Existem muitas opções de petisco para cachorro e escolher o melhor para o seu doguinho pode ser uma tarefa difícil. Usados como recompensa pelo bom comportamento ou quando o tutor quer agradar o pet, os petiscos são a melhor opção de alimentos para cachorro fora da dieta da ração. Mas ainda que seja indicado para cachorro, os petiscos precisam ser escolhidos de acordo com tamanho e idade do animal. Além disso, não podem substituir refeições e o consumo deve ser moderado para não favorecer a obesidade canina. Para que você possa entender mais sobre as propriedades do petisco para cachorro filhote, adulto e idoso, o Patas da Casa reuniu algumas informações importantes!
Qual a importância do petisco para cachorro?
Muitos tutores pensam que o petisco para cachorro é apenas algo para agradar o pet, mas o alimento também pode contribuir para o bem-estar e saúde do animal. Uma das principais vantagens dos biscoitos próprios para cachorro é o papel que eles exercem nas técnicas de adestramento. O reforço positivo é um método de recompensa para toda vez que o cachorro acertar um comando ou fazer o que você pede. Além do petisco, o tutor pode premiar o cachorro pelo bom comportamento com carinho, elogios ou passeios.
Alguns petiscos vão além dessa função e podem ajudar, inclusive, na saúde bucal do cachorro, desenvolvimento de filhotes e complementar dietas especiais. É o que acontece com petiscos ajudam a prevenir o tártaro e o mau hálito, assim como outros que são mais ricos em fibras e nutrientes essenciais para facilitar a digestão. Por isso, se seu cãozinho está passando por algum desses problemas, optar por petiscos que são mais focados nesses benefícios pode ser uma boa opção. Mas lembre-se que os petiscos para cachorro não substituem os tratamentos tradicionais receitados por um médico veterinário.
Como escolher um petisco natural para cachorro?
Na hora de escolher um petisco, evite os alimentos proibidos para cachorro. Por isso, observar quais são as frutas, legumes e sementes presentes na composição do petisco pode te ajudar na hora de escolher o petisco natural para cachorro mais benéfico para seu pet. Ingredientes como maçã, manga, cenoura, brócolis e abobrinha são alguns dos mais indicados para fornecer auxílio ao metabolismo e ao bem-estar do animal.
Como fazer petisco para cachorro?
Uma ótima alternativa de mimar ainda mais o seu amor de quatro patas é oferecer um biscoito caseiro para cachorro. Pode parecer difícil no início caso você não tenha prática na cozinha, mas as receitas de petiscos para cachorro são super fáceis e levam poucos ingredientes. Os biscoitos caseiros geralmente são feitos de ingredientes como aveia, farinha de trigo integral, azeite de oliva e óleo de coco combinados com frutas e legumes. O mais importante de tudo é não utilizar alimentos proibidos para cães como cebola, abacate, pimenta, uva e frutas cítricas na receita.
Redação: Hyago Bandeira