O cruzamento de cães costuma gerar dúvida nos tutores porque os cachorros ficam grudados por algum tempo mesmo após o fim do acasalamento. Apesar de parecer estranho, esse comportamento canino é natural e instintivo, então não deve ser interrompido para não assustar ou machucar os doguinhos. Reunimos algumas informações importantes sobre esse tema que gera tantas dúvidas para te ajudar a lidar com cadelas no cio e cachorros que parecem não querer largá-las, confira!
Devo me preocupar porque os cachorros ficam grudados depois do cruzamento?
Não há motivo para se preocupar porque o cachorro fica grudado na cadela ao final do cruzamento. Esse é um ato instintivo com um objetivo claro: esse contato prolongado aumenta as chances de fecundação do óvulo. Ele acontece porque, durante o acasalamento, o pênis do cachorro, chamado de bulbo, aumenta de tamanho, então fica literalmente preso dentro do anel fibromuscular da cadela.
Com o passar do tempo, ele retorna ao tamanho normal e eles se soltam sem complicações. De uma forma geral, essa conexão pode durar no mínimo 15 minutos e no máximo uma hora, chegando ao fim naturalmente quando os dois cães estão prontos para se separarem.
O que fazer ao perceber que os cachorros ficam grudados após acasalar?
Quando os cachorros ficam grudados depois de acasalar, não é preciso nem indicado intervir; eles naturalmente vão se separar quando for a hora. Por se tratar de uma questão anatômica, não adianta brigar com os pets nem usar força para interrompê-los; eles precisam esperar o tempo necessário para o corpo do macho se soltar.
Se você tentar jogar água nos cães, puxá-los para trás ou até usar um objeto como uma vassoura para afastá-los, pode acabar machucando um dos dois ou ambos, provocando fratura nas genitálias ou assustando e causando irritação nos pets. O melhor a fazer é respeitar o espaço deles e esperar que a conexão termine quando eles estiverem prontos.
Cruzamento de cachorros é um momento delicado
O acasalamento é um momento delicado não só porque cachorros ficam grudados ao final do ato, mas porque ele envolve muitas questões hormonais. A cadela no cio só pode ser abordada quando está em determinado momento, com abertura para o contato do macho, e o cruzamento dos dois só ocorre quando a investida dele é correspondida. Para o macho, o instinto que entra em ação está focado na reprodução. Por isso, os cães podem ficar agressivos se forem interrompidos ou separados à força antes de terminarem o acasalamento. Se você perceber que eles ainda estão conectados, basta esperar e deixar o tempo agir.