Quem disse que é impossível criar cachorro grande em apartamento? Se o tutor estiver comprometido em fazer passeios regulares com cachorros de raças grandes - que têm muita energia para gastar - não há problema algum. Geralmente, quando falamos em raças de cachorro para apartamento, vem à mente miniaturas como o Pinscher, o Chihuahua, o Yorkshire ou o Bulldog Francês. Mas saiba que, com o adestramento correto, cães de porte grande como o Husky Siberiano e o Pastor Alemão também podem ser tornar excelentes companheiros! Continue lendo e descubra como cada uma dessas raças de cachorro se comporta dentro do ambiente doméstico e qual delas é a mais indicada para criação em apartamento.
Cachorro grande para apartamento: Husky Siberiano é sociável, mas um pouco barulhento
O Husky Siberiano lembra muito um lobo, não só por conta de sua aparência - com pelos acinzentados e olhos azuis - mas também por conta de um hábito muito peculiar: cachorros dessa raça quase não latem, preferem uivar. Não é por acaso: a raça Husky Siberiano é, de fato, muito próxima dos lobos originários de regiões frias e conserva alguns de seus hábitos mesmo quando criada em áreas urbanas. Ao fazer dele um cachorro de apartamento, o adestramento é indispensável para não criar problemas com os vizinhos, por conta do barulho alto da sua vocalização. Afinal, o uivo de um Husky Siberiano é tão potente que pode ser ouvido a quilômetros de distância.
Por outro lado, cachorros da raça Husky Siberiano são super sociáveis, gostam de brincar e se dão bem tanto com adultos, quanto com crianças. Sem falar na beleza desse animal, que encanta qualquer pessoa! Um cuidado necessário com qualquer cachorro grande para apartamento também se aplica a essa raça: se ele não gastar sua energia de forma adequada, por meio de passeios e brincadeiras, o Husky Siberiano pode desenvolver um comportamento destrutivo dentro de casa.
E o Pastor Alemão? É um bom cachorro para criar em apartamento?
A resposta é sim! A raça Pastor Alemão faz parte do ranking de cachorros mais inteligentes do mundo e vai aprender com muita facilidade a se comportar em um ambiente doméstico. Cães dessa raça sentem grande alegria quando são úteis aos tutores, protegendo-os de qualquer perigo e aprendendo vários truques. Mas isso não significa que se trata de um cachorro bravo: imponente e prestativo são os adjetivos mais adequados para o Pastor Alemão.
Um Pastor Alemão também é um companheirão para quem gosta de praticar esportes, como a corrida, e pode ser aquele incentivo que você precisava para levar uma vida menos sedentária. Como ponto negativo, está a sua baixa tolerância para convívio com outros cães. Aliás, não vai sobrar muito espaço para outros pets se você adotar um cachorro grande para apartamento como esse, não é mesmo?
Raças de cachorro para apartamento: o que considerar antes da escolha
Para ser o lar de um cachorro, apartamento precisa estar adaptado a ele, independentemente da raça. Mas, considerando o “estrago” que um cão de porte grande pode fazer, o cuidado também precisa ser maior. Um bom exemplo é em relação à varandas ou janelas: como tanto o Husky Siberiano quanto o Pastor Alemão são cães altos - podendo atingir cerca de 60 cm - eles têm mais facilidade para acessar esses espaços. Para garantir que eles não fujam ou se acidentem, é uma boa ideia instalar telas protetoras nessas áreas.
Outro cuidado, que vai preservar o bem-estar de todos que residem com o pet, é em relação às suas necessidades fisiológicas, que são bem mais volumosas que a de um típico cachorro de apartamento, como o Lulu da Pomerânia. Além de ter o compromisso de levar o cão de porte grande para fazer xixi e cocô na rua - carregando sempre o cata caca - os tutores também devem ensinar o pet a usar o forro de jornal, o tapete higiênico ou o banheiro inteligente.