Ninguém pode negar: o gato branco é um dos preferidos dos gateiros de plantão. Charmoso e elegante, o gatinho de pelagem clara tem a fama de ser menos ousado, mais tímido e calminho do que outros felinos. Mas, o que poucos tutores sabem é que, por trás de toda essa beleza existe uma anomalia genética que pode causar a surdez. Parece mito, mas não é! Algumas pesquisas já comprovaram a teoria de que há uma relação entre a cor do pelagem do seu bichano e a alteração auditiva. Quer entender mais sobre isso? Chega mais que nós te explicamos!
Gato branco: entenda como a surdez está relacionado com a cor da pelagem do felino
Para entender melhor sobre a relação entre a cor da pelagem e a surdez é preciso se aventurar um pouco no mundo da genética. Acontece que, tudo começa no código genético do felino, mais especificamente no gene W, que está obrigatoriamente presente no gato branco. Nesse caso, não importa em qual DNA esteja inserido, o gene W sempre se sobrepõe aos outros. Segundo os estudos feitos pela International Cat Care, quanto mais claro o pelo do animal, mais forte está o gene W e, consequentemente, maior serão as chances do gato branco (principalmente se tiver o olho azul) ser portador da surdez congênita.
Mas, afinal, qual é o risco de surdez em um gato branco?
O estudo é claro: o risco de surdez em gatos brancos não é mito, principalmente quando se trata daqueles que têm os olhos azuis. De forma geral, os gatos surdos com a pelagem branca e com um ou dois olhos azuis representa cerca de 1,5% da população total. Nesse sentido, a probabilidade de um gato branco de olhos azuis ser surdo é cinco vezes maior do que a de um gato com pelagem e olhos de outras cores. Outro ponto ressaltado pela pesquisa da International Cat Care é que os gatos brancos com pelos mais compridos possuem três vezes mais chances de serem surdos bilateralmente. Além disso, fotofobia e visão reduzida em condições de pouca luz podem ser sentidos pelos gatos brancos e surdos.
Gato surdo: saiba como identificar os sinais de surdez no seu bichano
É comum que a família que convive com um gato surdo não perceba de imediato que o bichano não escuta. Afinal, por se tratar de um animal extremamente inteligente e independente, é provável que o gatinho se adapte muito bem ao ambiente e, com isso, compense a sua falta de audição com outros sentidos sem que você perceba.
Observando pequenos hábitos do seu amigo é possível desvendar esse mistério. Além de não reagir a estímulos auditivos, o gato surdo costuma miar mais alto do que o normal. Tropeços ao caminhar também podem ser um sinal de que algo não vai bem com a audição do seu pet, já que ao ter o ouvido afetado o felino pode ter problemas de equilíbrio. Ainda assim, é importante lembrar que, diante de qualquer dúvidas sobre a audição do seu gato é fundamental buscar a ajuda de um médico veterinário. Desta forma, você garante que o seu bigodudo tenha o diagnóstico, cuidados e tratamento correto.
Redação: Úrsula Gomes