Para quem gosta de cachorros pequenos, o Papillon pode ser a companhia ideal. A raça pode até não ser uma das mais populares aqui no Brasil, mas a verdade é que esse cãozinho tem todas as qualidades que procuramos em um cachorro. Além de não ocupar um espaço muito grande, o Papillon - filhote ou não - é um parceiro muito leal, dócil e amoroso. Para desvendar as principais características do comportamento desse cachorrinho, o Patas da Casa preparou uma matéria super especial. Dá só uma olhada e tire suas dúvidas!
Papillon: cachorro consegue conquistar o coração de qualquer um!
A raça de cachorro Papillon pode até ser ter um tamanho pequeno, mas tem um coração gigante! Não é à toa que é muito fácil se apaixonar por um cachorro Papillon: os bichinhos dessa raça têm um jeitinho muito particular de conquistar todos a sua volta. Isso porque, apesar de estarem sempre prontos para receber carinho, esses cachorros também são muito compreensíveis e não chegam a ser sufocantes e nem muito grudentos. Aliás, vale ressaltar que, diferente de raças de cachorro mais carentes e que demandam mais atenção, o Papillon também consegue lidar muito bem com alguns momentos sozinho - e o melhor de tudo: sem destruir a casa.
Mas atenção: se você tem um Papillon filhote, nada de deixar seu amiguinho desamparado, hein? Todo filhote de cachorro demanda mais cuidados e é fundamental não deixar faltar nada ao cãozinho, principalmente na parte de dar muita atenção e carinho.
A personalidade e o temperamento da raça Papillon
As pessoas geralmente têm uma visão de que os cachorros menores são mais agitados e barulhentos do que os outros. E pode até ser que alguns cãezinhos sejam assim, mas com a raça de cachorro Papillon isso é totalmente diferente. Esses animais, na verdade, são muito dóceis e bastante obedientes - e é muito difícil ter qualquer tipo de problema de comportamento com esta raça. Inclusive, uma das grandes vantagens do cachorro Papillon é justamente a sua inteligência. Não é à toa que eles estão na lista das 10 raças de cachorro mais inteligentes que existem, né? Esses cachorros tem muita facilidade em aprender as coisas e normalmente obedecem todas as ordens do seu tutor.
Vale ressaltar que, assim como todo cãozinho, é uma raça que precisa de exercícios e brincadeiras todos os dias, principalmente o filhote de Papillon. Apesar de não serem muito agitados, eles também precisam gastar energia, né? Por isso, além dos passeios diários, uma boa maneira de também equilibrar isso é investindo em brinquedos interativos que estimulam ainda mais as habilidades cognitivas do seu amigo!
Papillon: raça se adapta muito bem a apartamentos e casas pequenas
Pequenos, os cachorros da raça Papillon conseguem se adaptar muito fácil a qualquer ambiente. Por isso, para quem procura cachorros para apartamentos, quitinetes e casas menores, isso é ótimo. O cãozinho realmente não necessita de um grande espaço para ter uma boa qualidade de vida. Além disso, uma das grandes vantagens desse animal é que o cachorro Papillon não tem o hábito de latir com frequência, e só o faz em situações realmente necessárias, quando ele quer alertar o seu tutor de alguma coisa, por exemplo. Por isso, a convivência com os cãezinhos costuma ser bem tranquila.
Papillon: cachorro tem um preço acima da média
Por se tratar de uma raça ainda pouco conhecida e que, consequentemente, não é tão popular, os preços de um cachorro Papillon são mais elevados do que o comum. O filhote de Papillon custa pelo menos R$5.000, caso ele seja de uma linhagem mais básica. Entretanto, caso ele seja descendente de nomes campeões, pode ser ainda mais caro e, para comprar o cachorro Papillon, valor pode chegar a R$15.000.
Redação: Juliana Melo