O Ashera é um gato híbrido que não é tão conhecido quanto outras raças, mas que leva a fama de gato mais caro do mundo. Isso se deve à sua origem, já que, diferentemente dos bichanos que nós conhecemos, o gato Ashera foi criado em laboratório e é uma mistura de várias raças de felinos domésticos e selvagens. A ideia era reproduzir um animal com aparência exótica e, ao mesmo tempo, dono de uma personalidade dócil, carinhosa e sociável. Será que isso foi realmente possível?
Não dá para negar que o gato Ashera tem muitas qualidades e desperta vários olhares por onde passa. Ele tem tudo para conquistar um espaço no coração dos gateiros de plantão, mas exige um enorme planejamento financeiro antes. Para conhecer mais a fundo o Ashera - preço, curiosidades, comportamento do gato e cuidados -, o Patas da Casa preparou uma matéria especial sobre a raça. Veja abaixo!
Qual é a história da origem do Ashera?
Se você já ouviu falar em gato híbrido, provavelmente já deve estar familiarizado com raças como o Savannah e o gato Bengal. Um nome que é pouco conhecido, mas que pertence ao grupo de animais híbridos, é o Ashera. A grande diferença é que, ao contrário das espécies mencionadas, o gato Ashera não deriva de um cruzamento “natural” entre um animal doméstico e outro selvagem. Na verdade, a criação do felino foi totalmente planejada e feita dentro de um laboratório nos Estados Unidos.
Essa é uma das raças de gato mais recentes, que surgiu no início do século XXI. A ideia da criação partiu de Simon Brodie, um cientista que, junto de outros geneticistas, conseguiu reproduzir o Ashera pelo laboratório Lifestyle Pets. Para chegar ao resultado atual, foram necessários vários testes - todos manipulados geneticamente por meio da inseminação artificial - que misturaram o leopardo asiático, serval africano e raças de gatos domésticos.
O objetivo principal era alcançar um gato com características físicas típicas de um felino selvagem, mas que apresentasse um comportamento mais próximo dos gatos domésticos e pudesse conviver com os humanos em harmonia.
As características físicas do gato Ashera são únicas
O Ashera é um gatinho que parece muito com um leopardo selvagem e também lembra um tigre. Ele tem uma pelagem bem marcada com um aspecto rajado, o que traz esse ar de gato “selvagem” para a raça. Além disso, o tamanho do Ashera é outro aspecto que impressiona: ele pode ter mais de um metro de comprimento e pesar entre 12 e 15 kg. Por isso, é considerado um gato gigante. Outras raças que fazem parte desse grupo seleto são o Maine Coon, que é o maior gato do mundo, e o Ragdoll.
O gato Ashera tem um corpo bastante esguio, musculoso e robusto. Ele pode ser encontrado com diferentes tipos de pelagem, sendo elas:
- Ashera comum: é o tipo mais comum, caracterizado por uma pelagem creme com manchas marrons;
- Ashera da neve: é caracterizado por uma pelagem esbranquiçada com manchas de âmbar intensas;
- Ashera royal: é o tipo menos comum, caracterizado por uma pelagem creme com manchas ou listras pretas e laranjas;
- Ashera hipoalergênico: é idêntico ao Ashera comum, mas é uma versão mais apropriada para quem sofre com alergia a gato;
Personalidade da raça de gato Ashera é amigável e tranquila
Mesmo sendo um gato gigante e que deriva do cruzamento entre felinos selvagens e domésticos, o Ashera não é um animal agressivo. Esqueça a imagem de gato arisco e pense em um gatinho dócil, sociável e com um temperamento fácil de lidar: esse é o Ashera. Ele gosta de brincar, tem um certo apego com a família, mas ao mesmo tempo é independente e precisa de alguns momentos sozinho aproveitando a própria companhia.
A convivência com esse pet é muito tranquila, e ele tem um comportamento bem calmo, no geral. Mas isso não significa que ele não gosta de interagir. Pelo contrário, o gato Ashera adora se divertir ao lado da família, e deve ser estimulado fisicamente e mentalmente todos os dias. Brinquedos para gatos e outras atividades são super bem-vindas na rotina!
Com os tutores, a raça de gato Ashera é muito amigável. Isso vale também para o relacionamento com crianças. Já com desconhecidos, o gatinho pode não se sentir tão confortável e à vontade, então não espere que ele seja totalmente receptivo com quem ele não conhece. Nesses casos, é mais comum que o Ashera prefira ficar isolado.
Se você tiver outros pets em casa, não vai precisar se preocupar em aprender como socializar gatos. O Ashera pode estranhar esse convívio no início - assim como o outro animal -, mas logo eles viram melhores amigos!
6 curiosidades sobre o gato Ashera
1) O Ashera foi criado geneticamente em um laboratório.
2) A raça de gato Ashera é infértil para evitar cruzamentos inadequados com outras raças.
3) Por ser infértil, não existem criadores de gato Ashera.
4) A empresa responsável por criar exemplares de gato Ashera é a Lifestyle Pets.
5) A Lifestyle Pets produz cerca de 100 Asheras por ano, então a lista de espera é bem grande e concorrida.
6) Existe uma certa variedade da raça de gato Ashera. O bichano pode ter dois tipos de pelagem, e tem a possibilidade de ser um gato hipoalergênico.
Filhote de gato Ashera: o que esperar e como cuidar?
O gato Ashera filhote é, basicamente, como qualquer outro gatinho! Ele é esperto, curioso e vai explorar tudo que estiver ao seu redor nos primeiros meses de vida (e depois disso também). O que difere esse animal dos demais é que, por ser uma raça que foi criada geneticamente em laboratórios, o Ashera não tem acesso a amamentação, por exemplo. O processo de aleitamento é feito com fórmulas artificiais, mas geralmente o filhote é entregue para a família quando já passou desta fase.
Por isso, é importante estar atento à alimentação do filhote de gato e escolher uma ração apropriada para a idade do felino. Isso vai fazer toda a diferença no processo de crescimento e desenvolvimento do animal, então o tutor deve conversar com um veterinário de confiança. A aplicação de vacinas e vermífugos também deve ser orientada por um especialista.
Cuidados com a rotina da raça de gato Ashera
Escovação dos pelos: é fundamental manter uma rotina de escovação dos pelos do gato Ashera. Isso ajuda a evitar o acúmulo de bolas de pelos no organismo do animal, e mantém a pelagem mais bonita e saudável.
Dentes: a saúde bucal dos bichanos precisa de atenção. Para evitar quadros de tártaro em gatos e doenças periodontais, escove os dentes do Ashera pelo menos três vezes na semana.
Orelhas: é bom verificar o ouvido do gato Ashera pelo menos uma vez a cada duas semanas. Se precisar, limpe a região com produtos específicos de uso veterinário.
Unhas: mesmo com arranhadores disponíveis, é necessário cortar a unha de gato de vez em quando. Observe o comprimento das garras e apare quando elas estiverem muito compridas.
Caixa de areia: é importante manter a caixa de areia para gatos sempre limpa. A areia deve ser trocada regularmente e o tutor deve limpar o acessório com água e sabão pelo menos uma vez por semana.
O que você precisa saber sobre a saúde do Ashera?
Como a raça de gato Ashera ainda é muito recente, não se sabe muito bem sobre a possibilidade de doenças genéticas. Em alguns casos, pode ocorrer a má formação do feto, mas isso não é passado para frente, já que todos os gatos são estéreis e não tem a possibilidade de cruzar com outros animais.
Mas assim como qualquer outro pet, é importante manter uma atenção especial com a saúde do Ashera e realizar check-ups regulares. Além disso, manter as vacinas para gatos sempre em dia, bem como a vermifugação e desparasitação, também são cuidados necessários para evitar doenças e problemas de saúde.
Gato Ashera: preço da raça ultrapassa R$ 500 mil
O Ashera é considerado o gato mais caro do mundo, e não é por menos: quando se trata desta raça, o preço é em dólar e por isso vai depender bastante da cotação atual do país. Além disso, como existem pelo menos quatro tipos diferentes de gato Ashera, valor também sofre a influência do tipo de pelagem. No geral, os exemplares mais “tradicionais” podem custar em torno de $ 125 mil, que, em reais, ultrapassa R$ 500 mil. Ou seja, é muito dinheiro envolvido na simples compra desta raça!
O motivo é bem simples: o Ashera não existe na natureza. Ele só é criado em laboratórios. Claro que existem pessoas que gostam de ter um animal de estimação exclusivo como esse, mas a verdade é que a espécie de gato híbrido não deveria ser financiada desta forma. Existem vários outras raças de gatos ou até mesmo gatinhos vira-latas que são mais acessíveis e estão por aí doidos para terem uma família, basta procurar um gatil de confiança! Já se a sua vontade é de ter mesmo um gato Ashera, é bom se preparar bastante para desembolsar uma “pequena” fortuna para adquirir um exemplar da raça.
Raio-x do gato Ashera
- Origem: Estados Unidos
- Cores: creme com manchas marrons, branca com manchas âmbar ou creme com manchas ou listras pretas e laranjas;
- Personalidade: calmo, independente, sociável e adorável
- Nível de energia: alto
- Expectativa de vida: 16 anos
Redação: Juliana Melo