As pulgas em gatos são um verdadeiro pesadelo na vida do bichano e do tutor. Esses parasitas minúsculos se alimentam do sangue do animal, causando coceira, alergias e até doenças mais graves. Além do desconforto para o gato, as pulgas se espalham rapidamente pelo ambiente, o que torna fundamental eliminá-las não só do pet, mas de toda a casa para acabar com a infestação de vez. Com algumas dicas simples, recomendadas por veterinários, é possível manter seu gato livre desses parasitas e garantir que sua casa também fique protegida. Confira as dicas de especialistas de como acabar com pulgas em gatos.
Como tirar pulga de gato?
Identificar a presença de pulgas em gatos é algo que todo tutor consegue fazer sozinho. Afinal, quando as pulgas entram em contato com o corpo do gatinho, eles apresentam sintomas que deixam claro que algo está errado, como se coçar excessivamente, presença de manchas vermelhas na pele e até morder a si mesmo. Para identificar se o gato está com pulga ou não, uma dica é olhar para o corpinho dele, já que é possível ver a olho nu as pulgas na pelagem do animal. Quando ele está infestado de pulgas, é possível observar pequenos pontinhos pretos na pele do gato.
Mas a maneira mais eficiente de como tirar pulga de gato é com o uso de medicações específicas. Existem alguns tipos de remédios para pulgas em gatos que possuem essa finalidade, como comprimidos, pipetas, sprays e a coleira antipulgas. Caso nada disso funcione, é possível que o veterinário recomende dar banho em gato com shampoos específicos para tratar esse problema. Vale lembrar que o banho nos felinos não é recomendado por especialistas, apenas em alguns casos, como a infestação de pulgas, carrapatos e sarna em gatos. Você também pode utilizar um pente específico para auxiliar na retirada dos parasitas da pelagem do animal.
Pulgas em gatos: limpar o ambiente é fundamental para eliminar esses parasitas
Agora que você já sabe como acabar com as pulgas do gato, é hora de descobrir como eliminar esse parasita do local em que o pet vive. Afinal, não adianta nada você retirar as pulgas em gatos e não eliminá-las do ambiente. Para se ter uma ideia, após a pulga se alimentar do sangue do hospedeiro, elas são capazes de depositar entre 30 e 50 ovos por dia no ambiente. Ou seja, elas são ágeis e podem se espalhar rapidamente, então para evitar que esses parasitas infestem novamente o bichano, é fundamental eliminá-las completamente de casa.
Para fazer isso, você deve aspirar todos os pontos da casa, como o chão, móveis e carpetes. Você não pode esquecer de limpar todos os cantinhos escondidos, como atrás do sofá, colchões e até o quintal. Depois de aspirar todos os pontos da casa, veterinários recomendam passar um pano com desinfetantes específico para pets em todo o ambiente.
Especialistas também recomendam lavar todas as roupas de cama, cortinas, capas de almofadas e qualquer outro acessório em que o gatinho tem o costume de ficar deitado. Para matar as pulgas ou qualquer ovo e larva que tenham ficado no tecido, o recomendo é usar água quente na lavagem.
Já para eliminar as pulgas do quintal, uma dica que os veterinários recomendam é contratar serviços de dedetização. Geralmente, é feita a aplicação de um inseticida, que pode ser tanto em forma de líquido ou de pó. Esse é um método muito eficiente e seguro, pois além dos parasitas absorverem esse produto e morrerem após algumas horas, ele também mata os ovos da pulga. Vale dizer que os produtos utilizados na dedetização, geralmente à base de piretroides, não são tóxicos para os gatos nem humanos, mas durante a aplicação é recomendado que o pet não fique no mesmo ambiente.
Para eliminar as pulgas em gatos, você também precisa lavar os acessórios do pet
Para acabar com as pulgas em gatos, você já percebeu que a limpeza do ambiente é fundamental, mas o mesmo vale para os próprios acessórios do gatinho. Não adianta nada tirar as pulgas do corpo do gato, eliminá-las do ambiente, mas não limpar os acessórios dele.
Para matar todas as pulgas e evitar uma nova infestação, você deve colocar a cama para gato, as cobertinhas, travesseiros, tocas e qualquer outro acessório que o pet tenha o costume de deitar para lavar. Você também deve usar água quente na lavagem, além de sabão ou detergente neutro para não dar alergia em gato. Os brinquedos, o comedouro para gatos e a caixa de areia também não devem ficar de fora dessa inspeção, mas nesse caso, é recomendado higienizar os acessórios apenas com detergente neutro e água quente para não causar nenhuma complicação na saúde do gato. Não se esqueça de aspirar muito bem os arranhadores para gatos e depois passar um paninho úmido para ter certeza de que todas as pulgas foram retiradas.