“Meu cachorro não quer comer” é uma situação difícil para todo tutor. Afinal, não é muito comum se deparar com um cão que passa a recusar a ração de uma hora para outra. Na verdade, esses animais são conhecidos por serem gulosos e adorarem comer, sempre pedindo mais um pouquinho. Por isso, quando você encontra um cachorro sem apetite, isso logo liga o alerta sobre a saúde e o bem-estar do pet.
Mas você sabe o que há por trás de um cachorro que não quer se alimentar? A seguir, conversamos com a médica veterinária Tatiana De Vita para desvendar os motivos do comportamento, com dicas do que fazer quando o cachorro não quer comer. Confira!
5 motivos que explicam porque o cachorro não quer comer
Quando o cachorro não quer comer de jeito nenhum, a recusa em comer pode ter diferentes causas. Às vezes é uma simples questão de paladar, como também pode representar algo mais sério, como condições de saúde ou psicológicas. De acordo com Tatiana, existem diversos motivos pelos quais os cães podem não aceitar a ração. Entre eles, a especialista cita:
1) Estresse e mudanças na rotina;
2) Problemas de saúde associados à falta de apetite (como doença renal, por exemplo);
3) Falta de palatabilidade e atratividade da ração;
4) Local de alimentação inadequado ou sujo;
5) Problemas bucais.
Cachorro sem apetite: como identificar quando é um problema de saúde?

Um cachorro doente ou com algum problema de saúde pode apresentar a falta de apetite como um dos principais sintomas. Conforme a médica veterinária destaca, o tutor pode perceber se tem algo errado pelo próprio comportamento do animal. “Se ele não se interessa em buscar o local onde costuma comer, pode ser que ele esteja com falta de apetite causada por alguma doença associada”, revela.
Várias doenças causam a inapetência nos cães, como a doença do carrapato, gastrite, parvovirose e até mesmo doença renal. Problemas bucais, como o tártaro e a periodontite, também podem tornar a alimentação incômoda para o pet. Por esse motivo, conforme orientação da especialista, é fundamental verificar se há outras manifestações clínicas, como apatia, dificuldade de mastigação, vômitos ou diarreia.
Às vezes o cachorro não quer comer por causa da própria ração
Se o seu cachorro não quer comer ração, mas aceita outros alimentos, talvez o problema seja a própria ração. Trocas frequentes de marcas ou categorias (de uma ração super premium para uma premium, por exemplo) podem influenciar nesse comportamento do animal.
É o que explica a dra. Tatiana: “A troca frequente pode influenciar na falta de apetite, pois o sistema digestivo dos pets é sensível à mudanças e precisa de um tempo para se adaptar ao alimento novo, fazendo com que o animal possa rejeitar o alimento para evitar problemas digestivos, como vômito e diarreia, além de causar estresse e insegurança ao pet.”
Além disso, outras questões relacionadas com a ração de cachorro também podem influenciar na falta de apetite do pet. Se o pote de ração estiver mal localizado dentro de casa ou sujo, por exemplo, alguns cães podem deixar de se alimentar. O ideal é colocar o comedouro longe de onde o animal faz as necessidades, em um lugar tranquilo e sem muita movimentação. Também é importante limpar os potinhos com frequência para não acumular sujeira.
O que fazer quando o cachorro não quer comer?
A estratégia a ser adotada vai depender, principalmente, do motivo que deixou o cachorro sem apetite. Se for um problema de saúde, somente um médico veterinário poderá auxiliar na recuperação do paciente. Mas, segundo Tatiana, é sempre importante buscar oferecer alimentação de melhor qualidade, para que a aceitação seja melhor e ele esteja nutricionalmente mais suprido. A ração premium e super premium são ótimas opções para isso.
Outras dicas da especialista são:
- Oferecer o “mix feeding”, que é a mistura entre ração seca e sachês (lembrando de ofertar sachês completos e balanceados e respeitando a quantidade calórica diária);
- Garantir que o alimento esteja sempre bem armazenado e em local limpo, assim como suas vasilhas;
- Diminuir a quantidade de petiscos;
- Mudar o local de alimentação e, fazer desse momento um momento agradável para o cãozinho.
Se nenhuma dessas alternativas funcionar, pode ser necessário trocar a ração do cachorro.
Saiba quando é necessário procurar um veterinário!
Todo tutor deve conhecer muito bem seu animal de estimação para saber quando há algo de errado ou não. “Se for observado que o cão apresenta letargia, dor, vômito, diarreia ou outros sintomas físicos e não aceitou comer nada há mais de 24h, busque imediatamente o médico veterinário”, alerta a dra. Tatiana.
Na consulta veterinária, o profissional vai avaliar o estado de saúde do animal e identificar a verdadeira causa para o cachorro não querer comer. A partir deste diagnóstico, ele indicará o tratamento mais adequado para o animal.