O comportamento do gato é cheio de particularidades e curiosidades. Se você tem um bichano em casa, provavelmente já deve ter se perguntado mais de uma vez por que os gatos ficam se esfregando na gente e em outros objetos da casa. Será que isso é sinônimo de carinho ou tem a ver com os instintos do animal? O que motiva esse comportamento felino? Para sanar essas dúvidas, o Patas da Casa foi atrás de respostas: chegou a hora de entender de uma vez por todas o que significa quando o gato se esfrega em você. Veja abaixo!
Por que os gatos se esfregam na gente?
Muitos acreditam que esse tipo de comportamento é uma demonstração de afeto e carinho, mas não é bem isso que acontece. Na verdade, essa é uma forma que os gatos usam para marcar território: quando esses animais se “esfregam” nos objetos ou em pessoas, há uma troca de odores que não é perceptível para nós, mas que funciona bastante entre os felinos. Assim como a marcação de território dos cães, esse é um jeitinho de declarar que aquele local já “tem dono”.
Essa troca de odores é possível porque os gatos possuem glândulas sebáceas localizadas entre o olho e o ouvido, ao redor da boca e na base do seu rabo. Essas glândulas são as responsáveis pela produção de feromônios, substâncias que podem indicar diferentes situações de acordo com a mensagem que o gato quer passar para os outros animais. Ou seja, tanto pode ser um feromônio sexual, que serve para chamar a atenção do sexo oposto para o acasalamento, como também pode ser um feromônio de marcação de território, o que ajuda a tornar aquele ambiente mais familiar para o bichano.
Portanto, o motivo por que os gatos se esfregam nas pessoas é justamente esse: reconhecer aquele ambiente como seu, deixando-o com seu cheirinho espalhado nos humanos e também nos objetos da casa como parte de uma identificação do gato.
Gato se esfregando: significado espiritual do comportamento está relacionado a limpeza e proteção astral
Várias culturas enaltecem os felinos como criaturas místicas e sagradas, assim como também há muita superstição envolvendo os gatinhos. Quem nunca ouviu falar que “gato preto dá azar”, por exemplo? Claro que isso não é verdade, mas quando se trata de mitos e lendas envolvendo os felinos, muita gente fica sem saber no que acreditar.
Uma das crenças que envolvem essa parte da espiritualidade busca explicar por que os gatos ficam se esfregando nas coisas e pessoas. A teoria acredita que os gatos são sensitivos e funcionam como uma “esponjinha”, filtrando toda a energia negativa de um lugar e transformando isso em algo positivo. Por isso, quando um gato se esfrega em alguém é porque ele percebeu que aquela pessoa estava precisando de uma “limpeza energética” e, desta forma, ele fornece a proteção astral que o humano precisa.
Linguagem corporal dos gatos
O gato se esfregando nas pessoas e objetos é parte da linguagem felina, mas os sinais para compreender esses animais não param por aí. O amor de gato, por exemplo, se manifesta de diferentes maneiras: o ronronar é um barulho que normalmente indica que o animal se sente confortável e feliz quando recebe seu carinho. Por outro lado, entender o significado dos movimentos e posições da cauda e orelhas vai ajudar os humanos a decifrarem o humor do gato.
Redação: Juliana Melo