Existem felinos de diversas cores e o gato branco é um deles. Muitas raças de gato têm essa cor e os gateiros não negam: o branco influencia na personalidade desse felino que pode ser mais tranquilo que os bichanos de outras cores, como o gato preto e branco, por exemplo. Se você está afim de adotar um felino dessa cor e quer entender mais sobre a personalidade dele e como será o dia a dia com esse gato, o Patas da Casa preparou uma super matéria que vai te contar tudo sobre o gato todo branco. Confira!
Gatos de cor branca tem características físicas distintas
A cor branca está presente em muitas raças de gato e até os Sem Raça Definida (SRD) podem nascer brancos. Por esse motivo, o gato branco tem diferentes tipos de pelagem, tamanho e cor dos olhos. Mesmo assim, a maioria dos gatos brancos costumam desenvolver uma pelagem mais densa e altura média entre 23 e 25 cm.
Grande parte dos gatos brancos tem olhos de cor azul, mas isso não é uma regra, e você também encontra muitos gatos brancos de olhos verdes ou amarelos. Gato branco também carrega outra característica peculiar na visão: a heterocromia. Com essa condição, os olhos podem ter cores distintas, geralmente um olho de cor azul e outro de cor verde. Já a cor do focinho e almofadas das patinhas do gato branco é predominantemente rosa.
O formato do focinho tem diferenças entre um gato branco e outro, e ele pode ter um focinho mais largo e amendoado ou mais fino e triangular, dependendo da raça. Isso se repete no caso dos gatos brancos Sem Raça Definida, mas o formato do focinho do gato branco sem pedigree depende da disposição genética dos pais felinos - isso significa que se ambos os pais têm o focinho fino, o gato filhote branco vai ter o mesmo formato de focinho.
Gato Branco X Gato Albino: diferenças estão na cor da pele
Outra característica física do gato branco são os pelos mais curtos na altura das orelhas, que mostra bem os ouvidos do gato em um tom de rosa claro. Inclusive, esse detalhe nas orelhas é o que ajuda a diferenciar um gato branco de um gato albino: enquanto as orelhas e pele do gato branco são de um rosa mais intenso, o rosa na pele do gato albino é mais claro (incluindo as orelhas). Ou seja, caso a cor da pele do gato branco seja mais clara que o comum, é provável que ele seja albino, condição que é resultado de uma mutação genética. O gato albino também tem os olhos em tom azul mais claro.
Rag Doll e Angorá são raças de gato branco. Conheça outras!
Muitas raças de gato nascem com a cor branca, mas algumas raças têm mais predisposição a nascer com essa cor do que outras. É o caso do gato Persa branco, que carrega a paleta de cores no focinho, almofadas das patas e olhos da maioria dos gatos dessa cor. Ou seja, ele vai ter olhos marcantes do gato Persa em cor azul, verde ou amarelo. Já a cor rosa está no focinho e almofadas das patinhas do gato Persa. São outras raças de gato branco:
- Gato Angorá: esse felino super peludo e alto (eles alcançam até 45 cm) é oriundo da Turquia e a maioria deles nasce com a pelagem na cor branca. O gato Angorá branco não é muito quieto como as outras raças e ele tem uma personalidade brincalhona e se dá muito bem com crianças. Eles também têm boa longevidade e vivem até os 18 anos com muita saúde.
- Ragdoll: o gato Ragdoll branco é um pouco mais raro de encontrar e a maioria dos felinos dessa raça são brancos, mas com alguns detalhes no focinho, rabo e patas em tons de preto ou cinza. Isso se deve ao fato do primeiro Ragdoll ser resultado do cruzamento entre uma gata branca Angorá e um Gato Sagrado da Birmânia (ou Birmanês). O Ragdoll é um bichano carente e dócil, características herdadas do gato Birmanês.
- Turkish Van: o branco é predominante na pelagem dessa raça. A origem do gato Van Turco não é certa, mas especula-se que os primeiros sejam do Reino Unido ou Turquia. Ele é um felino de grande porte e um adulto de Van Turco tem até 30 cm de tamanho em uma pelagem média. A personalidade dele é sociável e o gato Van Turco se dá bem com outros pets.
- Khao Manee: essa é uma raça que só existe na cor branca, e os primeiros gatos nasceram em Bangkok, na Tailândia. De olhos amarelos ou com heterocromia verde e azul, o gato Khao Manee tem pelos curtos e orelhas levemente pontudas. Ele é de grande porte e um macho mede até 35 cm. A personalidade do Khao Manee é meiga e ele se dá bem com todo mundo: crianças, outros pets e até desconhecidos. Ele não nega um bom afago de ninguém.
- Gato Bobtail Japonês: é outra raça predominantemente branca com alguns gatos repletos de manchas pretas ou pretas e laranja - igual ao gato tricolor. Natural do Japão, os japoneses acreditam que o Gato Bobtail é um gato que traz sorte e é essa raça que protagoniza o famoso boneco e souvenir japonês de uma pata levantada que decora muitas casas por aí.
Outras raças como o gato Himalaio, a raça de pelagem cacheada Selkirk Rex, gato Russo, o American Curl de orelhas curtas e gato Manx são outros felinos que tendem a nascer com a pelagem totalmente branca.
Gato branco tem personalidade quieta e reservada
Comparado aos gatos de outras cores, dificilmente você vai ver esse felino aprontando por aí. O gato branco tem uma personalidade calma e gosta de ser discreto. Na hora de brincar, esses bichanos dificilmente vão ser afobados ou demonstrar muita energia, por isso são ótimos felinos para crianças ou para um lar com vários pets. A explicação para esse comportamento é que a cor branca os tornam mais caseiros - por isso é muito raro você encontrar um gato branco na rua.
Outro comportamento do gato branco é ser um dos bichanos mais carinhosos, ficando atrás da raça Siamês e gatos laranjas, mas isso só acontece após conseguir a confiança dele: extremamente tímidos, eles demoram a ganhar segurança e, no começo, podem ser muito ariscos e desconfiados. É por isso que muitos acham que o gato de cor branca é independente. Na verdade, ele só quer se sentir protegido. Porém, depois de um tempo eles vão apresentar sua verdadeira personalidade e se mostrar um felino extremamente leal e companheiro - e tudo isso sem muito alarde! O gato branco se movimenta de forma recatada e elegante.
Saúde do gato branco: audição é delicada e precisa de atenção
Gatos brancos têm predisposição a problemas na audição e isso acontece devido a uma condição genética relacionada à cor da pelagem e também à cor dos olhos do felino. Esse gato tem em seu código genético um gene chamado W, que traz o branco a sua pelagem e o azul dos olhos mas também está por trás da surdez neurossensorial congênita, uma anomalia que causa uma degeneração do ouvido interno. Por isso, a maioria dos gatos brancos são surdos.
No entanto, a cor de olho do felino também tem um papel importante: enquanto aqueles de olhos totalmente verdes ou amarelos têm menos propensão à surdez, aqueles de olhos azuis têm mais chances de não ouvir - tudo em decorrência do gene W. Agora, em caso de heterocromia, o gato vai ter uma surdez parcial: o ouvido ao mesmo lado do olho azul não escuta.
Porém, não há uma regra e nem todo gato branco de olho azul é totalmente surdo. Mas não deixe de cuidar da audição desse felino com o auxílio de um veterinário. Também é bom verificar o nível de surdez dele: se ele se assusta com toques e não responde ao seu chamado, ele pode ser surdo. Falta de interação com brinquedos barulhentos também é outro sinal de surdez congênita. Para driblar isso, incentive o olfato e visão desse felino - que podem ser mais aguçados - e realize muitas brincadeiras com gestos visuais.
Gato todo branco precisa de cuidado contra o câncer de pele
Assim como os humanos, o gato branco também tem menos melanina, o que gera maior propensão a problemas de pele, como dermatite felina ou um grave quadro de câncer de pele. Queimaduras também podem ocorrer e o ideal é que o tutor evite muita exposição desse gato à luz solar. Também não deixa de procurar um veterinário para indicar o melhor protetor solar para gato branco.
O gato branco também pode desenvolver problemas de visão em decorrência do gene W somada a ausência de melanina, que deixam os olhos mais sensíveis, principalmente os olhos azuis. Por isso, evite luzes fortes em casa e tenha uma rotina de limpeza das vistas desse felino com algodão e soro fisiológico.
Já os demais cuidados com gato branco também devem ser mantidos: se ele é muito peludo, realize escovação diária, tenha carinho com a audição dele e mantenha vacinas e vermífugos em dia. Ofereça ração de qualidade e de acordo com a fase de vida do animal. Enquanto o gato adulto precisa da manutenção de nutrientes, o gato filhote branco precisa de uma ração repleta de vitaminas para fortalecer o seu crescimento. Após a castração, faça uma nova troca de ração para gatos castrados para evitar a obesidade felina.
O que significa sonhar com gato branco: sorte e proteção!
Gatos são seres considerados místicos e gato branco é sinônimo de muita luz! Se na noite passada você sonhou com um gato branco, saiba que o significado depende do cenário e da sua reação diante do felino. Em caso de pesadelo com gato branco, é fundamental você estar alerta: eles são extremamente cuidadosos e têm uma forte intuição sobre tudo, e esse sonho vem como uma forma de mostrar que você deve ter mais cuidado com as coisas ao seu redor.
Mas ao sonhar com gato branco brincando ou no colo, fique tranquilo: esse sonho é sinal de limpeza e paz. Os gatos brancos são calmos e levam a vida com leveza, sem muito alarde. Então se ele apareceu em um sonho bom, isso significa que momentos de paz e tranquilidade estão por vir. Independente do sonho, acredita-se que eles carregam muita energia positiva. Sonho bom ou pesadelo com gato branco sempre vem com um sinal bom para você, basta ter atenção!
Agora, sonhar com gato cinza e branco também tem significados diferentes. Eles são felinos muito ativos e cheios de personalidade. Se o sonho foi bom, isso é sinal de coragem e determinação. Mas se você teve um pesadelo com gato dessas cores, tenha cuidado com o seu lado mais agressivo e estressado, pois eles também são muito ariscos!
Gato todo branco merece um nome criativo!
Gatos brancos são cheios de classe e vão esbanjar elegância e delicadeza por onde passam. Por isso, o nome para gato branco precisa estar à altura! Nomes curtos e criativos vão dar mais personalidade a esse felino, e até aqueles que têm condições auditivas vão precisar de um apelido criativo que faça referência a cor da sua pelagem e seu comportamento animal. Inclusive, existem muitos nomes para gato branco, veja alguns deles:
- Neve
- Algodão
- Nuvem
- Lua
- Elsa
- Arroz
- Gelo
- Leite
- Tapioca
- Pérola
- Luz
- Mingau
- Marie
- Snow
- Laka
Redação: Erika Martins
Edição: Mariana Fernandes