Quando se trata de curiosidades sobre gatos, existe uma série de comportamentos que despertam dúvidas e até mesmo risadas entre os tutores. Ver um gato correndo do nada, por exemplo, costuma ser um deles e tem até nome científico para isso: Períodos Frenéticos de Atividade Aleatória (em inglês, identificado pela sigla FRAPs). Por mais que seja um comportamento engraçado, vale a pena observar a rotina do animal para entender a frequência e se o gatinho está manifestando outros sinais que possam indicar um problema de saúde. Para entender um pouco mais, veja algumas informações sobre o assunto e as razões por trás do gato correndo de um lado pro outro!
Gato correndo do nada: qual a explicação para esse comportamento felino?
Imagine a seguinte situação: você está sentado no sofá assistindo TV e, de repente, percebe o seu gato correndo de maneira desenfreada. Sem notar nenhum barulho ou movimento estranho, é comum que a primeira dúvida seja o que causou aquele comportamento felino, certo? Primeiramente, entenda que os gatos possuem os sentidos extremamente aflorados, ou seja, eles percebem estímulos que muita vezes passam despercebidos pelos tutores. Um simples flash de luz, um barulho de buzina na rua ou até mesmo um pequeno inseto passeando pelo chão da casa podem ativar o lado caçador do seu bichano. O resultado é um gato correndo de um lado pro outro como louco, escalando móveis e fazendo “posições esquisitas” em busca da sua possível presa. Além disso, é comum que esses picos de energia aconteçam em momentos específicos do dia, como após uma soneca e uma refeição nutritiva, que é justamente quando ele repôs a energia e está pronto para estimular a mente e o corpo.
Gato correndo de um lado pro outro pode indicar algum problema?
Se ver o seu gato correndo do nada já virou um costume, saiba que a probabilidade de algo estar incomodando o seu bichano é bem grande. Isso porque os Períodos Frenéticos de Atividade Aleatória também podem ser motivados por quadros clínicos, como problemas digestivos. Um gato que esteja com algum desconforto, por exemplo, pode correr pela casa na tentativa de aliviar os sintomas. Outro quadro que pode resultar nos picos de energia é a síndrome de hiperestesia felina, que é responsável pelo comportamento obsessivo nos gatos. Geralmente, a doença apresenta sinais como perseguição da cauda, mordedura ou lambedura excessiva e corridas ou pulos anormais e fora de controle.
Além disso, os Períodos Frenéticos de Atividade Aleatória também podem ser provocados pela disfunção cognitiva do seu bichano. Um gato idoso correndo de um lado pro outro, por exemplo, pode estar sofrendo de algum tipo de distúrbio, já que o envelhecimento provoca alterações no funcionamento do cérebro do animal. Justamente por isso, ao notar que o seu gatinho está apresentando comportamentos compulsivos é importante consultar um médico veterinário e, assim, tratar a raiz do problema com terapias específicas.
Saiba como agir com um gato correndo de um lado pro outro
Notou o seu gato correndo de um lado pro outro? O primeiro passo é observar se esse comportamento felino será seguido de outros possíveis sintomas. Caso o quadro ocorra de maneira esporádica, não é preciso se preocupar. Na verdade, tudo o que você vai precisar é de uma boa dose de brincadeiras e atividades que estimulem mais ainda a parte física e mental do seu bichano para gastar a energia dele. Por outro lado, se a atitude está muito frequente, é preciso ficar atento e marcar uma consulta com um veterinário de confiança.
Redação: Úrsula Gomes