Impossível ver algum gato peludo e não se apaixonar ou querer agarrar esses ursinhos, ops, gatinhos. Normalmente, associamos os gatos peludos como sendo da raça Persa ou Maine Coon, mas sabia que existem outras raças peludas? O Patas da Casa selecionou 7 raças de gatos peludos para você se apaixonar! Duvida? Vem com a gente!

Raças de gatos peludos

Quais raças de cachorro mais combinam com você?

Preencha todos os campos para participar.

É só preencher e começar!

Escolha uma opção abaixo

Não tenho pets
Tenho cão
Tenho gato
Tenho cão e gato
Autorizo receber comunicações e publicidade da NESTLÉ®.

Persa: além dos pelos longos e sedosos e a cauda densa é possível reconhecer um gato persa pelos olhos grandes e redondos e o focinho achatado. A personalidade tranquila e dócil com os humanos da sua casa também são características que fazem essa raça tão conhecida. 

Angorá: acredita-se que essa é uma das raças mais antigas do mundo e que deu origem aos gatos domésticos. Além dos longos pelos, os gatos Angorá são reconhecidos pelo focinho alongado e marcado, orelhas grandes e pontiagudas.

Birmanês ou Sagrado da Birmânia: uma curiosidade sobre essa raça é que o seu nome tem origem porque nos séculos XV e XVI eles eram tratados como deuses nos templos budistas da Birmânia (atual Myanmar). Uma característica é que a pelagem do rosto do Birmanês é mais escura do que a do restante do corpo, por isso podem ser confundidos com os siameses.


Maine Coon é uma das raças que mais lembramos quando falamos de gatos peludos
Maine Coon é uma das raças que mais lembramos quando falamos de gatos peludos

Ragdoll: além da pelagem robusta, essa raça é conhecida pelo temperamento semelhante ao dos cachorros. São facilmente adestrados e podem aprender truques como pegar bolinha, por exemplo. O Ragdoll é uma raça muito dócil e carente, então, não é recomendada para famílias que passam muito tempo fora de casa - viu como eles parecem cachorros?

Maine Coon: uma das raças mais conhecidas pela pelagem densa e farta, os Maine Coon também são famosos pelo seu tamanho. Podendo chegar a medir 100 centímetros de comprimento, os Maine Coon são considerados uma das maiores raças de gatos domésticos. Outro detalhe é que a fartura de pelos é na região do pescoço e ao redor da cabeça, fazendo com que se pareçam com mini leões.

Norueguês da Floresta: há uma teoria que essa raça é ancestral dos Maine Coon, mas isso não é confirmado. Mas, a verdade é que as duas raças têm a pelagem densa e o porte mais avantajado e podem facilmente ser confundidas. A diferenciação fica pelo formato da cabeça (o norueguês da floresta tem a cabeça triangular, enquanto o Maine Coon tem a cabeça mais angular e bochechas altas), e pela pelagem na cauda (o Norueguês da Floresta tem a cauda mais curta com pelos longos e o maine coon tem a cauda mais longa com os pelos mais curtos). A personalidade também é bem diferente. Enquanto o Maine Coon adora brincar, o Norueguês da Floresta tem um lado mais preguiçoso.

Selkirk Rex: conhecido com “gato ovelha”, o Selkirk Rex é originário de uma gata de pelo encaracolado com um gato persa, dando origem aos primeiros gatinhos da raça em 1988, nos Estados Unidos. Outra característica física é que os pelos longos e fartos também formam belos bigodes nesses gatinhos!

Cuidados com os pelos longos dos gatos

Além dos cuidados específicos com cada raça, os gatos de pelagem farta e longa precisam de atenção especial na escovação. Além de manter os pelos de gato saudáveis e sem nós, a escovação frequente evita a formação de bolas de pelos e de pelos espalhados pela casa. Em alguns casos, a tosa pode ser necessária apenas para tirar eventuais nós ou sujeiras difíceis de sair.

Redação: Mariana Almeida