O gato Siamês é uma das raças de gato mais populares do Brasil e do mundo. Ele encanta não apenas pela aparência fofinha e as cores marcantes, mas também pelo jeito carismático e perspicaz. Para quem não sabe, o gato Siamês está entre as raças de gato mais inteligentes que existem. Embora não haja um “ranking de inteligência felina” igual acontece com os cachorros, é possível observar alguns comportamentos que determinam se um gato é mais inteligente do que os demais.
No caso do Siamês, existem várias características que, juntas, fazem com ele seja um bichano muito esperto. Pensando nisso, o Patas da Casa reuniu algumas informações sobre o temperamento do gato Siamês, confira!
O gato Siamês é muito inteligente e curioso
A inteligência do gato Siamês puro tem muito a ver com a enorme curiosidade da raça. Esses bichanos são exploradores natos que gostam de se aventurar pela casa e perseguir presas. Por isso, são considerados animais com um comportamento agitado e muito ativo. Eles têm energia de sobra para correr, pular e brincar, mas também podem ter momentos de quietude de vez em quando. A parte boa é que, apesar de ser uma raça carinhosa e apegada com a família, o gato Siamês também tem uma personalidade bem independente. Ou seja, ele consegue se virar sozinho quando precisa - um outro traço que mostra o quanto esses bichanos são inteligentes!
É possível ensinar truques ao gato Siamês, mas processo exige paciência
Por ser uma das raças de gato mais independentes que existem, o Siamês é o tipo de felino que não acata ordens com facilidade e pode ser um pouco teimoso. Ele faz o que tiver vontade e o que o instinto mandar. No entanto, não quer dizer que não seja possível educá-lo e até ensiná-lo alguns truques. Na verdade, adestrar gatos da raça siamesa é uma ótima ideia para gastar energia e estreitar as relações com o pet - mas você deve ter em mente que o processo de aprendizagem dos bichanos é bem diferente dos cachorros.
O gato Siamês é observador, mas assim como a maioria dos felinos, pode se entediar com facilidade. Por isso, o ideal é apostar em treinos diários mais curtos, de até 5 minutos, no máximo, sempre utilizando recompensas no final. Os petiscos para gatos - sejam sachês ou snacks comerciais - são ótimos para prender a atenção dele!
Sociável, o gato Siamês é uma companhia ideal para qualquer família
Uma das principais características de um gato inteligente é a facilidade que ele tem de se relacionar com outras pessoas e animais. Nesse aspecto, o gato Siamês puro se destaca bastante! Ele é dócil e muito amoroso com a própria família, inclusive é considerado uma das melhores raças para quem tem crianças em casa. O gato Siamês também costuma se dar bem com outros animais de estimação. A única exceção é a relação com estranhos, já que esses bichanos costumam ficar um pouco mais retraídos perto de quem eles não conhecem. A socialização é uma boa forma de evitar que isso aconteça.
Comunicação é praticamente o sobrenome do gato Siamês!
O gato Siamês é extremamente comunicativo. Ou seja, se prepare para muitos miados pela casa! Ele vai tentar “conversar” com você sempre que puder - e, para isso, pode vocalizar bastante. Mas, muito além dos miados de gato, o tutor também deve entender o mínimo de linguagem corporal felina, pois o Siamês também tem outras formas de comunicação, como o seu famoso olhar expressivo. Então, por ser um gato inteligente e que é muito bem articulado, mesmo sem usar palavras o gato Siamês sempre consegue “falar” o que quer.
E quanto custa um gato Siamês?
Para quem sonha em ter um gato Siamês, preço da raça costuma variar entre R$ 1.000 e R$ 3.000. Alguns fatores que influenciam no valor final são o sexo do animal, características físicas e linhagem genética. Para adquirir um gato de raça com segurança, pesquise muito bem quais são os gatis mais confiáveis da sua cidade. Mas lembre-se: abrir as portas para um animal de estimação é uma responsabilidade que se leva para toda a vida. Para quem não sabe quanto tempo vive um gato Siamês, a resposta é de 12 a 15 anos, então o tutor precisa estar preparado para passar longos anos cuidando de todas as necessidades do bichano, que envolvem alimentação, hidratação, consultas veterinárias e muito mais.
Redação: Juliana Melo