A obesidade canina é um problema cada vez mais comum que pode comprometer seriamente a saúde e a qualidade de vida do seu pet. Mas como saber se o seu cachorro está acima do peso? E a partir de quantos kg um cachorro é considerado obeso? A seguir, reunimos as informações mais importantes para responder a essas perguntas, e indicamos quais são as melhores formas de cuidar de um cachorro obeso - com dicas de como evitar a obesidade em cães!
Como saber se o meu cachorro está acima do peso?
O primeiro passo é observar o corpo do seu cão. Um cachorro obeso geralmente apresenta acúmulo de gordura no peito e na barriga. Além disso, quando visto de cima, ele não apresenta “cintura” — aquela curvatura entre as costelas e o quadril. Além disso, se você não consegue sentir as costelas com facilidade ao tocar a lateral do corpo do cachorro, é um sinal de alerta.
Outros sintomas comuns de obesidade canina incluem:
- Euforia na hora de se alimentar;
- Falta de disposição;
- Dificuldade para respirar após pequenos esforços;
- Sonolência em excesso;
- Aumento de peso perceptível;
- Dores nas articulações devido ao excesso de peso.
Além desses sinais mais visíveis, outras alterações atingem o organismo do animal, como aumento da pressão arterial e cardíaca, além da predisposição à doenças endócrinas, como a diabetes em cães.
Como posso saber se meu cachorro está no peso ideal?
Uma das melhores formas de avaliar isso é utilizando o escore corporal do cachorro. Trata-se de uma escala que ajuda a determinar se o animal está abaixo, dentro do esperado ou acima do peso ideal, com base na estrutura corporal do pet. Essa avaliação deve ser feita preferencialmente por um médico veterinário de confiança - mas também existem tabelas de referência que podem auxiliar os tutores a descobrir isso.
Na escala de 1 a 9 do escore corporal, cachorro é avaliado da seguinte forma:
- Escore 1 a 3: indica cães muito magros e abaixo do peso;
- Escore 4 a 5: é considerado o peso ideal;
- Escore 6: indica cães acima do peso, mas não necessariamente obesos;
- Escore 7 a 9: sinal claro de um cachorro obeso.
Quantos quilos o cachorro é considerado obeso?
Geralmente, é considerado um cachorro obeso aquele animal que ultrapassa 15% do peso considerado ideal, acumulando gordura no abdômen e caixa torácica. No entanto, não existe um valor exato, uma vez que o peso ideal dos cachorros varia conforme a raça, idade e estrutura corporal.

Como cuidar de um cachorro obeso?
Ao identificar ou desconfiar de um cachorro obeso, é fundamental consultar um médico veterinário. Ele será responsável por avaliar as condições físicas do animal, definir o escore corporal exato dele e elaborar um plano de emagrecimento adequado para o seu amigo de quatro patas.
Uma das melhores formas de fazer um cachorro obeso perder peso é por meio da alimentação: existem opções de rações no mercado, como Purina® Pro Plan®, que são formuladas especialmente para cuidar da saúde e manutenção de peso do animal.
O alimento Pro Plan é completo e balanceado, possui menor quantidade de gorduras e até 20% menos calorias. Além disso, contém mais proteínas e mais fibras, ideal para ajudar na saciedade e perda de peso sem comprometer a nutrição. Com uma tecnologia de última geração, o alimento também inclui antioxidantes naturais, capazes de estimular naturalmente o metabolismo e facilitar ainda mais o emagrecimento saudável.
Além de escolher a melhor ração para cachorro obeso, outras dicas que podem auxiliar no processo de emagrecimento do animal são a prática de exercícios físicos e a redução de alimentos muito calóricos na dieta canina. Os passeios e as brincadeiras ajudam a queimar calorias e melhorar o bem-estar do cão; enquanto os petiscos devem ser oferecidos apenas moderadamente e seguindo as indicações da embalagem.
*Conteúdo produzido em parceria com Purina® Pro Plan®