Poucas pessoas sabem disso, mas o cachorro tem umbigo. Agora você já parou para se perguntar se os gatinhos também têm?! Pois essa é uma resposta que pode te surpreender bastante. Como a maioria dos bichanos é bem peluda, fica difícil identificar essa parte do corpo do gato — se é que ela existe! Para descobrir se o gato tem umbigo, é só continuar lendo.
Afinal, será que gato tem umbigo?
Sim, o gato tem umbigo! Como são gerados dentro da placenta na barriga da mãe, os felinos — assim como os humanos e os cachorros — têm que ter umbigo. O umbigo nada mais é do que uma cicatriz de onde ficava o cordão umbilical, estrutura importante no transporte de nutrientes e oxigênio da mamãe gata para o filhote de gato durante a gestação. Depois do nascimento, esse cordão cai e dá origem ao umbigo.
Mas se o gato tem umbigo, por que é que a gente não vê? A resposta é muito simples: os pelos do gato não deixam! Eles cobrem a cicatriz (e, além disso, é uma cicatriz bem pequena, quase imperceptível na barriga do gato).
Quando o umbigo do gato cai?
O que cai, na verdade, é o cordão umbilical dos gatos. Assim que nasce, o filhote de gato ainda fica ‘preso’ a esse cordão por, aproximadamente, três ou quatro dias de vida, e depois desse período ele cai naturalmente. Vale dizer que não se deve cortar o cordão umbilical — é a própria mamãe gata que faz isso.
Onde fica o umbigo do gato?
O gato tem umbigo e, mesmo sendo difícil visualizar, não é impossível encontrar essa cicatriz. Ela fica localizada no abdômen do animal, logo abaixo da caixa torácica e próximo à última costela.
É mais fácil encontrar o umbigo enquanto você apalpa o corpo do gatinho. Durante o toque, você vai sentir uma pequena irregularidade nesta região, como se fosse uma bolinha. Para facilitar ainda mais a identificação, esse é um local onde normalmente não nascem pelos.
Porém, é importante destacar que cirurgias, como a de castração, podem cobrir a cicatriz e dificultar essa localização. Por isso, mesmo sabendo que o gato tem umbigo, não se preocupe se você não achá-lo.
Hérnia umbilical é um dos problemas mais comuns no umbigo do gato
Mesmo sem ter muita função depois do nascimento, existe um problema que merece atenção. Às vezes o gato tem umbigo que não cicatriza muito bem, o que geralmente abre portas para a hérnia umbilical. Essa complicação pode ter origem congênita ou ocorrer graças ao rompimento inadequado do cordão umbilical.
Intervenções dificilmente são indicadas, principalmente se for uma hérnia pequena, mas é importante acompanhar o caso junto a um médico veterinário de confiança. Se a hérnia expor órgãos internos, por exemplo, uma cirurgia pode ser necessária.
Também é importante verificar a presença de sintomas. Se tiver um gato com dor ou com a região apresentando sinais de inflamação ou infecção, não deixe de consultar um profissional. Ele vai indicar a melhor maneira de lidar com o paciente.