O gato Angorá tem uma aparência sofisticada que atrai facilmente os olhares (e admiração) dos gateiros de plantão. Na maioria das vezes, esses bichanos têm olhos claros e uma pelagem branquinha, longa e muito sedosa. Mas engana-se quem pensa que o gato da raça Angorá é só um rostinho bonito. Quem tem a chance de conviver com esse bichano sabe do que estamos falando: a personalidade do gato Angorá - filhote e adulto - é totalmente apaixonante. Ficou curioso para saber mais? Então veja o infográfico que o Patas da Casa preparou sobre o gato Angorá. Preço, cuidados, características físicas e comportamentais: enfim, tudo que você precisa saber sobre o gatinho.
Pelagem longa e felpuda é uma das principais características do gato Angorá
Quem é apaixonado por felinos já sabe de cor como é a aparência de um gato Angorá. A pelagem longa, lisa e abundante é um traço muito marcante na raça. Além disso, os pelos do Angorá podem ser um pouco mais compridos no pescoço e na cauda, deixando o animal com um visual ainda mais fofinho.
Já as cores do gato Angorá podem ser variadas, mas a mais comum é a pelagem totalmente branca. Outras possibilidades, porém, são o gato Angorá cinza, preto, chocolate e laranja. Para dar um contraste bem charmoso, os olhos da raça podem ser azuis, verdes ou amarelados. Em alguns casos, pode acontecer de ter um gato com heterocromia, que é quando a íris de cada olho tem uma coloração diferente.
Gato da raça Angorá chama atenção por conta da sua inteligência
Acredite se quiser: o Angorá é uma das raças de gato mais inteligentes do mundo! Ele é tão esperto que não se contenta apenas com a curiosidade instintiva: na verdade, o gato Angorá adora receber vários estímulos e aprende rapidamente com os humanos. Os desafios são muito bem-vindos na rotina do bichano, e servem para estimular ainda mais as suas habilidades cognitivas e inteligência no geral. Uma boa dica é investir no adestramento do gato, um exercício estimulante e que pode melhorar ainda mais a relação entre vocês.
Apesar de muito inteligentes, o gato Angorá pode ser um pouquinho teimoso. Como a raça é muito ativa e curiosa, é comum que o Angorá explore bastante o ambiente em que vive. Por isso, não deixe de investir no enriquecimento ambiental. Brinquedos inteligentes, assim como brincadeiras interativas, são super necessárias para satisfazer essa necessidade “curiosa” do bichano.
Ah, vale lembrar que o gato da raça Angorá é super comunicativo! Até quem não é muito experiente com a linguagem felina consegue compreender a mensagem que o bichano deseja transmitir - até porque ele não mede esforços para isso.
Saiba como é a convivência com o gato Angorá (filhote e adulto)
O gato Angorá Turco é uma das melhores companhias para se ter por perto. Ele tem um lado extremamente sociável e, diferente de vários outros felinos, consegue conviver muito bem com crianças e outros animais. Para isso, a socialização do gato Angorá filhote é fundamental, fazendo com que o bichano aprenda a conviver com diferentes tipos de pessoas e animais desde cedo.
Com uma personalidade amigável, brincalhona e inteligente, outro traço da personalidade do gato Angorá que chama bastante atenção é que ele é extremamente dócil. É um gato que ama carinho - tanto dar, quanto receber - e simplesmente adora ser o centro das atenções. A única coisa que pode irritar o gato da raça Angorá é quando pegam ele no colo. Nesses casos, ele tenta escapar a todo custo porque não gosta de ficar “preso” no colo de ninguém por muito tempo (ainda que ele ame seus humanos).
É possível perceber que desde cedo o gato Angorá filhote tem uma curiosidade super aguçada. Faz parte da sua inteligência. No entanto, é importante ficar de olho nas estripulias que ele apronta, porque esses gatinhos gostam de escalar para alcançar lugares mais altos da casa e, por isso, precisam de um ambiente gatificado.
Raça Angorá: gato precisa de alguns cuidados na rotina
A pelagem do gato Angorá precisa ser cuidada para manter uma boa aparência. Escovações semanais são essenciais para isso, sendo recomendado que elas aconteçam pelo menos três vezes por semana. Além disso, outros cuidados gerais também devem fazer parte da sua rotina, como aparar as unhas, escovar os dentes do gato e limpar o seu ouvido.
As consultas veterinárias do gato Angorá não devem ser deixadas de lado. Uma doença genética comum nessa raça é a cardiomiopatia hipertrófica felina, que afeta o bombeamento do sangue no coração. Além disso, alguns gatinhos podem nascer surdos - o que é possível perceber logo no primeiro ano de vida - e, por isso, são animais que exigem cuidados especiais no dia a dia.
Gato Angorá: preço do filhote é mais caro do que outras raças
Se você é um dos apaixonados pelo gato Angorá e já está decidido que quer ter um bichinho desse em casa, deve estar se perguntando quanto custa um Angorá? Preço da raça costuma ser mais elevado, variando entre R$3 mil e R$6 mil. Esse valor pode sofrer influência por conta das cores dos pelos, sexo e linhagem do animal - lembrando que as fêmeas sempre tendem a ser mais caras do que os machos. É bom ter um bom planejamento financeiro.
Para quem for comprar um gato Angorá filhote, é bom ter muito cuidado com o gatil escolhido. Nem todos os lugares são confiáveis, e o tutor deve fazer uma pesquisa minuciosa para selecionar um local com boas referências e condições de cuidar dos gatinhos.
Redação: Juliana Melo