Talvez você já tenha se deparado com algum gato que parece tigre. Raças como Toyger, Mau Egípcio e American Shorthair são alguns exemplos de bichanos que poderiam muito bem se passar por tigres se tivessem um tamanho muito maior. Esses são os primeiros exemplos de gato que parece tigre que vêm à mente, mas a verdade é que todos os peludos possuem alguns traços que lembram bastante o animal selvagem.
Essa semelhança toda não é à toa: tanto o gato quanto o tigre fazem parte da família de felinos Felidae, assim como a onça. Os dois animais são tão parecidos que já viraram objeto de pesquisa. Segundo um estudo publicado pela revista Nature Communications, gatos domésticos e tigres compartilham 95,6% do genoma. O mais absurdo de tudo é que as características em comuns não são apenas físicas, mas também fisiológicas e comportamentais. O Patas da Casa te conta a seguir 6 semelhanças impressionantes entre o gato e o tigre!
1) Os olhos dos gatos e tigres são adaptáveis para o escuro
Você já reparou que a pupila do gato dilata e contrai rapidamente quando você liga ou apaga a luz? Isso acontece porque ela é adaptável e consegue se ajustar dependendo da iluminação. Esse traço é um resquício de seus ancestrais selvagens, que precisavam enxergar bem até mesmo durante a noite para caçar. Os gatos domésticos não precisam mais disso hoje em dia, mas a característica continua presente. Os olhos adaptáveis também estão presentes nos tigres, que usam dessa vantagem para garantir a caça de presas até mesmo em um ambiente sem muita luz, como no amanhecer ou entardecer.
2) Gatos e tigres são mais ativos durante a noite
Falando em amanhecer e entardecer, tanto os gatos quanto os tigres são animais de hábitos crepusculares. Isso quer dizer que estão mais ativos durante esses momentos do dia. A explicação para isso é que a manhãzinha e o fim de tarde são os momentos perfeitos para os tigres caçarem, já que as presas não conseguem enxergar tão bem quanto eles em ambientes com luz reduzida. Os gatos domésticos não dependem dessa adaptação hoje em dia e muitos deles conseguem alinhar bem seus hábitos com a rotina do tutor. Porém, em sua natureza, eles também costumam estar mais alertas nos horários crepusculares.
3) Afiar as garras é um hábito comum de gatos e tigres
Seja um gato que parece tigre ou qualquer outro, uma coisa é certa: os bichanos adoram arranhar tudo que veem pela frente! Eles não fazem isso porque querem estragar o sofá e os móveis da casa, mas porque afiar as garras é um hábito natural deles. O gato arranhando está apenas gastando sua energia e afiando suas unhas pontudas, além de também ser uma forma de marcar território. Assim como os nossos queridos bichanos, os tigres também apresentam o hábito de arranhar. Porém, no caso deles, as "vítimas" costumam ser troncos de árvores em vez de sofás. O objetivo é o mesmo, além de ainda ser uma forma de alongarem os músculos.
4) Gatos têm instinto predador assim como os tigres
Quem vê um gato ronronando para o tutor nem imagina que ele esconde um grande instinto caçador. Essa característica foi perdendo força na espécie com a domesticação, mas os gatos continuam sendo predadores naturais! Isso pode ser percebido quando o bichano corre atrás de possíveis presas, brinca como se estivesse caçando algo e desbrava um ambiente com uma grande curiosidade no olhar. Esse mesmo instinto está presente nos tigres, com a diferença de que eles o possuem em maior intensidade. Afinal, estão vivendo diretamente na natureza e precisam disso para sobreviver!
5) Gatos e tigres tomam banho de língua
O famoso banho de gato com a língua não é um comportamento exclusivo deles: tigres também fazem isso! Os gatinhos possuem uma língua áspera graças à presença de pequenos espinhos chamados "espículas" que conseguem remover diretamente todas as sujeiras e pelos soltos do corpo. Por isso, não há necessidade de banhos tradicionais com água e shampoo, já que eles mesmos tomam conta da própria higiene. Assim como os gatos domésticos, os tigres também possuem a língua áspera e fazem a sua própria limpeza do mesmo jeito que os bichanos.
6) Capacidade de saltar de locais altos
Uma das habilidades felinas mais impressionantes é a de pular de locais altos e ainda cair em pé. A estrutura muscular flexível, a força nas patas traseiras e o admirável equilíbrio dos gatos fazem com que eles deem impulsos surpreendentes ao pular. Por conta disso, conseguem saltar de locais muito altos como se fosse a coisa mais fácil do mundo. Apesar de os tigres terem um tamanho muito maior, eles também apresentam essa habilidade. Assim como os bichanos, os tigres podem saltar distâncias gigantescas, principalmente se estiverem envolvidos no meio de uma caçada. Sem dúvidas, gatos e tigres são animais extremamente habilidosos!