A alimentação do filhote de gato passa por diferentes etapas. A primeira delas é a amamentação, onde o leite materno é a principal fonte de nutrientes dos pets. Porém, há casos em que gatos filhotes abandonados estão sem a mãe e não podem ser amamentados. Quando isso acontece, os tutores se questionam se pode dar leite para gato filhote ou não. Veja abaixo as indicações do leite artificial para gatos e os principais cuidados com a alimentação dos bichanos recém-nascidos!
Pode dar leite para gato filhote?
O leite materno é fundamental para o bom crescimento e desenvolvimento dos filhotes de gato no primeiro mês de vida. Nele, existe um componente muito importante chamado colostro, que é rico em nutrientes e estimula a imunidade dos bichanos. Por esse motivo, pode-se dizer que o leite para gatos filhote é como se fosse a base da alimentação dos pets nessa fase inicial da vida.
Nos casos em que o gato recém-nascido está sem a mãe por perto, existem duas possibilidades. A primeira é procurar uma ama de leite — ou seja, uma outra gatinha que esteja amamentando, mesmo — ou comprar um leite artificial para gatos. Nesse cenário, sim, pode dar leite para gato filhote (desde que seja um produto específico para esses pets).
Pode dar leite de vaca para gato filhote?
Quem pensa que gato pode tomar leite de vaca está muito enganado. Esse tipo de leite não possui os nutrientes que o filhote precisa e, além disso, pode fazer muito mal ao pet. O acúmulo de gases intestinais e quadros de diarreia são bem comuns após a ingestão do líquido, e são altas as chances de o filhote de gato sofrer com uma grave desidratação.
Na fase adulta, também é bom saber que muitos gatos têm intolerância à lactose. Por isso, em nenhuma hipótese pode dar leite de vaca para gato filhote ou adulto. O mesmo vale para leite de outros animais, como o leite de cabra.
Como funciona o leite artificial para gatos?
O leite para filhote de gato industrializado deve ser específico para a espécie, imitando o leite materno. Ele é formulado de acordo com as necessidades nutricionais dos felinos e pode ser encontrado facilmente em pet shops e lojas especializadas. De fácil preparo, basta diluir o pó em água morna, com temperatura ideal entre 37º e 39º. Em seguida, é só colocar em uma mamadeira e dar o leite para gato filhote com cuidado.
Qual o jeito certo de oferecer leite para filhote de gato?
O leite para filhote de gato deve ser colocado em uma mamadeira apropriada para esses animais. Para alimentar o recém-nascido, o ideal é que o gatinho fique de barriga para baixo na hora de beber o líquido. Isso vai evitar situações de afogamento. Não é necessário fazer nada além disso, já que o próprio pet é capaz de sugar o leite da mamadeira — se você apertar muito, por exemplo, pode acabar causando engasgos no gato.
Outro ponto importante é quanto ao tempo que o pet vai tomar o leitinho. No geral, o filhote de gato se alimenta exclusivamente do leite materno no período de um a dois meses de idade. Depois, começa a transição com a papinha, que dura em torno de 15 dias, e só então é que a ração de gato deve ser incluída na dieta do bichano.