Todo gateiro de plantão já ouviu falar no gato Persa. A raça é considerada uma das mais populares, não apenas por conta da sua aparência fofinha e felpuda, como também por conta da sua personalidade amorosa e companheira. O Persa, gato adulto ou filhote, tem características inconfundíveis, como o focinho achatado e sua longa pelagem, mas ainda assim é bom conhecer um pouco mais sobre a raça antes de decidir ter um. Por isso, o Patas da Casa preparou um infográfico com as principais informações sobre o pet: desde quanto custa um gato Persa até números da raça e várias outras curiosidades. Vem com a gente e se apaixone!
Gato Persa branco não é o único que existe! Confira as cores e outras características da raça
Ainda que o gato Persa branco seja um dos mais queridinhos entre os fãs da raça, saiba que essa não é a única cor possível da raça. Na verdade, quando o assunto é a pelagem do Persa, o gato pode ter uma variedade imensa de cores que são classificadas em sólidas, diluídas, tigradas, bicolores, tricolores ou escaminha (também chamada de casco de tartaruga). Já deu para perceber que as cores do gato Persa são bem versáteis, né?
Além disso, existem características físicas que são únicas desse gatinho. Os pelos longos e sedosos do Persa, por exemplo, não passam despercebidos e, por serem abundantes e densos, deixam o bichano com uma aparência bem fofa. Além disso, a cabeça avantajada e redonda, bem como seus grandes olhos, patas curtas e focinho achatado são outros traços do gato Persa que facilitam o reconhecimento da raça.
Gato Persa gosta de ficar no colo e é muito afetuoso
Contrariando toda aquela história de que os felinos são animais distantes, o gato Persa é um daqueles que não dispensa um bom carinho e sempre está perto dos seus tutores. Aliás, curiosamente essa também é uma das raças de gato que ama ficar no colo! Doçura, sensibilidade e gentileza são alguns dos principais traços da personalidade do Persa. Gato é apegado com sua família humana, mas é bom não confundir isso com carência ou dependência: a raça se vira bem sem os tutores, e não vai se importar de passar algumas horas sozinha quando for preciso.
Bem calmo e tranquilo, o gato Persa não tem os instintos tão aflorados quanto outras raças. Por isso, é muito comum que ele seja definido como um gatinho preguiçoso. Ele é caseiro e prefere um bom cochilo do que escalar os móveis de casa. No entanto, é importante investir no enriquecimento ambiental para gatos horizontais, assim o gato Persa se exercita regularmente e não se entrega à vida sedentária.
A saúde do gato Persa é bem frágil, então é bom ter atenção
Apesar de muito fofinho, a saúde do gato Persa pode sofrer com vários probleminhas. O principal deles tem a ver com a sua respiração: esse é um gato braquicefálico e que tem várias limitações respiratórias por conta do focinho achatado. Por isso, o ideal é que o pet não faça muito esforço físico, ou pode ficar ofegante e cansado rapidamente.
Além disso, outros problemas que são típicos do gato Persa são:
- Tártaro
- Cardiomiopatia hipertrófica felina
- Glaucoma
- Doenças renais
- Displasia de quadril
- Dermatites
O ideal é visitar o veterinário uma ou duas vezes por ano para acompanhar a saúde do seu bichinho. Ah, e não esqueça de reforçar as doses de vacina para gatos anualmente, bem como a vermifugação. Essas são medidas importantes para prevenir doenças perigosas e aumentar a longevidade do pet. A castração de gato e gata Persa também é indicada e pode ser feita a partir de 6 meses.
Gato Persa, filhote ou adulto, requer alguns cuidados no dia a dia
Por ter uma pelagem bem longa e abundante, o gato Persa precisa ter seus pelos escovados diariamente para manter o aspecto bonito e saudável. Essa também é uma forma de evitar as temidas bolas de pelo que se formam no organismo do animal durante o processo de auto-limpeza, e até de evitar que os pelos se espalhem pela casa.
Outro ponto importante é que, por conta do formato do seu crânio, o Persa é um gato que tem maior propensão à formação de placa bacteriana nos dentes, o que, consequentemente, provoca o tártaro. Por isso, escovar os dentes do felino é um cuidado muito importante para cuidar da saúde bucal do bichano. Também é necessário manter a caixa de areia do gato sempre limpa, e colocar arranhadores à disposição do gato Persa para que ele possa afiar suas garras, bem como oferecer uma alimentação de qualidade e incentivar sua hidratação.
Quanto custa um gato Persa?
É fácil se apaixonar por um gato Persa por conta de toda a sua fofura e companheirismo. Felizmente, por ser uma das raças mais populares por aqui, você não precisa desembolsar uma grande quantia de dinheiro para ter um bichinho de estimação para chamar de seu. Quando se trata do gato Persa, preço varia entre R$ 2 mil e R$ 3 mil, e está longe de ser uma das raças mais caras por aí. No entanto, é bom ter uma atenção especial na hora de comprar um exemplar: prefira sempre um gatil de confiança e que possua boas referências de outros clientes. Se puder, faça umas visitas ao local para garantir que tanto o filhote quanto a mãe sejam bem tratados.
Redação: Juliana Melo