Todas as raças de cachorro apresentam características que se destacam das demais. Enquanto alguns peludos podem ser mais medrosos ou super apegados ao dono, outras raças demonstram uma coragem e inteligência fora do comum. Seja para pastorear, proteger ou até mesmo atuar em missões de resgate, essas raças foram desenvolvidas para enfrentar desafios e tomar decisões rápidas. Confira quais são as 6 raças de cachorro mais inteligentes e destemidas que existem!
1) Border Collie
Considerada a raça de cachorro mais inteligente do mundo todo, o Border Collie também surpreende pela sua coragem. Criados originalmente para atuar como cachorro de pastoreio, esses peludos guiavam os rebanhos apenas com o olhar, sem nem morder ou latir para os animais. Só isso já demonstra o quanto esses cães são observadores e inteligentes, mas além dessas características, eles também são destemidos e estão sempre prontos para enfrentar desafios. Para se ter uma ideia, existem registros de cães da raça que conseguiram aprender mais de 1000 comandos. A alta energia do Border Collie associada à necessidade de atividades físicas e estímulos mentais diários, contribuem para essa coragem e ousadia do peludo.
2) Pastor Alemão
O Pastor Alemão é uma das raças de cachorro mais corajosas que você vai encontrar. Ele é destemido, inteligente e faz de tudo para proteger aqueles que ama. Ou seja, eles sabem exatamente quando uma ameaça se aproxima e como se comportar nesses casos. Não é à toa que essa raça é muito usada para atuar como cachorro policial, já que tende a ser destemido e obediente. Essas características têm tudo a ver com a origem desse ‘cãozinho’: eles foram criados para serem uma raça forte e imponente, mas capaz de obedecer e seguir regras. É por isso que eles conseguem aprender truques com facilidade e são considerados os cachorros mais confiáveis que existem.
3) Doberman
O Doberman é uma das raças de cachorro que foram criadas com um propósito específico: proteger. Assim como o Pastor Alemão, eles surgiram na Alemanha e foram desenvolvidos para atuar principalmente como cão de guarda. Por essa razão, essa raça tem facilidade em aprender comandos e está sempre em alerta, observando tudo ao redor. Como são cães protetores, eles não hesitam em atacar quando percebem que a família corre algum perigo, o que só demonstra o quanto eles são inteligentes e destemidos.
4) Boiadeiro Australiano
O Boiadeiro Australiano também faz parte das raças de cachorro criadas com o propósito de guiar o gado no campo. Mas diferente do Border Collie, o Boiadeiro precisava enfrentar alguns desafios durante o trabalho, como terrenos acidentados, calor excessivo e subidas íngremes. Por isso, essa raça tende a ser focada, observadora e extremamente inteligente. Ele consegue aprender comandos rapidamente, são ativos e possuem coragem de sobra para enfrentar desafios.
5) Cane Corso
Entre as raças de cachorro gigante mais imponentes, o Cane Corso apresenta uma aparência que costuma intimidar algumas pessoas. E essa característica física dele não é por acaso: sua origem remonta à época do Império Romano, quando foram criados para atuar em batalhas e proteger territórios de invasores. Com habilidades de combate e uma grande lealdade aos donos, o Cane Corso se destaca tanto pela coragem quanto pela inteligência, que são fundamentais para o instinto de proteção. Eles são cães atentos e conseguem identificar situações de riscos e agir rapidamente.
6) Pitbull
Considerado por muitos uma das raças de cachorro mais bravas que existem, o Pitbull sempre foi um cão utilizado para proteger territórios. Afinal, eles são destemidos, protetores e territorialistas, então fazem de tudo para cuidar das pessoas que amam ou da casa. Mas apesar dessa imponência toda, o Pitbull também é uma das raças mais inteligentes que você vai encontrar por aí. Ele é extremamente obediente e se esforça para aprender comandos que são repassados para ele. Além disso, essa raça é muito leal e carinhosa, principalmente com a família, então eles se empenham ainda mais em aprender só para agradar os tutores. Se bem cuidado e criado da forma correta e sem agressões, o Pitbull pode ser super controlado e obediente.