Você já viu um gato selvagem de perto? Existem raças de gatos, como a Bengal, que lembram muito uma onça ou jaguatirica filhote. É o caso de Massinha, exemplar da raça de gato que parece onça que se perdeu e, ao ser confundida com um animal selvagem, foi encaminhada pelo Corpo de Bombeiros para uma mata em Belo Horizonte. O caso ganhou repercussão nacional e, felizmente, acabou bem: Massinha foi encontrada e devolvida aos seus tutores.
Gato que parece onça: moradores acionaram os Bombeiros para resgatar o felino “ameaçador”
A história de Massinha teve uma reviravolta quando moradores de um condomínio no Belvedere solicitaram aos bombeiros que resgatassem um filhote de onça no local. Os militares, por sua vez, confundiram a gatinha de raça - avaliada em R$7mil - com um gato-do-mato.
Massinha foi capturada com uma rede e encaminhada para uma mata próxima. Seu resgate definitivo só aconteceu depois de horas de buscas realizadas pelo tutor Rodrigo Calil, acompanhado por pessoas da família e por alguns membros da ONG Grupo de Resgate Animal.
Além da aparência de um grande felino, outro motivo para a confusão foi o comportamento da gatinha, que não foi nem um pouco diferente do esperado para um gato doméstico perdido: ela estava assustada e um pouco arisca.
O equívoco também poderia ter acontecido com um gato da raça Savannah, cruzamento de um felino africano (Serval) com um doméstico. Comprido e magro, o Savannah faz parte do grupo de raças de gato gigantes. Com grandes orelhas pontudas e viradas para a frente, olhos claros, redondos e bem marcados, esse gato também tem uma beleza fora do comum.
Gata selvagem: raça bengal conserva características de grandes felinos
Um gato grande que parece onça: assim podem ser descritos os exemplares da raça Bengal. Fruto do cruzamento de um leopardo selvagem com um gato doméstico, o Bengal pode ter até 4 níveis de proximidade com felinos de grande porte, de modo que o Bengal F1 é o mais parecido com um leopardo, principalmente no temperamento. Isso significa que, sem a socialização adequada, esse é um tipo de gato que pode ser mais arisco.
Hoje em dia, é mais difícil encontrar um gato-de-bengala tão puro, já que infelizmente há muito poucos leopardos. No Camboja, a quantidade de leopardos-da-indochina teve queda de 72% em cinco anos. O animal se encontra na menor concentração já registrada na Ásia.
O Bengal F2 é fruto do cruzamento entre dois gatos Bengal F1. Já o Bengal F3 pode resultar do cruzamento de dois gatos F2 ou de um gato F1 e um F2. Por fim, o gato Bengal F4 é o resultado de um F3 com outro F3. Como você pode imaginar, as características selvagens vão ficando mais brandas quando mais distante o filhote de gato está do leopardo.
No caso de Massinha e da maioria dos gatos Bengal, o detalhe que mais chama a atenção é a pelagem, que mistura listras semelhantes às dos tigres com manchinhas arredondadas, características de animais como a jaguatirica, a onça e o leopardo, seu verdadeiro ancestral.
Massinha usava microchip para identificação. Veja outras formas de facilitar o resgate de um gato perdido
Todos os gatos conservam em si um instinto explorador, e com o Bengal não é diferente. Quem quiser criar um felino dessa raça precisa garantir que ele tenha um espaço amplo onde possa transitar livremente, mas que seja protegido por telas de proteção, para que o bichano não escape. A Massinha tem um microchip implantado que contém todos os dados do tutor, mas este não foi checado pela equipe de resgate. Foi uma situação fora do comum, mas fica o aprendizado: todo cuidado é pouco! Gatos podem - e devem - usar coleira e plaquinha de identificação. Seja um Bengal, um Savannah ou qualquer outra raça de gato, o melhor a fazer é facilitar ao máximo o reconhecimento do pet.