As fotos de Lhasa Apso filhote não enganam: esse é um dos cachorrinhos mais fofos que existe. Ele consegue conquistar a todos muito facilmente - não é à toa que essa é uma das raças mais populares e queridinhas do Brasil. A personalidade do Lhasa Apso (filhote ou adulto) contribui muito para isso, já que o jeitinho doce, amigável e brincalhão nunca passa despercebido. Além disso, o tamanho super compacto do cãozinho o transforma em um ótimo companheiro para idosos ou para quem mora em espaços pequeno.
Se você está pensando em comprar ou adotar cachorro Lhasa Apso filhote, veja algumas informações importantes sobre o comportamento da raça e os cuidados com essa fase de vida do cãozinho!
Filhote de Lhasa Apso: como é o comportamento da raça?
O filhote de cachorro Lhasa Apso é uma das melhores companhias para se ter em casa. Ele é cheio de energia e deixa qualquer lugar mais animado, além de ser super afetuoso, dócil e fiel. Contudo, o tutor precisa dedicar um tempo para cuidar do cãozinho e das necessidades que ele demanda - especialmente nessa fase inicial -, ou ele pode acabar tendo atitudes indesejadas quando ficar mais velho.
O filhote de Lhasa Apso tem um instinto protetor bem aguçado que se desenvolve principalmente no seu primeiro ano de vida. Por isso, embora sejam pequenos e ainda estejam conhecendo o mundo, eles costumam estar sempre em alerta e às vezes agem como se fossem muito maiores do que o seu tamanho.
Esse comportamento dominante também reflete em outras atitudes: muitas vezes o pequeno cãozinho prefere seguir seus instintos em vez de obedecer os humanos, sendo bem teimoso. É fundamental que o tutor exerça um papel de liderança para evitar que o filhote de Lhasa Apso desenvolva comportamentos desagradáveis na fase adulta.
Veja algumas fotos de filhotes de Lhasa Apso para se apaixonar!
O filhote Lhasa Apso precisa ser adestrado e socializado desde cedo
O cachorro Lhasa Apso filhote é naturalmente barulhento e costuma latir bastante, mesmo sem motivo aparente. Esse é um traço que faz parte da raça, então é muito difícil parar completamente com os latidos, mas é possível amenizá-los. Os treinamentos e adestramento do filhote de Lhasa Apso são necessários e recomendados principalmente para conter esse lado mais barulhento do cãozinho, mas não apenas por isso.
Por ter um forte instinto de proteção, o Lhasa Apso tende a ser desconfiado com estranhos e pode ter problemas de convivência se não for devidamente socializado quando filhote. O ideal é que, após a aplicação de todas as vacinas e do vermífugo, o tutor insira passeios e outras atividades na rotina do animal. Assim o filhote Lhasa Apso cresce acostumado com a presença de diferentes tipos de pessoas e animais.
Brinquedos e enriquecimento ambiental são necessários na rotina do filhote de Lhasa
Assim como qualquer filhote de cachorro, Lhasa Apso também precisa ser estimulado com frequência (tanto fisicamente quanto mentalmente). O nascimento dos primeiros dentinhos, por exemplo, normalmente é uma situação muito incômoda e que faz o cachorro ter vontade de morder tudo que encontra pela frente. Para aliviar esse desconforto, o ideal é investir nos brinquedos certos para isso, como os mordedores. Além deles, brinquedos interativos também são super indicados para aprimorar as habilidades cognitivas do Lhasa Apso filhote.
Na hora de enriquecer o ambiente, vale de tudo - inclusive sair da zona de conforto -, então diferentes tipos de passeios podem ser incluídos no dia a dia do filhote de Lhasa Apso depois que ele for vacinado. A creche e o parcão, por exemplo, são ótimos lugares para ele fazer novos aumigos. Quanto mais contato com o mundo exterior, melhor - especialmente nesse primeiro aninho do filhote de Lhasa.
Redação: Juliana Melo