A guia unificada para cachorro é uma opção que tem se tornado popular entre tutores de animais de porte médio e grande. Ela se ajusta ao tamanho do animal e ajuda a controlá-lo na rua. Isso porque este tipo de guia para cachorro é indicado para um cachorro que puxa no passeio, pois aplica pressão no pescoço do animal sempre que ele puxa. Esta técnica gera debates entre tutores e adestradores já que, se não for usada da maneira correta, a guia unificada pode machucar o cachorro — principalmente os mais agitados e resistentes aos comandos.
Está na dúvida sobre se o uso da guia unificada para cães funciona mesmo na hora de passear com cachorro? Confira mais detalhes sobre ela e seu funcionamento aqui embaixo!
Guia unificada para cachorro: como funciona?
Ao contrário de coleira para cachorro de pescoço ou peitoral, que são produzidas de acordo com o tamanho do animal e permanecem da mesma forma, a guia unificada é regulável. Ela é um item dois em um e funciona como coleira e como guia para passeios, além de ajudar no adestramento.
A guia unificada tem uma trava que determina o espaço disponível para o pescoço do animal: a coleira afrouxa quando o cachorro está relaxado e fica mais apertada quando ele se movimenta de maneira mais brusca ou se afasta do tutor na hora da caminhada. O objetivo deste aperto no pescoço é, justamente, passar para o animal a mensagem de que ele não pode se alterar ou fazer movimentos muito bruscos durante a caminhada na rua.
A guia unificada para cães é indicada para o adestramento dos animais médios e grandes
Mesmo com prós e contras, a guia unificada para cães pode ser usada para ajudar no adestramento de cães e, se o treinamento der certo, ela não causará desconfortos ao animal. O ideal, neste momento, é contar com a ajuda de um profissional para ajudar no processo de adestramento de forma segura — no momento do passeio e em outros.
Primeiro, é necessário ajustar a posição da coleira no animal: ela deve ficar atrás das orelhas e na parte de cima do pescoço. Assim, ao aplicar pressão, a parte mais sensível — onde ficam traqueia e esôfago — não vai ser prejudicada. Outro ponto importante do uso da guia unificada é a posição do cachorro: ele deve permanecer ao lado de quem está segurando o acessório, já que puxões da frente para trás podem ser prejudiciais e não vão oferecer o resultado desejado. Por fim, durante o uso, você deve deixar a guia confortável para reafirmar comportamentos positivos e aplicar pressão apenas quando o animal precisar ser corrigido.
Guia unificada: cachorro sente dor durante o uso ou medo do acessório? As vantagens e desvantagens do item
O uso da guia unificada para cães levanta discussões justamente porque o uso incorreto pode causar lesões no animal. Por isso, ela deve ser bem ajustada e fazer parte de um processo de adestramento positivo que engloba outros momentos e não apenas a hora do passeio. Assim, o cachorro vai conseguir se controlar melhor quando for para a rua e a correção pela guia vai se tornar menos necessária. O cuidado no processo de treinamento também é necessário para que esta guia para cachorro não gere medo ou desconforto no animal, já que, se isso acontecer, ele vai ficar mais inquieto e agitado e consequentemente associar os passeios e o item a algo ruim.
Comparada à coleira enforcador com correntes, a guia unificada tem a vantagem de ser feita com um material mais delicado, que tem menos probabilidade de machucar o animal. Depois da fase de adaptação e quando o treinamento dá certo, ela garante passeios muito mais confortáveis e seguros com animais de porte médio e grande.