Você certamente já viu um gato amarelo ou laranja por aí. Muito popular, a pelagem inspirou clássicos da literatura infantil, dos quadrinhos e do cinema. O felino do conto O Gato de Botas e o Garfield, protagonista de um dos quadrinhos mais famosos do mundo, são um exemplo disso. A fama não é por acaso: se você encontra um gato dessa tonalidade, as chances dele ser extremamente dócil e carinhoso são grandes. Além da simpatia, outras características e curiosidades cercam esses gatinhos. Conheça mais sobre o gato laranja ou amarelo aqui embaixo!
Gato amarelo ou laranja: é considerado ou não uma raça?
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a cor da pelagem dos gatos não define a raça. O que de fato determina a raça de um bichano são as características físicas e genéticas que seguem um padrão. As cores do gato são definidas por condições genéticas. Desta forma, é possível existir dentro de uma mesma raça gatos de diferentes cores, como ocorre com o gato persa amarelo, por exemplo. Por isso, é um equívoco dizer que o gato amarelo é uma raça.
O gato amarelo pode apresentar diferentes tonalidades
Assim como ocorre com algumas raças de cachorro, existem diferentes tons dentro da coloração amarela nos felinos. Eles podem apresentar desde um bege mais suave até o laranja quase avermelhado. Além disso, outra marca registrada deste gatinho são as listras. Não importa se são muito evidentes ou não, as linhas com outros tons estão sempre presentes no gato amarelo ou laranja.
Gato laranja ou amarelo é extremamente dócil e amigável
Ainda que não existam estudos científicos muito aprofundados, algumas teorias ajudam a entender a personalidade dos felinos a partir da coloração da pelagem. O gato preto, por exemplo, é considerado um dos mais carinhosos. O gato laranja ou amarelo tem a fama de ser extremamente carismático, daqueles que recepcionam muito bem uma visita. Ele também ama um carinho. Por outro lado, a carência faz com que esse gato fique miando até conseguir o que quer.
Mito: nem todo gato amarelo ou laranja é macho
É comum que muitas pessoas acreditem que todos os gatos amarelos ou laranja são machos. De fato, existem mais machos com essa coloração, mas você sabia que um a cada três gatos laranjas são fêmeas? A explicação está no DNA dos felinos. A definição da tonalidade da pelagem ocorre a partir da transmissão de um gene presente no cromossoma X. As fêmeas possuem dois cromossomos X, enquanto os machos possuem apenas um (o outro é o Y). O que vai definir a coloração amarela nos pelos da gata fêmea é ela ter esse gene específico nos dois cromossomas X. Os gatos machos, por sua vez, precisam apresentar o gene apenas no seu único cromossoma X - o que torna o processo muito mais fácil. É por isso que a probabilidade de que um gato laranja ou amarelo seja macho é muito maior.
Redação: Úrsula Gomes