Impossível ver algum gato peludo e não se apaixonar ou querer agarrar esses ursinhos, ops, gatinhos. Normalmente, associamos os gatos peludos como sendo da raça Persa ou Maine Coon, mas sabia que existem outras raças peludas? O Patas da Casa selecionou 7 raças de gatos peludos para você se apaixonar! Duvida? Vem com a gente!
Raças de gatos peludos
Gato Persa
Além dos pelos longos e sedosos e a cauda densa é possível reconhecer um gato persa pelos olhos grandes e redondos e o focinho achatado. A personalidade tranquila e dócil com os humanos da sua casa também são características que fazem essa raça tão conhecida.
Gato Angorá
Acredita-se que essa é uma das raças mais antigas do mundo e que deu origem aos gatos domésticos. Além dos longos pelos, os gatos Angorá são reconhecidos pelo focinho alongado e marcado, orelhas grandes e pontiagudas.
Birmanês ou Sagrado da Birmânia
Uma curiosidade sobre essa raça é que o seu nome tem origem porque nos séculos XV e XVI eles eram tratados como deuses nos templos budistas da Birmânia (atual Myanmar). Uma característica é que a pelagem do rosto do Birmanês é mais escura do que a do restante do corpo, por isso podem ser confundidos com os siameses.
Ragdoll
Além da pelagem robusta, essa raça é conhecida pelo temperamento semelhante ao dos cachorros. São facilmente adestrados e podem aprender truques como pegar bolinha, por exemplo. O Ragdoll é uma raça muito dócil e carente, então, não é recomendada para famílias que passam muito tempo fora de casa - viu como eles parecem cachorros?
Maine Coon
Uma das raças mais conhecidas pela pelagem densa e farta, os Maine Coon também são famosos pelo seu tamanho. Podendo chegar a medir 100 centímetros de comprimento, os Maine Coon são considerados uma das maiores raças de gatos domésticos. Outro detalhe é que a fartura de pelos é na região do pescoço e ao redor da cabeça, fazendo com que se pareçam com mini leões.
Norueguês da Floresta
Há uma teoria que essa raça é ancestral dos Maine Coon, mas isso não é confirmado. Mas, a verdade é que as duas raças têm a pelagem densa e o porte mais avantajado e podem facilmente ser confundidas. A diferenciação fica pelo formato da cabeça (o norueguês da floresta tem a cabeça triangular, enquanto o Maine Coon tem a cabeça mais angular e bochechas altas), e pela pelagem na cauda (o Norueguês da Floresta tem a cauda mais curta com pelos longos e o maine coon tem a cauda mais longa com os pelos mais curtos). A personalidade também é bem diferente. Enquanto o Maine Coon adora brincar, o Norueguês da Floresta tem um lado mais preguiçoso.
Selkirk Rex
Conhecido com “gato ovelha”, o Selkirk Rex é originário de uma gata de pelo encaracolado com um gato persa, dando origem aos primeiros gatinhos da raça em 1988, nos Estados Unidos. Outra característica física é que os pelos longos e fartos também formam belos bigodes nesses gatinhos!
Cuidados com os pelos longos dos gatos
Além dos cuidados específicos com cada raça, os gatos de pelagem farta e longa precisam de atenção especial na escovação. Além de manter os pelos de gato saudáveis e sem nós, a escovação frequente evita a formação de bolas de pelos e de pelos espalhados pela casa. Em alguns casos, a tosa pode ser necessária apenas para tirar eventuais nós ou sujeiras difíceis de sair.
Redação: Mariana Almeida