Você provavelmente já sabe que passear com cachorro é o momento preferido da vida dele e indispensável na rotina. Mas já se perguntou se é possível dar um gostinho de liberdade ao animal sem comprometer a segurança dele? Certamente o sonho da maioria dos cães é correr livremente por aí sem amarras, mas com certeza essa ideia desperta o pavor em pais e mães de pet mais cuidadosos. Se você nunca considerou comprar uma guia longa para cachorro, é hora de repensar isso. O acessório nada mais é do que uma guia bem maior que o habitual (alguns modelos podem chegar até a 10 metros de comprimento) que pode tornar o passeio mais divertido tanto para você quanto para o cãozinho. Mas não vai sair por aí com uma guia gigante, heim: o uso desse acessório para cachorro requer alguns cuidados importantes. Chega mais que a gente te explica!
Guia longa para cachorro: qual a vantagem do acessório?
Passear com cachorro requer muita atenção por parte do tutor, principalmente nos centros urbanos. Com a grande circulação de veículos que existe nesses locais, é necessário limitar o movimento dos cãezinhos para evitar que acidentes aconteçam. Alguns acessórios são indispensáveis na hora de passear com cachorro, como coleira, guia e até mesmo um bebedouro portátil para matar a sede do seu amigo durante a caminhada. A guia longa para cachorro ajuda a dar mais liberdade ao cãozinho sem perder o controle da situação. Assim como a guia de cachorro tradicional, ela possui um mosquetão que permite o encaixe diretamente na coleira ou no peitoral de passeio.
É normal ver algumas pessoas passeando com o cachorro sem guia e saiba que isso pode ser bem perigoso se o animal não estiver devidamente treinado. Barulhos muito fortes ou até mesmo a presença de uma cadela no cio próxima podem provocar a fuga do seu cachorro. Há uma lista de consequências possíveis: brigas, atropelamentos e até o desaparecimento do pet. Por isso, a melhor opção é andar com o cachorro sempre na guia ou investir em um adestramento focado no controle e obediência nessas situações.
A guia longa permite que o cachorro se afaste sem que você perca o controle dele. É ideal para parques, áreas verdes e praias - ou seja, locais em que não há circulação de carros ou bicicletas. É possível encontrar modelos em tamanhos variados, como 3, 5 e 10 metros de comprimento. Normalmente, a guia longa para cachorro é desenvolvida com um material mais resistente.
Uso da guia longa para cachorro requer cuidados
Por mais que a guia longa para cachorro seja atrativa, o uso precisa ser feito com bastante cuidado. Antes de mais nada, certifique-se de que seu cãozinho será capaz de se comportar mesmo com essa liberdade “a mais” concedida a ele. É importante conhecer o comportamento geral do seu animal antes de utilizá-la. Se o seu amigo de quatro patas tem o hábito de puxar a guia, por exemplo, o acessório mais recomendado ainda é a guia comum, que tem um tamanho reduzido. O mesmo vale para cães reativos, que podem brigar com mais facilidade, ou mesmo aqueles que costumam comer tudo que vê pela frente. Pode ser difícil dominar o animal nessas situações.
No geral, recomenda-se que a guia longa para cachorro seja utilizada somente em áreas abertas e com pouca ou nenhuma circulação de veículos e pessoas. Assim, por mais que o cachorro aproveite o passeio com o novo acessório, você garante que não acontecerá nada com ele. Praias mais vazias e campos abertos com baixo movimento podem ser uma boa ideia para aproveitar esses passeios mais livremente.
Guia de cachorro longa ou retrátil: qual a diferença entre os modelos?
A guia retrátil para cachorro é outra ferramenta bastante útil na hora dos passeios, mas que tem algumas diferenças quando comparada com a guia longa. Para começar, ela é uma opção de guia para cachorros pequenos. Cães maiores e mais agitados podem não se adaptar com esse tipo. Além disso, como o próprio nome já indica, trata-se de uma guia retrátil, ou seja, que pode aumentar ou diminuir de tamanho conforme o cãozinho se mexe. Mas, claro, é o tutor quem controla até que distância o cão pode chegar, pois existe um botão de “trava” que determina o comprimento da guia retrátil. Já a guia longa pode ser usada em qualquer porte, já que se adequa facilmente a todos os tamanhos de cachorro. Você só precisa escolher o comprimento que mais atende a sua necessidade!
Redação: Juliana Melo