Você já viu um gato marrom por aí? Diferente dos gatos pretos, malhados e frajolas, esses peludinhos são bem raros e, ao mesmo tempo, completamente apaixonantes. Não é à toa que a internet ficou obcecada por essa cor de gato super inusitada e diferenciada depois que Toddy, um gato marrom, viralizou. Mas o que essa cor tem de tão especial? Como ela é formada? E, principalmente, quais raças de gato podem nascer com pelos marrons? Descubra tudo isso aqui embaixo!
O gato marrom viralizou e conquistou um lugar especial no nosso coração
Desde que Toddy começou a aparecer nas redes sociais, conquistou muitos fãs! No seu perfil do Instagram, ele já acumula 95 mil seguidores e sempre posta fotos e vídeos da sua rotina — uma mais linda do que a outra, claro! Por ter uma beleza de gato exótico, muita gente ficou obcecada por essa ‘nova’ cor de pelagem.
É bem difícil encontrar um gato marrom, seja sólido ou misturado com outras cores (como é o caso do gato marrom e branco). A explicação para isso está na genética das cores de gatos, que é definida pela melanina presente no cromossomo X dos felinos. A melanina, por sua vez, é dividida em eumelanina — que produz o castanho e o preto — e feomelanina — que produz o vermelho e laranja.
Então de onde vem o gato marrom? Essa é uma das cores mais raras de gato porque a coloração marrom é resultado de uma mutação genética que diminui a concentração de eumelanina no organismo animal. É por esse motivo que muito provavelmente você nunca viu um gato marrom andando pelas ruas.
Quais são as raças de gato marrom?
Apesar de raro, existem algumas poucas raças que podem apresentar o padrão de gato marrom. Raça Havana Brown é a mais conhecida, e é a única que apresenta exclusivamente tons amarronzados. Ou seja, você não vai encontrar um gatinho Havana branco, preto ou de qualquer outra cor; apenas exemplares marrons. Mas, além desta raça, outras possibilidades de raças de gatos marrom são:
Como é a personalidade dos gatos marrom?
A ciência já comprovou que a cor de gato pode influenciar diretamente na personalidade e comportamento dos bichanos. Gatos laranjas são falantes, sociáveis e extrovertidos; enquanto gatos cinzas, por exemplo, são super aventureiros e exploradores. Então o que se pode esperar de um gato marrom filhote, adulto ou idoso?
Bom, a verdade é que como os felinos dessa cor são mais raros, existem poucos estudos específicos sobre o comportamento dos gatos marrons. No entanto, o que se sabe é que esses bichanos são naturalmente curiosos e com um senso de independência bem forte, o que muitas vezes faz com que as pessoas os considerem um pouco distantes. Ainda assim, o gato marrom também é muito leal e companheiro dos humanos.
Vale ressaltar que, no caso de um gato marrom e branco, a personalidade pode variar. Os gatos bicolores — ou seja, que tem duas cores de pelagem — são considerados tolerantes e com um comportamento estável. Ele não costuma dar trabalho, mas pode ser um tanto reservado.