Já se perguntou por que o gato gosta de se esconder? A verdade é que não existe apenas um, mas vários motivos que explicam esse curioso comportamento felino. Quando o gato se esconde pode não significar nada demais e ser algo meramente instintivo, como também pode estar associado com medo, frio ou falta de privacidade. Veja abaixo os principais motivos que explicam o que há por trás de um gato se escondendo!
1) Gato se escondendo muitas vezes é um reflexo dos instintos do animal
Um dos instintos selvagens mais evidentes no comportamento do gato é justamente o hábito de se esconder. Na natureza, esses animais fazem isso tanto por uma questão de proteção contra possíveis predadores, como também para ter uma visão “privilegiada” na hora de monitorar o ambiente. Embora eles não tenham essa necessidade hoje em dia, essa é uma mania de gato que se mantém e é por isso que o gato sempre busca esconderijos.
2) Os gatos também se escondem para dormir e descansar
Os bichanos passam longos períodos tirando cochilos. Para se ter uma ideia de quantas horas um gato dorme por dia, um animal adulto pode passar até 16 horas por dia dormindo. Faz parte da rotina desses animais, e não tem nada de errado nisso. Mas também é claro que, nesses momentos, os felinos preferem lugares silenciosos e escurinhos para descansar. Então esse acaba sendo outro motivo por que o gato se esconde de vez em quando: ele só quer dormir e relaxar em um ambiente tranquilo.
3) Às vezes o gato se esconde porque o tutor não sabe respeitar o espaço do pet
Um dos principais cuidados que todo tutor deve ter com seu pet é respeitar a personalidade e instintos do animal. Se ele quiser ficar quietinho na dele, é importante não ficar em cima do gato para não forçar a barra nem deixá-lo estressado. Caso contrário, é bem provável que você vai ter um gato se escondendo o tempo todo para tentar escapar do “excesso” de carinho e atenção dos donos. Às vezes os gatinhos só querem privacidade e é bom respeitar o espaço deles.
4) Gato assustado e se escondendo pode estar fugindo de algo que o amedrontou
Um gato com medo também pode se esconder como estratégia de defesa. Se algo o assustar, ele, por instinto, vai procurar formas de tentar se proteger — e uma dessas formas seria justamente “fugir” do perigo. Ou seja, o gato se escondendo com medo, na verdade, faz isso por precaução e proteção.
É importante ficar atento às coisas que assustam os bichanos para evitar que ele passe por isso com frequência. O barulho de fogos, de chuva e de alguns eletrodomésticos (como liquidificador e aspirador de pó) podem causar esse medo nos bichanos, assim como a chegada de visitas (se for um gato pouco sociável).
5) Em alguns casos, o gato se esconde para se proteger do frio
Acredite: o gato sente frio quando a temperatura cai. Por isso, quando chegam as frentes frias, é fundamental procurar maneiras de deixar o pet aquecido e livre de qualquer desconforto térmico. Uma das maneiras de saber que o animal está sofrendo com as baixas temperaturas é quando o gato se esconde e está sempre deitado em uma posição encolhidinha, que são atitudes que ajudam a amenizar o frio.
6) Um gatinho doente ou debilitado também tende a se esconder
Aqui, novamente o instinto fala mais alto. Quando você tem um gato doente, ele vai tentar se esconder para não se tornar uma ‘presa’ fácil. É por isso que muitas vezes as pessoas têm a percepção de que o gato se esconde para morrer — mas, na verdade, isso acontece sempre que ele está com a saúde fragilizada. Dessa forma, o isolamento acaba acontecendo e deve ser um ponto de atenção para os tutores. No entanto, também é interessante observar se há outros sintomas associados que possam ajudar no diagnóstico feito pelo médico veterinário.
O que significa quando o gato se esconde?
É importante ter em mente que o hábito de se esconder faz parte da natureza felina. Ele pode fazer isso por instinto, diversão, para descansar, porque está com medo ou doente. O ideal é observar o comportamento do pet no dia a dia para saber se deve buscar ajuda ou não.
Quando o gato se isola o que pode ser?
O isolamento não costuma fazer parte da personalidade felina. Por mais que os gatos gostem de privacidade, quando o gato se esconde o tempo todo e apresenta sintomas como falta de apetite e apatia, pode ser sinal de que há algo de errado com a saúde do animal.
O que fazer quando o gato só quer ficar escondido?
Se o gatinho está saudável, não há muito o que fazer além de respeitar o espaço dos animais. Porém, em situações de medo, frio ou doenças, o tutor deve intervir para cuidar do bem-estar do pet, seja oferecendo um refúgio ou levando-o ao veterinário.