Não dá para negar que o gato laranja é um verdadeiro charme, né? Bastante popular, os felinos com essa cor de pelagem já chegaram até a inspirar alguns personagens clássicos da literatura e do audiovisual, como é o caso do Garfield e do Gato de Botas. Mas que outras características podem definir um gato ruivo? Como é a personalidade desses bichanos? Será que a convivência com eles é fácil? Reunimos alguns relatos de tutores de gato amarelo que nos contaram como esses bichanos são amigos incríveis para se ter por perto. Ah, e tem mais: também preparamos uma galeria com várias fotos de gatinhos da vida real para você se apaixonar! Vem ver!
Gato laranja: veja algumas fotos de bichanos da vida real para se apaixonar!
Gato amarelo (ou laranja) pode ter vários tons diferentes de pelagem
Muitas vezes a gente acaba se confundindo e se pergunta qual é o certo: gato amarelo ou laranja? E bom, a verdade é que ambas as nomenclaturas são cabíveis quando estamos falando de um bichano ruivo. Assim como os humanos podem ter diferentes tonalidades de cabelo, os animais também apresentam diferentes tons de pelagem. Sendo assim, o gato amarelo pode variar desde pelos mais claros e voltados para o bege, até animais com tons mais escuros, voltados para um laranja ou até mesmo avermelhado. Além disso, outro fator bastante comum no gato ruivo é que ele geralmente têm listras, que podem ser aparentes ou não. Essas listras costumam ter, inclusive, tonalidades mais claras ou escuras do laranja.
Personalidade do gato ruivo é puro amor, carinho e agitação!
Estudos científicos demonstram que existe, sim, uma relação entre a cor da pelagem e a personalidade dos gatinhos. Por isso, resolvemos fazer uma “pesquisa de campo” e ver como é o comportamento desses animais a partir do relato de algumas mães de pet. Para Karoline Miranda, o seu gato laranja, chamado Freud, parece até ser parente do Garfield: “Muito amoroso, mas pouquíssimo tranquilo e reservado! Ele adora comer, dormir, se espreguiçar e também fazer bagunça!”.
A Raquel German revela que o seu gatinho Samwise também tem um lado brincalhão e carinhoso, sempre procurando ficar bem pertinho dos seus humanos: “O Sam é um gato super sociável e amigável, adora pessoas e carinho (inclusive na barriga!) e está sempre perto da gente. Ele é cheio de energia, falante, muito brincalhão e bagunceiro.”
Com a Juliana França, a fama de brincalhão, bagunceiro e amoroso não é diferente. Dino, o famoso gato laranja, chegou na família quando a Nina, outra gatinha da tutora, já tinha cerca de 6 anos. “Ela é uma lady, super comportada e delicada, e ele veio trazer muita alegria e arrumar muita confusão. O Dino é muito agitado, atrapalhado, derruba tudo, escala tela, quebra minhas coisas, implica com a Nina, tem uma fome que não acaba, caça tudo, mas é muito carinhoso, adora um colo e um carinho no pescoço. E o melhor, curte muito acordar e fazer uma conchinha comigo pra tirar mais um cochilo”, revela. Já deu pra perceber que existe um padrão de personalidade entre os gatinhos ruivos, né?!
Por que ter um gato ruivo para chamar de seu?
Além de lindos, está mais do que provado que o gato ruivo é uma ótima companhia para se ter por perto, né? Eles são dóceis, companheiros e muito brincalhões. Além do mais, diferente de alguns gatos que são mais reservados, o gato laranja (filhote ou adulto) é super sociável! Gosta de interagir com os humanos, é carinhoso e sempre vai estar do seu lado quando você precisar. Eles podem ser um pouco bagunceiros às vezes, é verdade, mas nada que não dê para reverter se você ensiná-los a se comportar direitinho. Uma coisa a gente te garante, depois que você tiver um gato laranja, a sua vida nunca mais vai ser a mesma: vai faltar espaço para tanto amor! Então, que tal procurar um gato amarelo para chamar de seu?
Redação: Juliana Melo