Que a ração para cachorro é o melhor alimento para o seu amigo de quatro patas, você já sabe. Mas de nada adianta escolher a melhor ração de cachorro, adequada ao porte e à idade do animal, e não servir os grãos de maneira adequada, não é mesmo? Nesse artigo, você vai descobrir o que deve ser levado em consideração na hora de alimentar o seu doguinho. Continue lendo!
Ração de cachorro deve ser servida somente na hora certa
Muitos tutores optam por deixar o potinho de ração no chão, à disposição dos cachorros. Se esse é o seu caso, é melhor parar imediatamente com esse hábito. Quando exposta dessa forma, a ração pode perder valor nutricional, aroma e palatabilidade, além de atrair ratos e baratas, por exemplo. Além disso, a umidade do ambiente e da própria saliva do cão, que fica sobre os grãos que ele não comeu, pode favorecer a aparição de bactérias e fungos no alimento. Sem falar que se você tiver outros animais em casa, pode acabar tendo problemas, já que gato pode comer ração de cachorro e cachorro pode comer ração de gato, o que não é nem um pouco recomendável.
A melhor forma de servir ração para cachorro é calcular a quantidade exata que seu doguinho precisa ingerir e determinar horários para oferecer cada porção. Você pode distribuir a alimentação canina ao longo do dia escolhendo um horário pela manhã e outro no fim da tarde, com mais ou menos 8 horas de diferença entre eles. Se o cachorro não se interessar pela comida imediatamente, aguarde alguns minutos e, então, guarde a ração e tente novamente mais tarde. Com um pouco de perseverança, em alguns dias será possível ter total controle da alimentação canina.
Comedouro para cachorro é encontrado em diferentes materiais: veja como escolher o melhor para o seu pet
A forma tradicional de servir a ração é em comedouros, mas você sabe como escolher o tipo mais adequado para o seu cão? Primeiro vamos analisar a profundidade do pote que, ao contrário do que muitos podem imaginar, não tem a ver com a quantidade de ração que cabe nele, mas sim com o formato do focinho do cachorro. Pois é! Cães com focinho alongado, como o Pastor Alemão e o Dachshund, comem melhor em comedouros profundos. Já os filhotes ou cachorros de focinho curto, como o Pug, o Bulldog Francês e outros braquicefálicos, precisam de comedouros rasos para alcançarem toda a comida.
Com relação aos materiais, não faltam opções nos pet shops! Mas é bom saber que nem sempre o comedouro mais bonito vai ser o melhor para o seu cão. Esse é o caso dos potes de plástico, encontrados em diversas cores e tamanhos, mas que podem fazer com que seu amiguinho acabe ingerindo micropartículas de plástico, além de ser bem difícil de higienizar. Basta ver as sujeirinhas que ficam grudadas nos poros do material. Comedouros de inox são a melhor opção considerando todos os aspectos: são duráveis, resistentes (inclusive à mordidas) e são eficientemente limpos com esponja e detergente. As tigelas de vidro ou de cerâmica polida são igualmente higiênicas, mas podem se quebrar com facilidade.
Comedouro alto para cachorro: conheça os benefícios
A posição do comedouro importa e muito para a boa digestão da ração. É por isso que, em vez de deixar o potinho no chão, os tutores mais antenados preferem o comedouro alto. Quando o pet se curva até o chão para se alimentar, seu estômago fica comprimido e, por causa da posição do pescoço, é mais difícil engolir. Indispensável para cães idosos ou que apresentem problemas nas articulações, como artrite, o comedouro alto deve ser ajustado à altura do peito do animal, de modo que ele curve a cabeça suavemente para alcançar a ração, estando em pé ou deitado. Longe do chão, a comida fica mais protegida de fungos e bactérias. Só vantagens!
Pote para armazenar ração de cachorro: porta-ração garante grãos sempre crocantes
Para ter mais praticidade na hora de servir a ração para cachorro, invista em um pote com fecho de rosca, que garante a vedação perfeita, impedindo que os grãos percam a crocância. Não precisa despejar a ração no pote: acondicione a embalagem original no pote para armazenar ração de cachorro. Dessa forma, informações importantes - como a data de validade do alimento - não se perdem.