Uma dúvida de muitos tutores é se cachorro pode tomar paracetamol e hoje nós vamos esclarecer a relação desse medicamento tão famoso com os nossos pets. O que acontece é que alguns medicamentos muito usados por humanos até podem, sim, ser administrados em cães — como a dipirona para cachorro —, mas alguns outros podem causar graves intoxicações aos nossos bichos. Portanto, aqui embaixo te contamos um pouco mais se você pode dar paracetamol para cachorro.
Posso dar paracetamol para cachorro?
Nosso organismo é bem diferente do organismo dos nossos bichos e, por isso, algumas medicações que tomamos cotidianamente podem ser fortes demais para eles. Dar paracetamol para cachorro, por exemplo, pode intoxicar os cães e causar problemas ainda maiores para os gatos, desencadeando um envenenamento grave. Por isso, a resposta para qual a dosagem de paracetamol para cachorro é indicada é: nenhuma dosagem é segura.
Outros medicamentos que costumamos tomar quando estamos com dor e que podem fazer muito mal ao fígado do seu cachorro são o ibuprofeno e os anti-inflamatórios, como o diclofenaco de potássio. Por isso, a automedicação nunca deve ser uma opção, ou você pode correr o risco de ter um cachorro intoxicado!
O que fazer em caso de intoxicação?
Se, por acaso, o cachorro já ingeriu algum desses medicamentos, a orientação é que ele seja levado ao veterinário para que o profissional verifique o que deve ser feito. Maycon de Barros Faria, veterinário do Rio de Janeiro, também indicou que, como medida emergencial, é possível dar água oxigenada 10 volumes, mas somente se fizer menos que 30 minutos que o cachorro ingeriu o medicamento. Isso vai fazer com que ele vomite e, com isso, também vai reduzir a ação do medicamento no organismo.
Se automedicar não é uma opção, o que dar para um cachorro com dor?
Saber qual remédio para dor pode dar para cachorro é algo que somente um veterinário poderá prescrever. No entanto, existem algumas dicas do que fazer ao perceber que seu cachorro sente dor. Veja o que você pode fazer nesses casos:
- Preste atenção à possíveis mudanças no comportamento do animal
- Cheque se ele está se alimentando normalmente (se o cachorro não quer comer, ligue o alerta!)
- Verifique as vasilhas de água para ver se ele está se hidratando direito
- Veja se o animal manca ou mostra alguma diferença notável ao andar
- Leve o seu cão o mais rápido possível a um veterinário e relate as suas observações para ajudar no diagnóstico
Alguns medicamentos humanos funcionam em cães, mas é preciso orientação de como usar
Nem todo medicamento que humanos usam para dor faz mal aos nossos cachorros. É o caso de quem se pergunta se pode dar dipirona para cachorro — e a resposta é sim, ela também pode ser usada para aliviar a febre e a dor dos nossos cães, desde que seja receitada por um médico. Dar a dosagem errada ou em intervalos irregulares pode, sim, prejudicar seu pet, então procure a opinião de um veterinário para saber se esse deve ser o tratamento.