Saber como desengasgar um gato pode salvar o bichano em casos de emergência. Esse é o tipo de situação que requer muita rapidez e agilidade, já que poucos minutos podem ser o suficiente para causar uma grave asfixia no pet. Diversos objetos podem deixar o gato engasgado, desde uma simples bola de pelo até a ingestão de um pedaço de brinquedo ou um fiapo de roupa. Por isso, o tutor não tem como prever - mas pode salvar o bichano com uma técnica bem simples. Saiba como desengasgar gato do jeito certo!
Como reconhecer um gato engasgado? Conheça os sintomas!
O gato engasgado dá alguns indícios de que há algo incomodando em sua garganta. O tutor precisa ficar bem atento pois quanto mais cedo reconhecer esses sintomas, mais rápido consegue agir e salvar o animal. A tosse é o principal sinal de gato engasgado. Ela é bem constante e intensa, como se o pet estivesse tentando vomitar ou expelir alguma coisa presa na garganta. O bichano começa a levar a pata até a boca e/ou arrastar a cabeça no chão, pois está tentando remover o objeto que causou o engasgo. Sua respiração se torna mais difícil e ofegante, além de haver um aumento de salivação. Em casos mais graves, a língua do gato engasgado pode ficar azul ou arroxeada.
Como desengasgar um gato? Veja passo a passo da manobra de Heimlich
A melhor forma de como desengasgar um gato é com a manobra de Heimlich. Essa técnica consiste em empurrar o abdômen do bichano para cima, forçando o objeto a ser expelido pela boca do pet. Porém, isso deve ser feito com muita calma e cuidado para evitar machucar o animal. Veja a seguir o passo a passo da manobra de Heimlich em gatos:
1) Fique atrás do gato, de forma que as costas dele fiquem contra o seu peito ou barriga. Coloque os braços ao redor do bichano, como se estivesse abraçando-o por trás;
2) Posicione suas mãos abaixo das costelas do animal;
3) Com as mãos, empurre a barriga do pet para dentro e para cima. O movimento deve ser de uma pressão delicada, mas firme. Não aperte, esmague ou coloque muita força, pois isso pode acabar machucando o animal (principalmente se for um gato filhote ou pequeno);
4) Repita a manobra de Heimlich por cerca de 4 a 5 vezes ou até que o gato expulse o objeto que causou o engasgo pela boca.
Outras técnicas de como desengasgar gato podem te ajudar
Caso a manobra de Heimlich não funcione, existem outras técnicas que podem ajudar a desengasgar gato. A remoção manual é uma delas e costuma funcionar bem se o objeto for pequeno. Para isso, você deve se aproximar com cautela do gato engasgado, abrir a boca dele e olhar o interior com uma lanterna. Se conseguir enxergar o objeto, enfie sua mão na boca e forme uma pinça com os dedos indicador e polegar. Agarre e puxe o conteúdo para fora, tomando cuidado para não empurrá-lo mais para dentro. Porém, só faça essa técnica caso seu pet não esteja muito agitado, pois fazer com o gato estressado pode acabar dificultando e até piorando a situação.
Já outra técnica de como desengasgar gato consiste em usar a gravidade a seu favor. Incline o corpo do animal para a frente, suspendendo as patas traseiras e deixando a cabeça para baixo. Essa posição ajuda o pet a cuspir o objeto do engasgo. A técnica funciona melhor quando o gato está engasgado com uma bola de pelo ou com um alimento.
Não consegui ajudar o gato engasgado: o que fazer?
Se as técnicas de como desengasgar gato não funcionarem, não insista. O recomendado é correr imediatamente para o veterinário. A respiração do gato engasgado vai ficando cada vez mais difícil, já que existe um objeto obstruindo a passagem de ar. Por isso, é essencial removê-lo o mais rápido possível e, se as técnicas não estão funcionando, o animal deve ser atendido por um especialista que saberá a melhor forma de salvá-lo. Vale ressaltar que, mesmo se as manobras funcionarem e você conseguir desengasgar o pet, ele deve ser levado ao veterinário. O médico vai analisar se houve algum arranhão ou lesão na garganta e nas vias respiratórias.
Como evitar o gato engasgado?
O gato engasgado é uma emergência que o tutor nem sempre consegue prever. Porém, dá para evitar que isso aconteça com algumas medidas. Evite deixar brinquedos, roupas e objetos espalhados pela casa. Alguns pedaços e fiapos podem facilmente ser engolidos pelos bichanos, causando o engasgo. Itens pequenos devem ser mantidos longe dos animais para evitar que eles engulam, especialmente se o gato for filhote. Além disso, escove a pelagem do gato com frequência pois isso diminui a formação de bolas de pelo.