A caminha para gato é, muitas vezes, o lugar preferido do seu pet. Todo mundo sabe que os gatinhos amam tirar uma soneca, não importa qual seja a hora. Muitos passam a maior parte do tempo dormindo, podendo chegar até 16 horas de sono. Por isso, é importante que as camas para gato sejam as melhores e mais confortáveis possíveis para garantir bons cochilos e também uma boa noite de sono. Cada bichano tem um comportamento próprio, e é importante levar isso em consideração para descobrir qual modelo de cama para gato é mais apropriado para o seu peludo.
Preste atenção no tamanho, material e modelo da cama para gato na hora da compra
Sempre leve em conta a personalidade e as características pessoais do seu pet na hora de comprar a cama. Gato é um animal esperto que sempre vai preferir a opção que mais atende às suas vontades. Por isso, preste atenção nos seguintes pontos:
Tamanho da cama de gatos: Antes de tudo, a cama de gatos precisa ser do tamanho proporcional ao seu bichinho. Os modelos de tamanho único funcionam bem para gatos de porte médio, mas o ideal é escolher uma opção um pouco maior que seu pet para que ele consiga se esticar e ficar confortável. O bichano deve ter espaço suficiente para ficar confortável, então cuidado ao escolher os modelos mais fechados.
Material da cama de gatos: A parte interna das camas para gato costumam ser de borracha, mas se seu gato tem problemas articulares o enchimento de espuma visco elástica pode fazê-lo sentir melhor. Fique de olho se o gato tem alergias: nesse caso, o ideal são modelos com enchimento de lã, algodão ou penas. Na parte externa, o tecido de algodão e lã são bons para o inverno, pois esquentam bem. Já o feltro e o vime são os melhores para o verão, por serem mais frescos.
Modelo da cama de gatos: Existem diferentes modelos disponíveis para compra ou para você mesmo aprender como fazer uma cama para gatos! Escolha o que reúne as características mais adequadas ao seu gatinho. Um modelo fechado, por exemplo, é ótimo para aqueles que gostam de se aconchegar e não tem o porte tão grande. Já os abertos são ideais para os que gostam de mais espaço. Para aqueles que amam dormir enroladinhos, a cama redonda é a melhor.
A cama para gato estilo toca é aconchegante e confortável
A caminha para gato em formato de toca é muito aconchegante. Ela possui um buraco no meio por onde o gatinho entra e pode ficar dentro da sua própria casinha. Por ser bem macia e confortável, é ótima para os climas mais gelados ou para aqueles gatinhos que estão sempre com frio - especialmente os gatos sem pelos, que são mais vulneráveis às mudanças climáticas. Como o bichinho ficará dentro dela, também é perfeita para aqueles que amam se esconder. Mas pense bem no tamanho. Eles podem variar, mas as camas mais tradicionais geralmente são usadas por gatos de porte pequeno ou médio. Ela possui vários formatos e cores diferentes, além de modelos impermeáveis, que são ótimos para limpar.
A cama suspensa para gatos é perfeita para os que gostam de lugares altos
Essa é a caminha ideal para os gatos mais ágeis e que preferem ficar em locais altos. Elas ficam suspensas do chão e podem ser penduradas em paredes, pés de cadeira e janelas por meio de ventosas. Se seu gatinho ama ficar deitado na janela vendo a vizinhança, uma boa ideia é colocá-la nesse espaço, pois ele certamente vai adorar. A cama suspensa para gatos é resistente, mas antes de comprar confira quantos quilos ela aguenta e se é compatível com o peso do seu gato. Quando prender a caminha, garanta que esteja bem firme para evitar problemas.
A cama para gatos de almofada é ótima para gatos de diferentes tamanhos
As caminhas para gato em formato de almofada são umas das mais procuradas pelos pais de pet. Elas trazem conforto ao felino por ter um bom espaço aberto. Além disso, costumam ter preços bem acessíveis. A cama almofada é boa para qualquer tipo de gato e é a melhor opção para os filhotes. O material geralmente é de microfibra e podem ter muitos tamanhos, cores e estampas, além de variados formatos. Lembre-se sempre de que o gato não é fã de muita movimentação por perto, mas gosta de estar perto da família e ver o que acontece na casa. Então, coloque a cama de almofada em um lugar tranquilo, mas próximo o suficiente das pessoas para que ele se sinta acolhido.
Redação: Maria Luísa Pimenta