Todo tutor quer ver seu cachorro feliz! O melhor de tudo é que isso não é algo difícil de se conseguir. Com muito amor, alimentação saudável e momentos de lazer, qualquer cãozinho se sente alegre ao lado de seu dono. Porém, alguns fatores podem acabar afetando o psicológico do pet, o deixando mais ansioso, medroso e tristinho.
A recuperação de uma doença, a mudança de casa ou a chegada/partida de alguém são alguns dos motivos que podem deixar o animal mais abatido. Se o seu cachorro está tristinho ou precisando de algum estímulo para ficar mais feliz, não se desespere! Existe um hábito indicado por psicólogos caninos capaz de deixar qualquer cãozinho mais feliz e relaxado. O melhor de tudo é que é algo super simples. Confira!
Como deixar o cachorro mais feliz e relaxado?
A resposta é bem simples: passear com cachorro! Todo tutor sabe que esse hábito é importante para a saúde do pet, pois é o momento em que ele se exercita e vê o mundo externo. Porém, muitos donos de cachorro acabam subestimando o poder de 30 minutinhos de caminhada. O passeio não serve apenas como um exercício físico para o cão, mas também como um ótimo estimulante na saúde mental dele.
Estudo revela que cães ansiosos costumam se exercitar menos
Um estudo chamado “Experiências de vida precoce e exercícios associados a ansiedades caninas” investigou a relação entre o cão ansioso e a prática de atividades físicas. Os pesquisadores fizeram um questionário com tutores de mais de 3.000 cães para entender como esses dois fatores estão interligados. O resultado da pesquisa foi que os cães mais sensíveis eram aqueles que se exercitavam menos, enquanto os menos sensíveis (ou seja, mais relaxados), eram os que praticavam mais atividades físicas.
Os pesquisadores notaram que a diferença também era grande entre cães com ansiedade de separação e sem essa condição, chegando à conclusão que os cachorros ansiosos se exercitavam menos. Por fim, os cães que faziam menos exercícios eram mais medrosos que aqueles que praticavam mais atividades. Portanto, ficou comprovado que a falta de exercícios físicos influencia diretamente na ansiedade canina, ao mesmo tempo que a inclusão dessa atividade no dia a dia deixa os cães menos ansiosos e estressados.
Passear com cachorro traz sensação de bem estar para o pet
Cães são animais que naturalmente precisam se exercitar. Até mesmo as raças de cachorro mais preguiçosas devem ter um momento de lazer fora de casa. Passar o tempo inteiro dentro de um espaço limitado acaba sufocando o pet, que precisa extravasar sua energia e curiosidade de alguma forma. Isso pode levar a dois extremos: a tristeza e a euforia, que causa destruição de móveis e até mesmo comportamentos agressivos.
Ao passear com um cachorro, ele tem a chance de gastar sua energia de forma saudável já que ele se depara com novos ambientes e estímulos. Além disso, consegue aflorar melhor os seus instintos e sentidos, como audição e olfato. Todos esses fatores contribuem para uma maior sensação de bem-estar, trazendo maior tranquilidade ao pet.
O passeio com cachorro libera endorfina
A prática de exercícios físicos promove a liberação de endorfina, o famoso hormônio da felicidade. Quando essa substância é liberada, o cão sente mais prazer e alegria. Isso quer dizer que quanto mais exercício o animal fizer, por mais tempo ele vai ficar feliz. Portanto, é fundamental passear com cachorro pelo menos uma vez por dia para que ele continue se sentindo alegre.
Passear com cachorro evita obesidade e melhora a saúde
A obesidade canina é um problema sério entre os cães. O excesso de gordura corporal pode causar diversas condições graves, como o entupimento de artérias, dificuldade de locomoção e, em casos extremos, até mesmo a morte por complicações de doenças secundárias. Exercícios físicos ajudam a manter um estilo de vida saudável e evitam o ganho de peso. Passear com cachorro, mesmo que apenas 30 minutos por dia, já ajuda a proporcionar a ele uma rotina mais ativa.
Os passeios melhoram o vínculo entre cão e tutor
Durante o passeio, cão e tutor têm a oportunidade de passarem alguns minutos apenas aproveitando a companhia um do outro. Esse momento é muito especial no fortalecimento do vínculo entre eles, trazendo benefícios para o próprio tutor e também para o cachorro. O estreitamento desse laço também acaba sendo uma forma de garantir que o pet fique mais relaxado, pois ele deixa de sentir tanto medo e ansiedade. Afinal, o cachorro sabe que seu tutor estará sempre ali ao seu lado!