O fascínio pelo universo felino não é de hoje! Há milênios eles carregam a fama de serem seres místicos, dotados de um sexto sentido quase mágico e irracional. Mas por que será que isso acontece? Grande parte dessa crença está atribuída ao fato de que os gatos são capazes de pressentir situações que ultrapassam seus instintos selvagens. Essa afirmação até que tem sentido, mas não tem nada a ver com magia. Acontece que os felinos possuem particularidades anatômicas que acabam aumentando a sensibilidade deles para detectar certas situações. É por essa razão que existem coisas que gatos podem prever que são surpreendentes aos olhos humanos. Ficou curioso para saber quais são elas? Venha conferir os 5 fatos que provam que os gatos são capazes de prever situações.
1) Gatos podem prever a morte de alguém
Desde a antiguidade, os felinos são injustamente associados a presságios de má sorte, como a crença de que cruzar com um gato preto é sinal de azar - mas isso não passa de uma mera superstição sem fundamento. Os felinos até possuem comportamentos difíceis de compreender, mas para tudo existe uma explicação racional. Por exemplo: muitos acreditam que gatos são capazes de pressentir a morte de um ente querido, e isso de fato é verdade. De certa forma, a explicação para essa afirmação está associada aos sentidos do felino, mas não ao sexto ‘sentido’ que as pessoas imaginam. Na verdade, os gatos conseguem prever a morte de pessoas devido ao olfato, um dos cinco sentidos tradicionalmente conhecidos. Devido a sua alta capacidade olfativa, eles conseguem detectar mudanças físicas no organismo humano que antecipam a morte e passam despercebidas por nós humanos.
2) Gatos podem prever terremotos e outros desastres naturais
Assim como muitos animais, os gatos podem prever terremotos e a aproximação de outros desastres naturais. Isso não tem nada a ver com a magia e espiritualidade felina, mas com os sentidos super apurados que os gatos possuem. A explicação por trás dessa habilidade está relacionada às mudanças físicas que antecedem os desastres, como o aumento da pressão atmosférica e dos movimentos da terra.
A grande maioria dos animais conseguem sentir essas alterações, especialmente porque eles se orientam pelo campo magnético da terra. Ou seja, eles conseguem sentir a direção e a força do campo magnético mudando antes de terremotos, tsunamis e erupções vulcânicas acontecerem. Inclusive, é devido a essa sensibilidade que os cães fazem cocô alinhados ao campo magnético da terra. O mesmo vale para para furacões e tornados, já que os gatos e alguns animais conseguem sentir a mudança dos ventos e da pressão atmosférica. Normalmente, os animais ficam mais agitados antes desses eventos.
3) Gatos podem prever diabetes e ataques epilépticos do tutor
Não é nenhuma novidade que existem cães de serviço treinados especificamente para alertar os tutores sobre as condições de saúde que carregam, como a diabetes e epilepsia. A missão deles é alertar os tutores sobre episódios convulsivos ou de crises diabéticas antes mesmo delas acontecerem. Mas você sabia que os gatos também conseguem pressentir esses acontecimentos? Isso acontece devido ao olfato felino. Eles simplesmente conseguem detectar alterações nos níveis de açúcar do sangue. Em relação às crises epilépticas, os gatos conseguem pressentir que elas vão acontecer pois o corpo humano libera um odor que é perceptível ao felino.
4) Gato sente quando o tutor está triste
Os felinos não são capazes de pressentir quando o tutor vai ficar ficar triste, mas conseguem perceber claramente quando ele se sente angustiado ou deprimido. Segundo a pesquisa “Reconhecimento de emoções em gatos”, desenvolvida por pesquisadores da Itália, os gatos são capazes de reconhecer o estado de ânimo do tutor pela audição e observação visual. É por essa razão que os gatinhos ficam mais carinhosos e companheiros quando o dono está triste, e mais empolgados quando ele está feliz.
5) Gatos sabem que vai chover
Quando uma chuva ou tempestade se aproxima, os gatos também são capazes de sentir. É por isso que o gato com medo de chuva procura por um lugarzinho para se esconder e se aconchegar antes mesmo da água cair. Essa percepção acontece devido a outro sentido felino: a audição do gato. Diferente da audição humana que detecta frequências de até 20.000Hz, a audição felina é capaz de alcançar 65.000Hz. Ou seja, eles conseguem escutar os barulhos do trovão e da chuva se formando, mesmo que a quilômetros de distância. Além disso, eles também conseguem sentir as mudanças na pressão atmosférica.