Se você tem um pet há longos anos, deve estar cansado de saber que passear com cachorro é fundamental para a saúde e bem-estar dele. Esse é um cuidado que não pode faltar no dia a dia do peludo: os passeios deixam os cães mais felizes, relaxados, mas também livre de doenças que poderiam ser evitadas. Mas o que será que acontece com o corpo do cachorro se ele parar de passear? Veja a seguir quais são as consequências se você deixar de passear com o cachorro.
Parar de passear com cachorro pode influenciar no ganho de peso
A questão mais óbvia é que sem os passeios regulares o pet pode ter ganho de peso. Sem passear com cachorro, eles tendem a se tornar sedentários e podem desenvolver a obesidade canina - uma condição que vai muito além da estética. Um cachorro obeso é bem mais perigoso do que parece, pois ele apresenta um risco muito maior em desenvolver várias doenças. A diabetes em cães, por exemplo, pode causar uma série de complicações que envolvem problemas de visão, infecções, doenças renais e dermatológicas. Para reverter o quadro, o cão precisa ingerir uma quantidade de calorias menor do que consegue gastar e realizar exercícios físicos diariamente. É por isso que passear com o cachorro é uma atividade física excelente para evitar a obesidade.
Parar de passear com o cachorro aumenta o risco de doenças cardíacas
O que acontece com o corpo do pet quando ele não faze exercícios físicos é muito parecido com o que aconteceria com o seu. Passear com cachorro ajuda a reduzir as calorias e o índice de gordura corporal do animal, e isso é muito importante para evitar um outro tipo de problema bem mais perigoso: as doenças cardíacas. O excesso de gordura no organismo obriga o coração do cachorro a trabalhar mais do que deveria para bombear sangue para o restante do corpo, o que pode provocar uma sobrecarga cardíaca e até infarto no animal. Ou seja, o passeio com cachorro melhora a circulação sanguínea e fortalece o coração, já que ajuda a eliminar a gordura corporal.
Deixar de passear com cachorro afeta os ossos e músculos
Existem várias doenças que podem atingir os ossos do cachorro e até afetarem a locomoção animal, como artrose, artrite e osteoporose. Mas o que elas têm a ver com o passeio de cachorro? Absolutamente tudo! O cachorro passeando diariamente é fundamental para o fortalecimento dos ossos e dos músculos do pet. Se o cão não tem o hábito de fazer caminhadas e se exercitarem, os músculos, ossos e articulações tendem a enfraquecer, o que afeta a mobilidade e flexibilidade do cão e aumenta os riscos de fraturas. É por isso que, durante a fisioterapia para cachorro, os pets caminham para recuperar o movimento e força dos músculos.
Não passear com cachorro deixa o animal estressado e ansioso
Passear com cachorro não é um hábito que faz bem apenas para a saúde física do animal. Passeio, cachorro e saúde mental também andam lado a lado. Os passeios são uma forma de estimular a mente dos cães, porque permite que o animal explore novos ambientes com o faro, socialize com outros animais, marque território e gaste a energia acumulada. Além disso, o cachorro passeando libera endorfinas durante o exercício. Como resultado, ele se sente mais relaxado. Os passeios são o segredo para deixar o cachorro estressado e ansioso bem mais tranquilo e longe de comportamentos destrutivos.
Como passear com cachorro adequadamente?
Diante todos os riscos que o sedentarismo pode causar na vida dos cães, fica mais do que claro que você não pode deixar os passeios de lado. Mas como passear com cachorro da maneira correta? Antes de mais nada, é preciso organizar qual é a melhor forma de incluir esse cuidado na rotina do pet. Por exemplo, se você tem um cachorro energético de porte grande, como é o caso do Golden Retriever, o recomendado é que o animal passeie 2 vezes ao dia por aproximadamente 1 hora. Por outro lado, se você tiver um Shih Tzu, um passeio entre 30 a 60 minutos já é o suficiente.
Outra dica é estabelecer uma rotina de passeios para reduzir a ansiedade canina. Os cães adoram rotina, então é importante definir um horário fixo para os passeios. O horário mais seguro para levar os cães para passear é antes das 10 da manhã e depois das 16 da tarde, quando o sol já não está tão forte. Além disso, para um passeio seguro, é fundamental que o animal esteja usando uma coleira para cachorro e guia adequada ao tamanho dele.
Passeador de cachorro é uma boa opção para quem não tem muito tempo
Não tem tempo que gostaria para incluir esse cuidado tão importante na rotina do seu cachorro? Calma que existe uma solução: um passeador de cachorro. A rotina corrida tem sido um grande desafio para os tutores que desejam incluir os passeios no dia a dia do cão. É por isso que, em muitas cidades grandes, é comum encontrar passeadores com cachorros pelas ruas. Esse é um serviço que está em alta e que está sendo muito valorizado pelos donos de pets que não abrem mão do passeio com cachorro. Em média, o serviço de passeador de cães custa de R$30 a R$60 por hora, mas alguns profissionais oferecem pacotes mensais que podem reduzir o valor total e compensar mais que o passeio avulso. Se você quiser uma caminhada exclusiva para o seu cachorro (ou seja, sem outros animais juntos com ele na caminhada), esse valor pode aumentar.
Antes de escolher um passeador de cachorro, é importante você buscar referências entre os vizinhos e outros tutores e se certificar de que o profissional tem preparo para lidar com diferentes situações que envolvem um passeio seguro e com bom gasto de energia para o pet.