Ninguém gosta de ter a privacidade invadida, e com os gatos isso não é muito diferente. Os bichanos prezam pelo próprio espaço e detestam quando alguém ultrapassa certos limites. Mas, por questões de segurança, alguns tutores acabam fazendo isso. Afinal, todo pai de pet que se preze gosta de saber que está tudo bem com seus filhos o tempo todo. Foi assim que uma tutora acabou descobrindo que seu gato laranja ficou incrédulo com uma decisão tomada.
Tutora instala câmera pet em casa e gato laranja não se conforma
O gato laranja Pirrakas mora com sua tutora em Astúrias, no noroeste da Espanha. Apesar da ideia de que todo gatinho dessa cor é sociável e tranquilo, uma decisão em particular da tutora não o agradou nem um pouco: ela instalou uma câmera pet em casa para monitorar o bichano no dia a dia. O grande problema é que o gatinho ficou totalmente incrédulo com isso e não se conformou nem um pouco.
Ao invés da câmera vigiar o gato, é o gato que vigia a câmera
No vídeo postado no TikTok da tutora, é possível ver a câmera monitorando todo o espaço da sala. O gatinho não aparece em um momento, e a legenda da imagem diz: “Dia 2 depois de colocar uma câmera para vigiar o gato”. Em seguida, a tutora movimenta o aparelho, fazendo uma visão panorâmica do cômodo, até que finalmente encontra Pirrakas.
O gato laranja está em cima da estante onde a câmera foi posicionada, encarando-a com uma expressão meio séria, e meio confusa. Basicamente, acontece uma inversão de papéis e não é mais a câmera que está vigiando o pet, e sim o pet que está vigiando a câmera! Assista a esse vídeo de gato engraçado abaixo:
@albamdliii JAJAJJAA #gatos #casa #viral ♬ Monkeyshine-JP - Lt FitzGibbons Men
Esse vídeo rendeu muito meme de gato e viralizou nas redes sociais, acumulando mais de 8,6 milhões de visualizações e 962 mil curtidas. Nos comentários, os internautas se divertiram com a reação do pet. “O gato: "Márcia, é sério isso Márcia??!”, comentou uma usuária.
Vale a pena instalar uma câmera para gatos e cães em casa?
Ter uma câmera pet em casa pode ser muito útil para tutores que passam o dia fora e querem se certificar ao longo do dia de que o animal está bem. Mas se por um lado os cachorros parecem não ligar muito para essa vigilância, a maioria dos gatos não curte muito essa “invasão de privacidade”, como o gato laranja do vídeo. No entanto, isso é mais uma questão de costume e, aos poucos, é provável que o bichano se adapte.
Existem vários modelos de câmera pet. As mais indicadas são aquelas que podem ser acomodadas em qualquer cômodo da casa e são conectadas a aplicativos de celular. Porém, também existem câmeras acopladas em comedouros automáticos que vigiam o animal na hora da alimentação; e até mesmo coleira com câmeras para gato, que filma tudo que o pet faz em primeira pessoa.