O tapete higiênico para cachorro é um item que não pode faltar na casa de quem convive com um cãozinho. Embora muitos tutores ainda sejam adeptos do bom e velho jornal, o tapetinho é o melhor acessório para cuidar das necessidades dos animais, pois absorvem melhor o xixi e o cocô, não sujam a casa e nem causam reações alérgicas nos pets. Ou seja, com o tapete higiênico, cachorro tem uma experiência muito melhor ao urinar ou evacuar. Mas como ensinar o cachorro a fazer xixi no tapete higiênico? Para não haver dúvidas, confira o passo a passo abaixo!
Passo 1: Escolha entre o tapete higiênico para cachorro lavável ou descartável
O tapete higiênico para cachorro pode ser encontrado em duas versões diferentes: lavável ou descartável. A primeira opção é mais sustentável, já que o tapetinho pode ser reutilizado depois de lavado, evitando o acúmulo de lixos e ajudando o meio ambiente. Já o tapete descartável é mais prático, já que pode ser facilmente descartado após o primeiro uso e não dá muito trabalho na hora de trocar.
Para fazer essa escolha do melhor tapete higiênico, o tutor deve avaliar o que funciona melhor na sua rotina. Se tiver uma vida muito corrida, por exemplo, o tapete descartável pode ser a melhor opção. Já se for possível investir em uma opção mais ecológica, como o tapete higiênico lavável, não hesite!
Passo 2: Determine o local para colocar o tapete higiênico
Antes de ter um cachorro fazendo xixi no tapete, você deve escolher o melhor ambiente da casa para funcionar como o banheiro do cachorro. É importante optar por um lugar que não seja muito barulhento e que garanta a privacidade do pet nos momentos de alívio. Outra dica é evitar a proximidade com o comedouro, bebedouro e espaço onde o cachorro costuma dormir e descansar. Uma boa opção é a área de serviço.
Passo 3: Direcione o cachorro para fazer xixi e cocô no tapete quando a vontade bater
Ao estabelecer uma rotina com o pet, fica muito mais fácil saber quando o cachorro quer fazer xixi e cocô. Você regula os horários e consegue direcionar o animal para o banheiro a tempo de ele conseguir fazer as necessidades no lugar certo. Caso você não tenha muita experiência no assunto, vale ficar de olho em alguns sinais como: inquietação, cachorro farejando muito ou girando em torno do mesmo lugar.
Nessas horas, vale criar um comando para a ação. Ao colocar o cachorro para fazer xixi ou cocô no tapete, você pode usar uma palavra específica que fará o animal associar a ação com o comando. Pode ser “xixi” ou “tapete”, por exemplo.
Passo 4: Ao ver cachorro fazendo xixi no tapete, recompense-o com petiscos
Não é tão difícil saber como ensinar o cachorro a fazer xixi no tapete, mas o aprendizado não vai acontecer da noite para o dia. Leva um tempo até o animal se acostumar com isso, mas uma ótima forma de alcançar resultados mais rapidamente é com reforços positivos. Ou seja, sempre que você encontrar o cachorro fazendo xixi no tapete - ou até cocô -, você deve recompensá-lo com petiscos, carinhos e elogios para que ele volte a repetir o comportamento da próxima vez.
Passo 5: Se o cãozinho errar na hora de fazer xixi ou cocô no tapete, não brigue com ele
Se o seu amigo ainda está sendo educado, não espere que ele recorra ao tapete higiênico para cachorro sem alguns obstáculos no caminho. É normal que, no início, ele cometa alguns erros e/ou não chegue a tempo no banheiro. Se isso acontecer, evite brigar e castigar o animal. O ideal, na verdade, é alertá-lo sobre o erro e direcioná-lo imediatamente para o tapete higiênico. Cachorro pode demorar a aprender, mas com as técnicas certas de adestramento positivo, uma hora o treinamento será bem sucedido!
Passo 6: Troque o tapete higiênico para cachorro regularmente
Lidar com o xixi de cachorro ou cocô no tapete é dever de todo tutor. Mesmo que os cães não sejam tão apegados com a higiene como os gatos, eles precisam de um banheirinho limpo para fazer as necessidades. Por isso, não deixe de fazer a devida limpeza do lugar, sempre trocando o tapete higiênico para cachorro por um novo. No caso de quem prefere os tapetes laváveis, a dica é ter pelo menos uns quatro tapetinhos para revezar enquanto os outros estiverem lavando.
Redação: Juliana Melo
Edição: Luana Lopes