Os gatos exóticos são felinos que se destacam por possuírem características físicas consideradas incomuns e únicas em comparação com outras raças. Isso pode incluir padrões de pelagem atípicos, formatos corporais diferenciados e outras características que fogem do que estamos acostumados. Devido a aparência considerada rara e incomum, eles sempre chamam a atenção por onde passam. Está em busca de um companheiro felino exótico para chamar de seu? O Patas da Casa selecionou 8 raças de gatos exóticos com as características mais incomuns para você conhecer. Venha conferir e se encantar com esses bichanos extraordinários!
1) Sphynx está na lista de gatos exóticos devido ausência de pelos
É impossível não se impressionar com a aparência do Sphynx. Diferente do que esperamos de um bichano, o Sphynx é um gato sem pelo, o que os tornam felinos muito especiais e diferentes. Na verdade, esses gatinhos não são totalmente “pelados”. Em algumas partes do corpo, como orelhas, rabo e barriga, eles possuem uma leve penugem quase imperceptível. A pele do Sphynx é bem macia e fica totalmente exposta, o que exige cuidados especiais, como evitar exposição solar e a necessidade de usar roupa de gato nos dias mais frios.
2) O Savannah é a raça de gato mais cara do mundo
Considerado um gato gigante, o Savannah não surpreende apenas pelo tamanho, que pode chegar a 70 cm de altura e 25 kg. O que mais chama a atenção nesses felinos é, na verdade, a cor da pelagem do gato. Ao longo do corpo, eles possuem manchinhas muito semelhantes a de um leopardo, o que deixa esses felinos com uma aparência selvagem e elegante. Os olhos do gato Savannah também são bem marcantes: eles são redondos, claros e possuem um contorno preto que lembra a marca de um delineador. Quanto ao preço, há várias versões de Savannah, mas a primeira geração considerada a mais rara pode chegar a custar R$120 mil devido às características peculiares da raça.
3) O Lykoi é um gato que parece lobo
Eles são gatos exóticos, raros e diferenciados. O Lykoi é um gato conhecido por ter características físicas parecidas com as de um lobo, especialmente a pelagem. O pelo do gato Lykoi é curto, fino e cheio de falhas, já que não possui a segunda camada de proteção comum nos bichanos. Essa característica incomum é resultado de uma mutação genética que afeta os folículos pilosos para a formação do subpelo.
4) Diferente da maioria das raças de gato, o Bobtail possui o rabo curto
Na lista de gatos exóticos, com certeza o traço que mais chama atenção no Bobtail Japonês e na versão americana é o rabo. Diferente da cauda longa e peluda da grande maioria dos bichanos, o Botail possui um rabo de gato bem curtinho que lembra um pompom. Então é quase impossível decifrar a linguagem do rabo de gato Bobtail e o que ela expressa. Essa característica peculiar é resultado de uma mutação genética provocada por genes recessivos.
5) O Cornish Rex tem o corpo esguio e os pelos levemente ondulados
O Cornish Rex está entre os gatos exóticos devido a uma característica física pouco comum nos gatos: os pelos ondulados macios e sedosos. Mas esse não é o único traço que chama a atenção no Cornish Rex. Esses felinos possuem pernas compridas e um corpo esbelto que faz ele parecer ser bem maior do que é de verdade. Além disso, a orelha desses gatinhos são gigantes, enquanto a cabeça é bem pequena, resultando em uma aparência bem engraçadinha.
6) A orelha do Scottish Fold é diferenciada
Outro gatinho que apresenta orelhas diferenciadas é o Scottish Fold. Porém, diferente da aparência engraçada do Cornish Rex, o Scottish Fold tem uma aparência fofíssima e adorável. Isso porque as orelhas desses gatinhos são bem pequenas e curvadas levemente para frente. Como se não fosse possível serem mais fofos, os olhos do gato Scottish Fold são grandes, redondos e super expressivos, lembrando até o olhar de uma coruja.
7) O gato LaPerm possui a pelagem densa e encaracolada
O LaPerm é um bichano com aparência marcante e diferenciada. Os pelos desses bichanos são bem densos e cheios, mas o traço mais peculiar da raça é a aparência encaracolada da pelagem. Em algumas partes do corpo do gato LaPerm, os pelos encaracolados podem se destacar mais, como o pescoço, orelha e cauda. Inclusive, uma característica curiosa é que até o bigode de gato LaPerm pode ser "cacheado".
8) O pelo do Gato de Bengala (ou Bengal) tem um padrão incomum
Por último mas não menos importante, temos o gato Bengal, também conhecido como Gato-de-bengala. Ele é chamado assim porque sua origem veio do cruzamento entre um gato doméstico e um gato selvagem chamado de Felis Bengalensis. Como resultado, os gatos da raça possuem uma pelagem exótica semelhante a de um leopardo, com manchas pretas espalhadas pelo corpo. Os pelos são bem curtinhos, finos e tão brilhantes que chamam a atenção de qualquer um.