Os pets adoram receber petiscos de humanos, como frutas, legumes e até iogurte. Mas será que pode dar iogurte para cachorro sem nenhum problema? Esse alimento geralmente chama a atenção dos peludos pelo cheirinho atraente e textura agradável, mas antes de oferecer qualquer alimento humano para os cães, é fundamental saber se ele faz algum tipo de mal para o pet.
Para tirar as dúvidas sobre esse alimento, o Patas da Casa conversou com o médico veterinário João Victor Gomes de Macedo, especialista em nutrição animal. Vem conferir o que ele disse sobre oferecer iogurte para cachorro.
Pode dar iogurte para cachorro?
Os tutores adoram presentear e mimar os peludos com frutas, verduras e legumes para cachorro, petiscos que completem a dieta canina. Mas será que o cachorro pode comer iogurte? De acordo com o veterinário nutricionista João Victor, o iogurte é um alimento que está permitido incluir na dieta dos cães, desde que seja natural e desde que o animal esteja saudável e sem nenhum problema de saúde. Então se você quiser dar um agrado extra para o peludo, fique tranquilo, pois pode dar iogurte para cachorro sim.
Cachorro pode comer iogurte e ainda ser beneficiado por isso
Agora que você já sabe que pode dar iogurte para cachorro, é hora de descobrir os benefícios por trás desse alimento. Afinal, não adianta nada oferecer um petisco para cachorro sem saber como ele vai agir no organismo do animal. O iogurte natural (ou seja, aquele sem sabor) contém proteínas, gorduras e carboidratos em sua composição, além de ser rico em cálcio. Esses nutrientes ajudam no fortalecimento ósseo e muscular, e também ajudam na redução de inflamações e reparação da pele.
Para melhorar, um dos grandes benefícios do iogurte natural para cachorro é que ele auxilia na saúde do sistema gastrointestinal. “O iogurte, por conter probióticos, pode ajudar na regulação da microbiota intestinal, ajudando na melhora da absorção de nutrientes, melhora da imunidade, entre outros benefícios”, explicou João Victor. Ele ainda disse que cães filhotes, assim como adultos e idosos, também podem consumir iogurte como componente da dieta.
No entanto, é necessário lembrar que esse alimento não substitui a ração para cachorro, viu?! O iogurte natural deve ser oferecido como um complemento na dieta canina, jamais como alimento principal. Apenas as rações são capazes de oferecer todos os nutrientes necessários para manter o animal saudável e bem nutrido.
Cachorro pode comer iogurte natural quantas vezes na semana?
Agora que você já sabe que pode dar iogurte para cachorro, é hora de saber como incluir esse alimento na dieta dos cães. Afinal, será que pode dar todos os dias para o pet? Qual é a quantidade ideal de acordo com o porte do cachorro? João Victor tirou todas essas dúvidas em relação ao iogurte:
“Um cão saudável pode consumir iogurte diariamente, levando-se em conta as quantidades e calorias do alimento, além das reações provocadas pelo excesso, que podem variar desde leve desconforto até diarreia. A recomendação é sempre a moderação. Uma colher de café por dia de iogurte para cachorros pequenos e uma colher de chá para um cão médio, algo próximo a isso, não costuma causar problemas para os cães. Casos especiais podem exigir quantidades menores ou maiores de acordo com a necessidade. O ideal é começar com quantidades bem pequenas e observar se o cachorro tem alguma reação ao alimento.”
Além disso, o médico veterinário ainda ressalta que é importante consultar um profissional para saber se o cachorro pode comer iogurte natural ou não. Como alguns animais podem apresentar certas restrições alimentares, o melhor a se fazer é sempre buscar orientação de um especialista nessas horas.
Pode dar iogurte para cachorro, mas alguns cuidados precisam ser tomados
Como visto anteriormente, o iogurte está liberado na dieta canina, mas alguns cuidados precisam ser tomados para garantir que isso não faça nenhum mal para a saúde do cachorro. Antes de mais nada, é preciso ter em mente que o cachorro pode comer iogurte natural integral, ou seja, ele não pode nem deve comer iogurtes que são saborizados ou adoçados. Então se você acreditava que o cachorro pode comer iogurte de morango, fique sabendo que isso não é verdade.
O máximo que você pode fazer é oferecer iogurte natural com pedaços de frutas para cachorro, pois essa é uma maneira saudável e natural de oferecer o alimento. Conforme o médico veterinário reforçou, é importante escolher iogurtes naturais que contenham apenas leite e fermento em sua composição.
Outro cuidado indicado por João Victor é em relação aos cachorros intolerantes à lactose, ou seja, aqueles que não podem ingerir nenhum tipo de alimento que contenha leite. Segundo o profissional, esse alimento pode ser prejudicial aos animais que enfrentam esse tipo de restrição: “As intolerâncias são reações de hipersensibilidade que provocam sintomas gastrointestinais. O iogurte para pets intolerantes pode deixar o cachorro vomitando e com diarreia na maioria dos casos.”
Além disso, o alimento também é contraindicado para pets que sofrem com algum tipo de alergia alimentar em cães. De acordo com o especialista, cães que enfrentam algum tipo de alergia alimentar ao iogurte podem apresentar sintomas como alterações de pele, coceira, vermelhidão e otites. Ou seja, pode dar iogurte natural para cachorro, mas apenas para os pets que não enfrentam nenhum tipo de alergia ou que não são intolerantes.