As características mais comuns do gato Angorá são a pelagem branca, olhos claros e orelhas grandes e pontiagudas. De origem turca, o Angorá é um tanto raro de se encontrar hoje em dia e chegou até a ser considerado extinto depois da Segunda Guerra Mundial. A raça de gato Angorá é muito antiga e esbanja beleza por onde passa. A elegância tem tudo a ver com a sua personalidade: muito sociável, o Angorá é uma ótima companhia e ama um bom carinho.
Para conhecer mais sobre essa raça, preparamos um material com as principais informações sobre o gato Angorá: preço, características, personalidade, principais cuidados com a saúde e curiosidades. Chega mais!
Origem do gato Angorá: felino queridinho da realeza!
O Angorá é uma raça de gato com uma história bem antiga, que começa no século XV, na Turquia, em uma cidade chamada Ancara - é por isso que ele também é conhecido pelo nome de “Angorá Turco”. Para manter a raça, o zoológico local chegou a criar um gatil para reprodução desses felinos. Alguns estudos mostram que o Angorá surgiu do cruzamento de gatos vindos de países próximos à Turquia, como Rússia e Irã. Outras teorias associam o surgimento da raça de gato Angorá com o Gato-de-Pallas, um felino selvagem, muito peludo e resistente a temperaturas frias.
O Angorá chegou na Europa durante o século XVII com um naturalista francês chamado Fabri. Ao ver o gato Angorá, características de sua beleza o encantaram. Ele levou, então, um casal de felinos para perpetuar a raça em terras europeias. Pelo que se sabe, o Angorá foi o primeiro gato de pelo longo a se estabelecer pela região. Por toda a sua postura, a raça era muito visada pela realeza. Um exemplo disso foi a Rainha Maria Antonieta, a sexta esposa do Rei Luís XVI, que tinha seis gatos da espécie. Hoje, o Angorá é uma das raças de gato mais populares que existem. Por seu status de realeza, para comprar um gato Angorá, valor pode ser alto até nos dias atuais.
Gato Angorá: características físicas são marcadas pelo porte elegante do animal
Como falamos, no gato Angorá turco características físicas são muito marcantes: é um gato peludo com olhos grandes e porte elegante (como se fosse da realeza mesmo). Considerado um animal associado à riqueza, ao poder e à graciosidade, sua cor predominante é o branco, mas outras colorações na pelagem podem ser encontradas. Os bichanos da raça de gato Angorá costumam pesar entre 5 e 8 kg. Eles têm a cabeça mediana, focinho achatado e queixo arredondado. Além disso, o que mais chama atenção no Angorá são as orelhas, que são grandes e pontiagudas.
A cor dos olhos oblíquos do Angorá varia de acordo com a pelagem: os gatos brancos têm olhos azuis ou verdes; se são de outras cores, costumam ser amarelados. É muito comum ver também exemplares de gato com heterocromia. Essa é uma alteração genética que faz com que cada olho possua uma cor. No caso do Angorá, é comum que um seja azul e o outro verde ou âmbar. Quando o gato Angorá possui os dois olhos azuis, existem chances muito altas de que sejam surdos. Já no caso de um olho azul e outro de outra cor, é comum que apresente surdez em apenas um ouvido.
O Angorá possui a pelagem longa e com diversas opções de cores
A raça Angorá é considerada a primeira de pelos longos. Sua pelagem é única, sem subpelos - o que facilita os cuidados. Gato Angorá tem pelos muito sedosos e lisos, sendo mais compridos nas regiões do pescoço, barriga e cauda. O branco é a cor predominante, mas é possível encontrar gatinhos da raça com a pelagem de outras cores (mesmo que sejam mais difíceis de achar). O gato Angorá preto e o gato Angorá cinza são os mais conhecidos depois do branco. O Angorá preto e branco também pode existir. Além disso, é possível encontrar gato da raça Angorá nas cores canela (ruivo), lilás e smoke, que é uma pelagem rajada. Contudo, somente o gato Angorá branco e aqueles misturados de preto com branco são reconhecidos oficialmente como parte da raça.
O gato Angorá tem personalidade forte e ama a companhia do tutor
O gato Angorá é uma raça de personalidade forte e, por isso, precisa de donos dispostos a lidar com as suas manias. É uma raça de gato bem sociável, que gosta de estar em contato com humanos o tempo todo. Mas, apesar de o gato da raça Angorá amar carinho, esse momento não pode envolver colo. Ao pegar um Angorá, ele provavelmente vai pedir para descer. O peludinho gosta de atenção e de ser o “alfa” da casa, tomando conta do espaço. Esperto e ágil, o Angorá também adora uma brincadeira, principalmente as que envolvem escalar móveis e objetos altos pela casa. Por isso, telar janelas da casa ou apartamento é uma boa saída para evitar que esse gato agitado fuja.
O gato da raça Angorá é uma ótima companhia para crianças e para a família em geral. Mesmo com personalidade forte, o Angorá é dócil e gosta de atenção e carinho, acompanhando sempre seus donos em tudo que fazem. Assim, se dá muito bem com os pequenos e com os mais velhos. O Angorá também costuma ter boas relações com outros animais, mas o ideal é realizar a socialização desde cedo, para evitar possíveis problemas de convivência.
Ah, e não tente desafiar a inteligência de um gato Angorá: eles são muito espertos e capazes de aprender muitas coisas com seus humanos. Isso pode ser percebido através de sua extrema curiosidade, sempre explorando os ambientes. Além disso, se adaptam facilmente a qualquer local, apesar de não serem fãs de mudanças. A inteligência do Angorá facilita bastante o processo de adestramento. Porém, é um bichinho um tanto teimoso, o que pede um pouco mais de paciência para o tutor.
Curiosidades: conheça algumas surpresas que a raça de gato Angorá possui
Gatos e água costumam ser duas coisas opostas, não é mesmo?! Os bichanos que conhecemos odeiam banhos e não gostam nem do contato de algumas gotas com o pelo. Para o Angorá, porém, isso não existe. Ele gosta de água e alguns até curtem nadar!
O Angorá foi, por muito tempo, criado apenas em zoológicos na Turquia.
As raças de gato Persa e Angorá são muitas vezes comparadas e confundidas, apesar das inúmeras diferenças. Pelagem mais próxima ao corpo, nariz alongado e jeitinho agitado são características do Angorá. Persa, por sua vez, tem pelagem mais fofa, nariz achatado e são mais preguiçosos, além de terem tamanho um pouco maior.
Sabe o gatinho Mingau da Magali na Turma da Mônica? Ele é um gato da raça Angorá! Isso é bem perceptível tanto na aparência quanto na personalidade forte e, ao mesmo tempo, super apegada à sua dona!
Filhotes de gato Angorá são bem espertinhos
O filhote de gato Angorá é muito ativo e curioso desde pequeno! Ele gosta de brincadeiras que estimulem sua capacidade mental e odeiam o tédio. Por isso, sempre precisa de um estímulo. O Angorá filhote está na sua melhor fase para passar pelo adestramento e pela socialização. Ele já é muito inteligente e aprende rápido os truques. O melhor é que a atividade seja bem lúdica já que, como explicamos, o Angorá filhote gosta de ser desafiado. Além disso, o filhote de Angorá se dá bem com crianças e outros pets desde cedo, principalmente com a socialização. É importante manter os calendários de vacinação e vermifugação em dia para manter o pet saudável, além de oferecer ração específica para filhotes de gato.
A raça de gato Angorá tem predisposição à surdez
Infelizmente, o gato Angorá branco tem tendência maior à surdez. A explicação está nos genes: a combinação do pelo branco com os olhos azuis tem uma característica recessiva. Nos casos de Angorá com heterocromia, o lado em que predomina o olho azul pode apresentar a surdez. Apesar de não afetar muito sua saúde no geral, o Angorá surdo tem o costume de miar mais alto. Assim como os gatos da raça Ragdoll, o gato Angorá também pode desenvolver um quadro de cardiomiopatia hipertrófica, um problema hereditário que consiste no aumento do ventrículo esquerdo do coração. Outro problema genético comum na raça é a ataxia, que nada mais é do que a falta de coordenação motora e precisão nos movimentos do gatinho. A ataxia pode se dividir em dois tipos: hipometria, que é quando o gato se movimenta de maneira saltitante em passos curtos, como se estivesse pulando; e hipermetria, quando o animal se arrasta para andar em passos longos.
Antes de adotar ou comprar um felino da raça de gato Angorá, é muito importante pesquisar bastante e se certificar de que dará todo o suporte - emocional e veterinário - caso ele desenvolva alguma dessas doenças! Além disso, é preciso ter cuidado com a alimentação do gato Angorá. Eles são animais muito ativos e naturalmente gostam de escalar para alcançar lugares mais altos da casa e o excesso de peso pode atrapalhá-los. Além disso, o Angorá tem uma estrutura óssea frágil, que pode ter problemas para suportar o peso em casos de obesidade felina. Por isso, é importante controlar a quantidade de alimento oferecida ao bichano.
Cuidados: gato Angorá precisa de atenção especial em algumas partes do corpo
Pelagem: os pelos desta raça necessitam de muitos cuidados. Diferente de outros felinos, o gato Angorá precisa de banhos frequentes para evitar o acúmulo de sujeira, principalmente no Angorá branco, em que isso fica mais perceptível. As regiões mais propensas a sujarem são o rosto e as patas. Além disso, é preciso secar o Angorá com um secador para evitar o acúmulo de fungos e aparecimento de feridas. Outro ponto importante é criar uma rotina de escovação semanal dos pelos do gato Angorá para não criar nós. Durante a troca da pelagem, é necessário escovar o animal todos os dias. Haja tempo e paciência!
Tosa: como a raça Angorá possui uma grande quantidade de pelos, pode ser necessário realizar a tosa do gato para evitar que atrapalhe o dia a dia do pet. O excesso de pelos pode atrapalhar a locomoção das patas e ainda aumentar as chances do acúmulo de fungos no corpo do animal.
Unhas: o gato Angorá com unhas muito afiadas pode acabar se machucando ou machucando outros animais, principalmente durante brincadeiras. Por isso, o ideal é apará-las a cada 15 dias.
Dentes: os dentes de qualquer bichano necessitam de cuidados. Gato Angorá precisa escovar os dentes todo dia ou, no mínimo, três vezes por semana. Isso evita o acúmulo de sujeira nos dentes e formação de placa bacteriana, que podem levar a tártaro em gatos, mau hálito e outras doenças relacionadas à falta de higiene bucal.
Ouvidos: Como explicamos, a surdez é uma condição comum no gato Angorá, especialmente nos de olhos azuis. Desde filhote, o Angorá precisa de um acompanhamento médico para realização de exames frequentes de forma a garantir que esteja tudo bem no ouvido do animal.
Gato Angorá: preço muda de acordo com a cor
Afinal, quanto custa um Gato Angorá? A gente responde: quando se trata do Angorá, preço costuma ficar entre R$500 e R$3000. É uma margem muito grande, mas existem fatores que aumentam ou diminuem o preço. Gato Angorá com pedigree e já vacinado, por exemplo, são algumas condições que refletem no valor. Além do mais, quando falamos de gato Angorá, preço costuma variar principalmente de acordo com a cor da pelagem.
Para o gato Angorá cinza, preço geralmente é menor por ser mais popular, podendo ser encontrado por volta dos R$500. Já no Angorá branco, preço é mais salgado, podendo chegar a R$3000. Por isso, antes de comprar um gato Angorá Turco, preço precisa ser bastante pesquisado. Porém, o mais importante é ter certeza de que você vai comprar o gato em um lugar confiável, que ofereça bem estar e qualidade de vida aos animais.
Raio-X do gato Angorá: confira as principais características da raça
- Porte: Médio
- Média de altura: 45 cm
- Peso: 5 a 8 Kg
- Pelagem: Lisa, longa e sem subpelos
- Cores: Branco, cinza, preto, canela (ruivo), lilás e smoke
- Expectativa de vida: 12 a 18 anos
Redação: Júlia Cruz e Maria Luísa Pimenta
Publicada originalmente em: 16/10/2019
Atualizada em: 23/09/2021