pet, sem adição de temperos como sal, cebola e alho.
Contudo, vale lembrar que antes de oferecer qualquer alimento para o gato, é preciso consultar um médico veterinário para que o alimento seja oferecido corretamente. Afinal, a ração para gatos e os sachês já possuem todos os nutrientes que o felino precisa para se manter saudável. Se o alimento não for oferecido corretamente, o gato pode sofrer com o superávit ou o déficit calórico, que podem gerar problemas como obesidade e desnutrição.