A coprofagia canina acontece quando os cães têm o hábito de ingerir fezes, sejam as deles próprios ou quando o cachorro come fezes de gato, por exemplo. Apesar de parecer estranho e até mesmo um pouco nojento, esse tipo de comportamento acaba sendo muito mais comum do que a gente imagina e desperta inúmeras dúvidas em quem tem um doguinho. Afinal, será que o cachorro comer fezes de gato faz mal? Quais motivos levam os cães a ingerirem cocô de gato? O que fazer para evitar? Veja a seguir a resposta de todas essas perguntas!
Cachorro comendo cocô de gato: por que isso acontece?
Já se perguntou por que cachorro come fezes de gato? Existem várias explicações para isso! Para começar, o cocô de gato é considerado saboroso pelo paladar canino, já que contém uma quantidade maior de proteínas na sua composição. Ou seja, muitas vezes o cachorro come fezes de gato simplesmente porque acha aquilo gostoso.
Também existem outras razões por trás desse comportamento, como deficiências nutricionais, cachorro entediado, necessidade de atenção, estresse, ansiedade, instinto ou até mesmo curiosidade. Os cães gostam de explorar aquilo que eles não conhecem, e podem se sentir instigados pelas fezes.
Cachorro comer fezes de gato faz mal?
Se o seu cachorro come fezes de gato com frequência, saiba que isso não é o ideal. Mesmo que seja um comportamento típico dos cães, e que nem sempre tem relação com estresse, ansiedade ou déficits nutricionais, a ingestão de fezes é bastante problemática por vários motivos. O primeiro deles é que o cocô de gato está longe de ser uma boa fonte de nutrientes para o pet. Muito pelo contrário, as fezes têm altas chances de conter bactérias e parasitas nocivos que podem fazer mal para o organismo canino e até mesmo provocar doenças.
Transtornos gastrintestinais são muito comuns nesses casos, que deixam o cachorro com diarreia, vômito e desconforto abdominal. Além disso, outro quadro que precisa de muita atenção é a toxoplasmose em cães, transmitida principalmente pela ingestão de fezes de gatos contaminados.
Saiba como evitar um cachorro que come fezes de gato
Ao flagrar um cachorro comendo fezes de gato, uma das maiores dúvidas que passa pela nossa cabeça é como parar esse comportamento. Felizmente, existem algumas dicas que podem ajudar nesses momentos, como:
1) Limpar a caixa de areia do gato diariamente. Essa limpeza regular vai evitar que o cachorro se sinta estimulado a comer fezes, já que a caixinha vai estar sempre limpa.
2) Usar o adestramento positivo. Ensine comandos básicos de obediência para o cão, ensinando-o a não comer nada do chão. Sempre que ele se aproximar da caixinha, utilize esse comando e recompense o animal quando ele se afastar do acessório.
3) Investir no enriquecimento ambiental para cães. Essa é a melhor maneira de evitar o tédio, estresse ou ansiedade nos pets. Um cachorro que tem estímulos mentais e físicos frequentemente não vai querer comer o cocô de gato para passar o tempo.
4) Oferecer uma alimentação de qualidade para o animal. Ao escolher uma boa ração para cachorro, você evita déficits nutricionais que possam deixar o cachorro comendo fezes de gato.
5) Torne o cocô de gato desagradável para o cachorro. Existem alguns produtos que podem ser aplicados diretamente nas fezes felinas que têm um cheiro e sabor que os cães não gostam, como a pimenta.
Redação: Juliana Melo