O termo gato polidáctilo não é muito comum quando falamos dos bichanos domésticos. Basicamente, a condição se trata de dedos extras na pata do gato, que pode se manifestar tanto nas patas dianteiras quanto traseiras. Herdada como um “defeito genético”, a polidactilia pode gerar dedinhos adicionais ao seu bichano que variam em número e estrutura, podendo funcionar perfeitamente ou serem apenas pequenos pedaços de tecido mole. Para entender melhor sobre o assunto, o Patas da Casa reuniu em uma única matéria tudo que você precisa saber sobre gatos de 6 dedos (ou mais). Dá uma olhada!
Gato polidáctilo: fatores genéticos definem esse tipo de felino
Se você notou alguns dedinhos extras na pata do seu gatinho, não precisa se desesperar! Embora seja conhecida como um “defeito genético”, a polidactilia não significa que algo está errado com o animal. Na verdade, gatos de 6 dedos são consequência de uma mutação genética em um gene dominante, o que favorece a formação de quatro a sete dedos nas patas do felino. As patas da frente costumam ser as mais afetadas pela condição, mas também pode ocorrer nas traseiras. Em alguns casos, o dedo extra tem a aparência de um polegar grande, fazendo com que seu pet pareça estar usando um pequeno par de luvas. Ainda assim, é extremamente raro que o bichano apresente polidactilia nos quatro membros.
Gatos de 6 dedos: a polidactilia pode até beneficiar os bichanos
Engana-se quem acredita que os dedos de gatos são apenas fofos. Eles são responsáveis por ajudar no equilíbrio dos bichanos. Por isso, quando se trata de um bigodudos com 6 ou mais dedos, os benefícios podem ser ainda maiores. Como o gato polidáctilo têm patas maiores e mais largas, ele é capaz de se equilibrar em diferentes superfícies, escalar, caçar e capturar suas presas com mais facilidade. A raça Maine Coon, por exemplo, era bastante conhecida por essa condição. Alguns estudos indicam que esses felinos apresentam cerca de 40% de chance de nascer polidáctilo. Isso se deve ao fato de que eles evoluíram para terem patas maiores e isoladas que facilitassem a movimentação em superfícies mais difíceis, como a neve. Interessante, né?
Dedos de gatos: membros extras pedem uma atenção especial do tutor
A pata de gato precisa de muitos cuidados e é super importante para a vivência do animal no dia a dia. Por isso, ainda que não exista nenhum problema de saúde específico associado ao gato polidáctilo, é fundamental que o tutor mantenha os cuidados diários com as patinhas do seu felino. Isso porque dedos extras são sinônimo de mais garras que podem crescer e machucar os coxins do animal. Para evitar possíveis ferimentos, é necessário cortar as unhas do gato com a frequência ideal. Nesse caso, lembre-se: apenas a camada de queratina que cobre a unha do pet deve ser retirada. Além disso, investir em acessórios específicos para o cuidado, como tesourinhas e cortadores próprios, pode tornar o processo mais seguro e confortável para o bichano.
Redação: Úrsula Gomes